Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Clematis-x-hybrida

Mesmo sendo um gênero das trepadeiras, o que muitos entendem por conter apenas folhas verdes, a Clematis x hybrida tem uma textura semi-lenhosa. Esta espécie também abrange o grupo das herbáceas em que a folhagem pode ser vede ou decídua. Essas plantas são originárias do hemisfério norte, aonde muitas herbáceas tem surgido também. Mesmo vindas do norte do globo, elas estão habituadas a climas bem temperados e podem se adaptar facilmente a esses locais.

A Clematis possui diversas espécies diferentes, originando uma caracterização bem peculiar entre as diferentes plantas trepadeiras. Ocorrem cerca de 290 espécies diferentes para este mesmo gênero, o que dificulta e muito o trabalho dos pesquisadores para que cada uma delas seja identificada e tenha as suas principais características estudadas.

De todas as variedades descobertas, muito já se foi estudado, inclusive o cruzamento que pode gerar mais hibridizações e caráteres genéticos totalmente diferentes. Nessas pesquisas, quase 500 espécies puderam ser geradas através de um melhoramento genético.

Clematis

Flores
As flores da espécie Clematis são isoladas, mas servem para determinar belas paisagens em diversos jardins e quintais. Quando as flores não nascem de forma separadas, elas começam a crescer em grupos, que podem variar muito em formatos e tamanhos. Dependendo da variedade, elas podem ser bastante diversas, sendo facilmente identificadas de espécie para espécie.

A floração pode ocorrer de forma simples ou dobrada. Além disso, podem crescer de maneira simples ou plana ou podem ser campanuladas, se desenvolvendo com as pétalas estreitas e bastante largas em relação a outras espécies.

As cores das flores podem ser das mais diversas. Na maioria das vezes elas crescem em dégradé, possuindo longos estames e com um tufo bem no centro de todas as flores.

No meses quentes como o verão, é que a floração da “clematis” começa a surgir. É nesta época que os jardineiros de plantão devem procurar as sementes dessa trepadeira para começar a planta-las. As flores nascem de forma rápida quando cultivadas nas épocas de muito calor.

Clematis-x-hybrida-1

Cultivo
O cultivo dessas trepadeiras é de longe o mais simples entre os jardins. Estas espécies precisam de suportes para se desenvolver corretamente. Dessa maneira, usando treliças ou árvores e até mesmo outros apoios são possíveis cultivar a clematis de forma eficaz.

Outro fator essencial para o crescimento desta espécie é a adubação. De longe, a adubação da clematis tem que ser complexa, já que pode ser feita anualmente. Dessa forma, o cultivo fica muito mais simples. As podas frequentes também ajudam no rápido desenvolvimento da trepadeira, já que contribuem para o adensamento da mesma.

Projetos paisagísticos
Não é a toa que os especialista em jardins, sempre indicam a clematis como uma opção de projeto paisagístico. As flores espetaculares e as sua folhagens super atraentes, garante um aspecto bem diferente a qualquer quintal ou jardim. Além disso, podem atrair insetos que ajudam a enaltecer o ambiente, seja ele qual for. Assim, borboletas estarão sempre rodeando o seu jardim em busca do perfume atraente da sua clematis.

Não são só as suas características externas que proporcionam tamanho utilidade em projetos paisagísticos. Depois que a trepadeira já estiver bem estabelecida, o que leva mais ou menos um ano para acontecer, ela se torna bem mais resistente a cada dia, evitando que pragas e insetos indesejáveis entrem pela sua estrutura adentro. Por este motivo, as clematis são consideradas de baixo custo. Não é necessário uma grande manutenção para que ela fique sempre saudável e bonita no sue jardim.

Clematis-hybrida-4224e

Plantio
A trepadeira do gênero clematis deve ser plantada em um local onde o sol bata quase que o dia todo, deixando-o pleno sobre as suas folhagens e flores. No que diz respeito ao solo, ele deverá ser bastante fértil e bem drenável. Não esqueça de enriquecer bem as suas terras com muita matéria orgânica antes mesmo de colocar a sementinha da sua trepadeira no local ensolarado. Lembre-se também que o solo deverá ser irrigado sempre que for possível. O ideal é que este processo seja feito de forma regular.

O solo deverá ser fértil e rico em matéria orgânica e enriquecido com farinha de osso, bem drenado, com regas regulares. A falta de água, assim como o encharcamento, prejudicam seu desenvolvimento.

Embora não seja obrigatório, seria altamente recomendado fazer adubações anuais com esterco de gado bem curtido e farinha de osso ou adubo químico, 04-14-08.

A clematis é considerada uma planta muito delicada e também exigente. Por isso, ela não tolera variações de clima muito bruscas e muito menos as grandes secas que ocorrem em determinados estados do Brasil. Neste caso, evite também as terríveis geadas e o encharcamento do solo ao ser irrigado. Quando fortes chuvas caírem sob a planta, não faça rega por um bom tempo.

Mesmo não suportando as grandes geadas, a clematis aprecia o frio e detesta o calor excessivo. Por isso, ela é muito cultivada em locais de clima temperado, que sempre variam a temperatura do jeitinho que a trepadeira gosta: com sol, mas sem muito calor e um certo friozinho na parte da tarde. Além de adorar o clima temperado, ela também pode se desenvolver bem em locais de clima subtropical ou tropical de altitude.

Clematis-x-Hybrida

Multiplicação
Um fator importante da clematis é a sua multiplicação. Esta espécie de trepadeira pode se multiplicar de diversas maneiras. A primeira delas é por estaquia. Este método consiste na reprodução assexuada das plantas por inúmeras estacas presas ao caule, raízes e folhas. Quando colocadas em meio úmido, elas começam a desenvolver as espécies novas.

As outras formas de propagação da espécie são a mergulhia e alporquia. A primeiro é uma forma de reprodução um pouco complexa em que se dobra o ramo da planta-mãe, enterrando-o posteriormente ao solo. Já o segundo modo é a formação de raízes através da reprodução assexuada.

´pássaro sobre lago

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post