Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




plantacoração

Também conhecida por cacto-coração e flor-de-cera a planta-coração é uma trepadeira herbácea, epífita e suculenta, da família Apocynaceae e originária da Ásia. Como seu próprio nome já diz conta com as suas folhas em formato de coração.

Por este motivo essa flor-de-cera é conhecida e cultivada no mundo inteiro. Seus ramos produzem raízes aéreas que quando está em seu habitat correto absorvem nutrientes da matéria orgânica acumulada em forquilhas das árvores. Suas folhas são consideradas cordiformes e brilhantes, opostas e ainda de cor verde clara.

Podem ser encontradas de formas variegada com as suas margens das folhas de cor branco creme. Como as várias outras flores de cera a sua inflorescência é considerada do tipo umbela, pendente e ainda muito durável.

Costuma florescer no verão, apresentando uma grande quantidade de flores cerosas, pequenas e ainda contam com um perfume suave. As flores são uma sobreposição de duas estrelas.

A maior que deverá ficar na base é a chama corola, a menor que fica no ápice é a corona, a planta corola é branca e a corona vermelha. Os ramos produzem raízes aéreas, que em seu habitat, são responsáveis por absorver nutrientes da matéria orgânica acumulada nas forquilhas das árvores.

As folhas são brilhantes, opostas e de cor verde clara. Ocorre ainda uma forma variegada, com as margens das folhas de cor branco-creme. Como outras flores-de-cera, sua inflorescência é pendente e muito durável.

Floresce no verão, apresentando numerosas flores cerosas, pequenas, hirsutas e com perfume suave. As flores são uma sobreposição de duas estrelas. A maior, na base é a corola, enquanto a menor, no ápice é a corona. A corola é branca e a corona é vermelha.

Hoya-kerrii_flores

Como plantar a planta-coração
Há duas principais formas de plantar e utilizar a planta coração. A primeira e mais comumente vista em viveiros é fazendo uma estaquia das folhas, em pequenos vasos, da mesma forma como na foto do artigo. Assim o formato de coração da folha é valorizado.

A segunda, que geralmente se segue à primeira depois que adquirimos a planta, é deixá-la crescer livremente como trepadeira, replantando em um vaso maior e oferecendo-lhe algum suporte, como treliças, grades, cercas, etc. Inicialmente o crescimento da planta-coração é bastante lento e em fases.

O crescimento da planta coração é muito lento e acontece em fases. Depois que ela cresce um pouco e apresenta uma dezena de folhas, seu crescimento vai tornando-se gradativamente mais rápido e intermitente. Pode demorar anos para florescer pela primeira vez. É ideal para pátios, varandas e interiores bem iluminados.

plantacoração_11

Esta planta deverá ainda ser cultivada sob meia sombra ou até mesmo luz difusa, em um solo drenável e enriquecido com matéria orgânica, irrigado regularmente, sem tolerar o encharcamento, apodrecendo rapidamente as raízes.

Este tipo de planta deverá apreciar o calor tropical e ainda reduzir as regas de inverno. Ela aprecia a fertilização orgânica leve tanto na primavera como no verão. O sol direto deverá provocar uma queimadura nas folhas.

Outra particularidade interessante é que a planta aprecia vasos apertados e se multiplica facilmente por estaquia de folhas ou ramos, que poderão ficar postos para enraizar um substrato humoso e ainda drenável.

teka 17

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post