Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Strophanthus_gratus

A quabaína é uma trepadeira lenhosa, escandente, semicaduca, florífera e ornamental, largamente conhecida por seus poderes tóxicos e medicinais. É conhecida também como estrofantina.

É nativa de diversos países do oeste da África, De crescimento vigoroso, ela pode alcançar 25 m de comprimento e 15 cm de diâmetro de tronco. É ramificada, e os ramos, de cor marrom a arroxeados, são cheios de lenticelas.

Suas folhas são opostas, simples, inteiras, coriáceas, glabras e de formato ovado. Floresce no final da primavera e início do verão, despontando inflorescências do tipo dicásio (cimeira dicotómica), com flores em forma de sino, de sépalas arroxeadas e pétalas brancas ou rosadas, muito perfumadas.

O fruto consiste de dois folículos elipsóides, contendo numerosas sementes fusiformes e com longos filamentos. Eles necessitam obrigatoriamente de polinização cruzada para se formar e levam um ano até a completa maturação.

É uma trepadeira vigorosa, de folhagem brilhante, ideal para cobrir pérgolas, caramanchões, cercas, treliças, arcos, entre outras estruturas.

Strophanthus_gratus

Além de servir como trepadeira, a estrofantina também pode ser conduzida como arbusto, com podas de formação, não ultrapassando assim 2 ou 3 m de altura. Também pode ser plantada em vasos e jardineiras.

No paisagismo ela é geralmente escolhida pelo exotismo de suas flores, assim como pela delicada e intensa fragrância. Ideal para regiões de clima tropical a equatorial.

Curiosidade:
As sementes da planta contém grandes concentrações de glicosídeos, que são utilizados pela indústria farmacêutica. Tornando-se assim um produto de exportação para os países africanos.

Seu cultivo deve ser sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica, bem drenável e irrigado regularmente.

Strophanthus-gratus

É sensível ao frio intenso e aprecia o calor e a umidade tropicais. É interessante realizar tutoramento da planta sobre o suporte, além de podas de formação, sempre com a proteção de luvas e roupas de mangas compridas.

Sua multiplicação é feita por sementes e mais comumente por estacas postas a enraizar na primavera.

banconolago

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post