Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




 (Stictocardia macalusoi)

A ipoméia-africana (Stictocardia macalusoi) é uma trepadeira bastante vigorosa e de crescimento muito rápido, da família Convolvulaceae.

Sua floração é um espetáculo a parte, florescendo praticamente o ano todo e suas flores em formato de sinos apresentam uma combinação de cores fantástica com as bordas em rosa-vivo seguido de amarelo.

As corolas são alaranjadas e apresentam estrias vermelhas e simétricas.  Suas folhas são grandes e cordiformes de coloração verde-escuro.

Devido ao seu crescimento extremamente rápido é bastante interessante para revestir cercas longas, muros, pérgolas, caramanchões grandes ou usadas em situações onde se necessite cobrir rapidamente espaços de visual indesejável como, por exemplo: barrancos, tocos, etc.

Essa trepadeira é uma espécie tipicamente tropical e o seu cultivo não é indicado para regiões de clima temperado com ocorrência de geadas.

ipomeia-fricana

Deve ser cultivada a pleno sol ou meia-sombra, em climas tropical e subtropical sem ocorrência de geadas.

Pode ser plantada em vários tipos de solos, inclusive os mais arenosos.

Aprecia solo mantido  úmido, mas não encharcado, regar no caso de ausência de chuvas, dia sim dia não, principalmente até a planta se estabelecer.

Uma poda se faz necessária para controle de crescimento, deixando no tamanho desejado, corte as pontas dos ramos.

Seu crescimento é bastante vigoroso, em menos de 1 ano após o plantio já ocupa o espaço desejado. Irá ter um bom desenvolvimento em solo solto, rico em matéria orgânica, com boa drenagem.

Stictocardia Macalusoi

Por ocasião do plantio misturar bem na terra retirada esterco animal muito bem curtido ou composto orgânico, após 3 meses aplique NPK 10-10-10 ao redor do caule, nunca junto a ele, incorpore levemente e régua em seguida.

Para quem deseja cobrir rapidamente pérgolas, caramanchões, cercas e barrancos é uma excelente opção.  Sua multiplicação é feita por estaquia e por sementes. A planta é sujeita a ataque de lagartas e gafanhotos.

janel7

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



2 Responses

  1. #1
    thulio lorentz trivelli 
    Friday, 1. November 2019

    bom dia,
    parabéns pela explanação.
    possuo duas ipomeias, plantadas em fev/19. virou “praga” no bom sentido. merecendo podas constantes. ficou show d+.
    abç.

  2. #2
    Ismael Morel 
    Sunday, 20. December 2020

    Boa noite, muito interessante o conteudo, tenho um pe dessa planta e sou apaixonado por ela. Gostaria de saber como faz mudas dessa planta.]
    Grande abraco

Comente sobre o post