Brinco de Princesa – (Fuchsia sp.) - PlantaSonya - O seu blog sobre cultivo de plantas e flores
Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




fuchsia sp.

Nome científico: Fuchsia hybrida; Fuchsia magellanica
Também conhecida por: Fuchsia, Brinco-de-princesa, Fúcsia, Agrado, Lágrima, Fadas
Família: Onagraceae
Floresce: Primavera
Altura: 60 cm. a 1,50 cm. No máximo, podendo ser ereta ou pendente
Prefere: Meia sombra ou preferencialmente luz difusa, mas bem iluminada
Aprecia: Frio e boa drenagem
Não tolera: Temperaturas inferiores a 7ºC
Ciclo:Perene

Brinco de princesa. Esse é o nome popular desta espécie, cujo nome científico é Fuchsia sp. Nativa da América Central e América do Sul, É adequada para o cultivo em jardim de inverno e em vasos dentro de casa. As flores são pendentes e em formato de sino duplo, possuem muitas pétalas, em geral de cores contrastantes, como roxo, vermelhos. Branco e rosa. São formadas durante a primavera e verão. O brinco de princesa precisa de quatro horas de luz solar direta por dia. Deve contudo, ser protegido do sol do meio-dia A temperatura ideal para essa planta, pode oscilar entre 10 e 22ºC. O solo deve ser mantido sempre úmido. Na época de florescimento, é preciso ser fertilizada a cada duas semanas. A multiplicação desta planta acontece por estacas de caule.

A Planta
Trata-se de um tipo de planta que apresenta uma enorme quantidade de variedades. Sendo assim, encontramos exemplares pouco rústicos e muito rústicos, que exigem poucos cuidados, e exemplares delicados, que precisam de maiores cuidados. Encontramos essas plantas em várias famílias como as Oleáceas, Zingiberáceas, Combretáceas, Solanáceas, Asclepiadáceas, etc. Elas podem se apresentar como árvores, arbustos escandentes, herbáceas de porte médias perenes ou trepadeiras. São cultivadas para maciços, forração de cercas e grades, forração de treliças e arquinhos de jardim e pérgolas, além de também serem aproveitadas como exemplares isolados. São várias as alturas que essas diferentes variedades podem atingir, tais como 1,5/ 2/ 2,5/ 3/ 4/ 5/ 6 e 8 metros. Os métodos para propagação mais utilizados são: a estaquia de galhos, estaquia da ponta de ramos e a divisão de rizomas. O período da propagação varia muito em função da enorme quantidade de variedades, como por exemplo, no verão, na primavera, no inverno e na primavera, e também logo após o término da floração.

Flores
Elas podem se apresentar agrupadas em hastes florais, agrupadas em cachos ou isoladas. Podem apresentar, em função da enorme variedade, muitas épocas de floração, como primavera e verão, inverno e primavera, verão e outono, além de estações isoladas como verão e também a primavera. Algumas variedades floresceram quase o ano inteiro. Essas flores apresentam várias cores, com destaque para as cores amarelas, brancas, azul, rosa, laranja e -creme. Algumas delas exalam perfumes agradáveis ora fortes, ora suaves, São flores que podem compor um lindo buquê-de-noiva.

Tipo de Folha
Lanceolada e oval.

Ambiente e Cultivo
São plantadas em jardins. Gostam do clima ameno ou quente e úmido. São pouco exigentes com o solo, com exceção de algumas variedades que preferem solo arenoso e rico em matéria orgânica.

O Brinco-de-princesa prefere ficar em sol pleno, ou em meia-sombra, sendo protegida principalmente do sol da tarde. As fúcsias crescem e florescem melhor em regiões mais frias, como na região sul do Brasil, mas também possuem certa tolerância a ambientes mais quentes.

É desejável manter o solo rico em matéria orgânica, pois elas precisam de solos com boa retenção de água, para que o a terra seja sempre mantida úmida. Uma boa drenagem do vaso também é essencial.

Apesar de serem plantas perenes, muitas vezes elas são cultivadas como se fossem anuais, sendo replantadas todos os anos.

Como reproduzir: Pode ser multiplicada tanto por sementes quanto por estacas feitas dos ramos.

A luminosidade necessária também vai mudar de acordo com a variedade. Indicada para o plantio à meia-sombra, mas tolera bem locais que recebam sol direto poucas horas por dia. Recomenda-se colocá-la no local mais protegido de ventos fortes. Apresenta uma floração abundante e delicada. Para um bom resultado visual, pode tanto ser educada como trepadeira ou ser plantada como pendente.  Essas plantas precisam de podas anuais para renovação, assim como podas simples, tirando fora os ramos secos, doentes ou mal formados.

Regar parcimoniosamente. No verão moderadamente e pulverizar com água com alguma frequência

Multiplica-se por sementes ou estaquia de ramos frescos e quando não está em flor (de Março a Maio)
Replantar ou renovar a terra em volta a cada dois anos com mais matéria orgânica (mais metade)

Adubar de Abril a Setembro
Podar levemente em Fevereiro para estimular a floração na Primavera. Pode utilizar os ramos da poda para tentar obter novas plantas em interior ou estufa.
Utilizar pó de hormonas (á venda nas lojas) na estaca a plantar, pode ajudar bastante no enraizamento. A adubação deve ser feita com farinha de osso, farinha de peixe ou torta de algodão. Usar fosforita, superfosfato e termofosfato ou NPK rico em P.

Embora precise de luz solar. O Brinco de princesa não deve ser exposto ao sol do meio-dia.

Males
A mosca branca, pulgão e a aranhinha vermelha são pragas comuns de algumas variedades. Essas plantas também estão sujeitas a doenças de origem fúngica.

Curiosidades
São plantas que podem ser cultivadas em grandes vasos para decorar áreas externas. Para que elas subam em estruturas, sendo cultivadas como trepadeiras, precisam ser devidamente acompanhadas e tutoradas. Elas podem crescer bem em ambiente com meia-sombra, inclusive dentro da casa. Na propagação, os rizomas não podem ser divididos quando estiverem na fase de dormência.

Não é uma planta fácil de se transplantar mas uma vez pegada, ela crescerá rapidamente e encher-se-á de flores.

orch

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



31 Responses

  1. Comprei um vaso com brinco de princesas estava lindo e continuou por alguns mesês depois foram caindo todas as folhas e os galhos ficaram muitos secos, o que será que pode ter acontecido? Como posso salvar minha planta?? obrigada!!

  2. Comprei vasos lindos de brinco de pricesa ,mas estou perdendo todos .Estâo secando ,pareçe algun tipo de pulgao branco . Oque fazer ?

  3. #3
    Mariana 
    Thursday, 5. May 2011

    Olá,

    Acabei de comprar meus brincos de princesa e estou apaixonada pela planta. Mas, tive algumas dúvidas no seu artigo. No início se fala em molhar diariamente e já no final algumas vezes por semana. Qual o certo? Muito grata!

  4. #4
    edilea 
    Monday, 16. May 2011

    Olá,tenho um brinco de princesa a um ano, porem as folhas dela cairam, os galhos estao secos,começaram a nascer folhas,porem sao bem pequenas,ela esta em um vaso na minha varanda,o que posso fazer para recupera-la,obrigada

  5. Comprei um vaso com brinco de princesas estava lindo e continuou por alguns mesês depois foram caindo todas as folhas e os galhos ficaram muitos secos, o que será que pode ter acontecido? Como posso salvar minha planta?? obrigada!!

  6. Estou tentando tranformar minha muda de fuchsia em árvore, estaqueando-a junto a uma parede (lateral do jardim) e podando-a sempre que necessário, estou sendo presenteado, afinal isto vem acontecendo a quase um ano e está muito linda. acredito que agora na primavera tenha flores.

  7. #7
    cristiane boquetti 
    Wednesday, 2. November 2011

    Tenho dois vasos de brinco de princesa que estão com as folhas bonitas e crescendo sem parar, mas por que não nascem flores? Desde já agradeço a orientação. Cristiane

  8. #8
    Tânia Coimbra 
    Sunday, 11. December 2011

    Adoro princo de princesa,mas ñ tenho ainda a planta.Ñ consigo nen muda nen semente .se alguem me oferecer as mudas vou adorar. E me encher de felicidade.bjos Tânia Coimbra

  9. #9
    Tânia Coimbra 
    Sunday, 11. December 2011

    AS plantas que estam secando ou caindo folhas ,podem ser para se prepararem para abrotação que começa agora no verão.Continuam cuidando.Obsevem se tem muito sol ou muita água a planta gosta de água,mas muita deixam elas fracas sem vida.
    Boa sorte a todas que curtem brinco de princesa bjos TâniaCoimbra

  10. #10
    Lídia Maria da Silva Paiva 
    Wednesday, 14. March 2012

    É uma das minhas flores preferidas, mas só tenho a cor de rosa se alguém quiser me doar outras mudas entre em contato pelo meu E-Mail. Obrigada.

  11. #11
    cassia regina 
    Thursday, 15. March 2012

    Comprei um brinco de princesa e no inico estava lindo, agora as folhas estão dando como se fosse ferrugem, ainda tá com flores mas vários botoes secam antes mesmo de abrir, gostaria de saber qual veneno que passo pra corrigir esse tipo de ferrugem.

  12. #12
    maristela 
    Sunday, 1. April 2012

    Ganhei um vaso lindo com os brincos de princesa,mas depois de alguns dias,esta caindo as flores e os botões.O que estou fazendo de errado?Ela esta em ambiente próprio,mas parece estar morrendo.Desde já obrigada.

  13. Tenho um vaso de brinco de princesa, agora esta sem flor e sem folha, o que posso fazer para recuperar, obrigada.

  14. #14
    Ana Cláudia 
    Wednesday, 5. September 2012

    Estou fazendo um trabalho e essas informações me ajudaram bastante . Obrigada !!

  15. #15
    maria teresa vieira mahado 
    Friday, 7. September 2012

    Minha queixa é parecida com as demais; comprei linda e estão caindo as
    folhas e sinto que está fraca. Tenho cuidado com a rega, local, etc…, o que faço para recuperar? Obrigada

  16. Boa tarde , quem tiver duvidas sobre o brinco de prinçesa me diga que eu ajudo, ate tenhos todas as variedades , comprimentos.

  17. #17
    ana celia 
    Tuesday, 25. September 2012

    minha planta brincas de princesa estao perdendo todas as flores oque fazer:

  18. boa noite sonya,adorei as trepadeiras adoro a maneira que nos ajuda a cuidar de nossas plantas. estou com dois caramachão que foi feito com cabo de aço, um para o sapatinho de judia e o outro para jade vermelha(disse o vedendor que é vermelha) agora é so aguardar ja que ficou um tanto alto agora que chegaram até o caramanchão, fiz um outro para a ipomeia que fica na frente da casa na entrada da garagem. grata Deyse rj

  19. Tenho um vaso de brinco de princesa, mas estão caindo os botões, o que eu faço? para salva-la é uma flor tão bonita não queria perde-la. Aguardo a resposta, obrigada.

  20. ola boa noite replantei meu brinco de princesa em um vaso de barro com terra comprada,cheguei em casa a tarde e ela estava murcha rapidamente tirei do vaso coloquei em outro o q eu faço

  21. Olá…

    Estou procurando mudas de brinco de princesa, se alguém tiver para vender, ou doar eu agradeço… betasamtos@hotmail.com

  22. oi estou muito preocupada meu vaso com a planta brinco de princesa as flores estão caindo e os galhos secando ela está em minha area de entrada de minha casa e qndo está calor é muito quente e qndo venta venta muito tbem bate sol no final da tarde mas o que está acontecendo será que preciso mudar de lugar??ou vaso??maior ahh e tenho que molhar todos os dias????obrigada sonia pilatti

  23. Aonde compro essa linda planta? Qual o valor ? Abraços aguardo resposta

  24. #24
    naria prado 
    Thursday, 15. November 2012

    comprei um vaso de brinco de primcesa com tres mudas diferentes, gostaria de saber como faço para dividir para outros vasos, será que se eu separar elas vão sobreviver ?

  25. comprei um vaso com brinco de princesas estava lindo e continuou por alguns tempos depois foram caindo todas as folhas e os galhos ficaram muitos secos, o que será que pode ter acontecido, abraço 10 12 2012

  26. meu vaso de brinco de princesa esta com aspecto seco botões e folhas miudas,o que posso fazer para deixa-la bonita como quando a comprei.

  27. OLA BOM DIA COMPREI HA 4 MESES UM BRINCO DE PRINCESA ,ESTAVA LINDO E FLORIDO. MAIS OU MENOS 3 SEMANAS ELA FICOU MURCHA E OS GALHOS ESTÃO SECANDO. MOLHO A PLANTA TODOS OS DIAS E ELA FICA NA SOMBRA COLOQUEI-A NO SOL PRA VER SE RECUPERAVA SEM ÊXITO. OBRIGADA.

  28. Boa tarde

    Comprei este ano em Agosto o meu brinco, nossa linda me apaixonei por ela…..resolvi plantar a mesma no jardim, porém pegava sol quase o dia inteiro…adivinha….começou a secar, mais que depressa peguei terra com adubo de vaca curtido e misturei, plantando a mesma em um vaso maior…..em uma semana já vi resultado, agora na terceira semana, já esta cheinha de folhas e botões para abrirem……fiquei muito feliz……..no meu salão de festas é todo de vidro e bate sol o dia inteiro….fica tipo estufa…todas as minhas plantas adorammm….estão todas maravilhos…..acredito q/ o local é milagroso….

    Obrigada.

  29. socorro preciso de ajuda sou doente e muito depressiva procuro para doação ou compro bem baratinho mudas de brinco de brinçeza varias cores e como trato delas pois não tenho sotte sorte todas morrem gratos

  30. #30
    Mara dantas Tonheca 
    Saturday, 29. June 2013

    Bom dia ! Vocês sabiam que a flor “Brinco de Princesa” foi instituída por decreto como a flor que simboliza o povo gaúcho? Eu descobri ontem, 27/06/13, após publicar minha foto no facebook com várias florzinhas dessas adornando meu cabelo , e achei importante divulgar para quem aprecia e cultiva essa linda flor. Decreto 38.400 de 16/04/1998.

  31. #31
    Newton Lima 
    Friday, 27. September 2013

    Temos um problema, nossa planta brinco de princesa está sendo atacada de tal forma a deixar suas folhas como se fossem rendas, ela fica exposta na varanda e pega o sol da manhã, agradeço uma indicação de combate

Comente sobre o post