Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Parthenocissus tricuspidata 'Beverley Brook'

A falsa-vinha é um gênero de planta  trepadeira da família de uva (Vitacceae). No mundo inteiro são apontadas cerca de doze espécies distintas.

Diversos tipos são cultivados para uso ornamental. O nome provém do grego “parthenos”, “virgem” ou “hera”. A razão está na capacidade das trepadeiras formarem sementes sem polinização.

Não se pode ignorar o fato de que as espécies são usadas como plantas do alimento por larvas e algumas espécies lepidópteras (certos tipos de insetos).

Utiliza as ventosas para prender às paredes ou nas árvores. Possui frutos pequenos que se parecem com uvas, de cor azul escuro, quase preto, quando maduros.

A planta possui cinco folhas de hera. Videira nativa da Ásia – China, Coréia do Norte, Coréia do Sul e Japão. Consegue atingir alturas entre 20 a 30  m na natureza. Sobe superfícies lisas utilizando pequenas bifurcadas gavinhas que derrubam pequenas almofadas adesivas de cinco milímetros de tamanho.

As folhas são compostas por cinco folíolos (raramente três folhetos, particularmente em videiras mais jovens) que se juntam a partir do ponto central no pecíolo e variam entre 3 e 20 cm, raramente 30 cm de diâmetro. A espécie pode ser confundida com outros tipos de falsas-vinhas.

Parthenocissustricuspidata

As flores são pequenas e esverdeadas, produzidas em cachos no final da primavera. Ficam maduras ao término do verão ou começo da estação outonal. As bagaceiras possuem ácido oxálico, tóxico de maneira moderada aos seres humanos e outros mamíferos. As bagas fornecem importante fonte alimentar de inverno para as aves.

A estrutura da folha é semelhante ao cannabis sativa, cujos efeitos estão apenas nas estruturas das plantas da folha e frutos, não das estruturas de tronco. O contato direto pode causar irritações de pele ou erupções cutâneas dolorosas em alguns indivíduos.

Cultivo da Falsa-Vinha
Cultivada como planta ornamental por causa do vermelho profundo de Borgonha existente na folhagem. Pode ser vista com frequência na cobertura de postes ou árvores. A trepadeira pode matar a vegetação que está cobrindo porque impõe limite à capacidade das plantas em realizar a fotossíntese.

Pode ser usada como videira de sombreamento para edifícios em paredes de alvenaria. Ela adere à superfície por discos em vez de raízes penetrantes e por consequência não prejudicar a alvenaria.

Especialistas atestam a capacidade em manter ar refrigerado em edifícios fechados quando estão nas paredes durante o verão, colaborando com maior economia na eletricidade para o refrigerador, ar-condicionado ou ventilador e auxiliando para a economia de eletricidade.

Parthenocissus tricuspidata-b

Deverá ser cultivado em locais ensolarados ou à meia-sombra, com suporte de muros e paredes, de preferência viradas para leste e sudeste. Tenha em mente de que esta representa planta de clima fria para altitudes adequadas às regiões de inverno rigoroso. Aprecia solo bem drenado com areia e argila de bom teor de matéria orgânica.

Coloque em covas de plantio com cerca de quinhentos gramas de adubo animal de curral curtido, adicionado de folhas com compostos orgânicos de folhas cem gramas de adubo NPK com formulação 10-10-10. Acrescente tutor inicial para que a planta se apoie em direção à parede.

Regar todos os dias por uma semana no processo inicial representa processo básico. A melhor época de plantio ou tosa está no final do inverno, quando a planta inicia seu crescimento e emissão de folhas.

Especialistas apontam que as plantas devem ser plantadas com 0,50 m de distância uma das outras. Todos os anos no meio do inverno se faz necessário retirar terra que está ao redor da muda.

Cuidado para não danificar as raízes. Acrescente mistura semelhante à usada para plantio, regando bem para que aconteça incorporação no solo com qualidade.

raízes Parthenocissus-tricuspidata-01

Como retirar a Falsa-Vinha das paredes?
A planta segrega ao carbonato de cálcio, que serve como almofada adesiva e confere a capacidade de ligar à parede de alvenaria sem a necessidade de qualquer suporte adicional.

Embora não penetre a superfície de construção, podem ocorrer danos a partir da tentativa em rasgar a planta a partir da parede. No entanto, quando a planta morre em primeiro lugar, tal como por meio do corte da videira a partir da raiz, as almofadas adesivas se deteriorizam ao ponto em que a planta pode ser removida sem causar dano qualquer à parede.

Jardim sustentável: Falsa-Vinha
Esta trepadeira é uma das plantas recomendadas para jardins sustentáveis. No inverno, quando ficam apenas o tronco e os ramos despidos, as paredes recebem sol para aquecer os ambientes.  No verão, a folhagem profusa ajuda a diminuir a irradiação de calor através das paredes, além de reter excesso de poeira.

raio de sol

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post