Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




jade-vermelha

A Mucuna bennettii é uma espécie de trepadeira pertencente a família botânica Fabaceae que ficou popularmente conhecida como Jade-vermelha.  É também conhecida popularmente como trepadeira-jade-vermelha, trepadeira-filipina, mucuna, flama-da-floresta e trepadeira-da-nova-guiné. Sua origem é da ova Guiné, Oceania

Trata-se de uma trepadeira escandente, tropical, vigorosa e de florescimento muito ornamental, seu caule é volúvel, ramificado e inicialmente herbáceo, mas gradativamente lignifica, de acordo com a necessidade de suportar a planta.
As folhas são trifoliadas, alternas, com folíolos elípticos a ovalados, acuminados, coriáceos e de cor verde brilhante.

Suas flores são grandes e de coloração vermelho-escarlate e reunidas em enormes cachos pendentes de beleza sem igual. Seu efeito decorativo é realçado quando plantada em caramanchões de estrutura bem forte ou pérgolas que suportem o vigor da planta e para que as flores sejam ostentadas de forma pendente, que surgem sempre durante a Primavera. As belas flores da jade-vermelha são capazes de atrair muitas borboletas ao jardim.

mucuna
É uma espécie rústica, não precisa de tutoramento e exige pouca manutenção. A planta possui folhagem densa, vistosa e de crescimento rápido, sendo necessário podas para controlar o seu crescimento.

Aprecia ambientes de sol pleno ou meia sombra, solo fértil e rico em matéria orgânica, tolera alta umidade e calor tropical, não tolera o frio ou geadas.

Como necessita de muito espaço para se desenvolver, a Jade vermelha não é muito indicada para cultivo em vasos ou floreiras. Deve ser irrigada regularmente.

Com sua farta floração valoriza pérgolas, gazebos e caramanchões robustos e grandes, de preferência que possam ser apreciados de baixo.

Mucuna-bennettii1

Sua multiplicação é feita por sementes, que devem ser escarificadas antes do plantio, e também por estaquia e alporquia dos ramos. A germinação ocorre em 30 a 60 dias após a semeadura.

Cultivo
Para cultivar esta planta, o primeiro passo é encontrar o lugar certo para ela. Ela é muito robusta e versátil; pode tolerar temperaturas baixas de até 5°C, mas desenvolvem-se melhor em temperaturas que vão de 15°C à noite e entre 23 e 26°C durante o dia.

Escolha um lugar que tenha o mais próximo possível dessas condições. A jade-vermelha também se desenvolve bem com luz solar direta. Ela pode ser plantada e cultivada com iluminação controlada, mas pode queimar se movida da luz indireta para a direta sem ajustar a mudança cuidadosamente e aos poucos.

O tipo de terra adequado é determinado por quando você for plantar sua planta. Primeiramente, ao plantá-la em seu jardim, use um solo comercial. Para fazer com que ela floresça, é necessário modificar o solo.

trepadeira-jade-vermelha-F

Para cada xícara de terra usada, adicione ¼ de xícara de esfagno e ¾ de xícara de areia. Se estiver transplantando a jade-vermelha, o solo deve ser meio a meio comercial e misturado e ainda misture farinha de ossos.

Depois de ter a área certa escolhida e o solo propriamente misturado, aí então já pode plantar a jade-vermelha. Com uma espátula, cave um pequeno buraco de uns 10 ou 12 dedos de profundidade e largura. Coloque a planta dentro do buraco e cubra com a terra misturada. Dê leves batidinhas na terra para que ela se fixe bem em torno do caule da planta.

Após plantar, regue-a até que a raiz esteja saturada e a terra em torno da planta esteja úmida. Não molhe novamente até que a terra esteja completamente seca. Quando for molhar a planta novamente, use apenas o suficiente de água para umedecer a terra.

Use um fertilizante 5-10-5 solúvel uma vez a cada duas semanas. Não fertiliza a planta nos meses de verão. Lembre-se de molhar levemente as folhas com spray com água pura para remover partículas de poeira.

Dia-de-sol

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. #1
    walter neves 
    Thursday, 19. October 2017

    boa tarde
    eu tenho uma trepadeira flor de jade vermelha que ja floriu varias vezes em um pergolado bem resistente , com o passar do tempo o crescimento vigoroso formou-se um colchoa de folhas secas ,e galhos que a propia planta eliminou formando uma tela emtre o caule ramificado e os brotos novos impedindo o crescimento de algumas frores.
    eu fiz uma poda trastica deixei so o caule ramificado ,tirei tudo ate os brotos novos, estou preocupado esta demorando a rebrotar. por favor me diz o que tenho que fazer , eu fiz a poda tem 45 dias.

Comente sobre o post