Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Ipomoea tuberosa

A Rosa-de-madeira é uma trepadeira muito exótica e com um diferencial na sua floração. Pertence a família Convolvulaceae, nativa das regiões tropicais das Américas, África e Ásia, perene, muito vigorosa, de crescimento rápido. As folhas da planta são divididas de cinco a sete lobos estreitos.

Suas flores amarelas são grandes, campanulada  na base, com sépalas ligadas e homogêneas. Quando as flores caem, se formam frutos envolvidos em cápsulas esféricas rijas, envolvidas pelas sépalas que se tornam de consistência lenhosa, persistentes, de cor de madeira em forma de rosa, decorativa e muito usada em artesanato. Surgem no verão-outono.

Devido ao seu crescimento rápido e agressivo, o ideal é que a planta fique a uma distância de no mínimo 7 m de outras plantas e construções, para não sufocar as plantas ou destruir telhados.

Apropriada para caramanchões e pérgolas altas, com no mínimo 2,5 m de altura. O ideal é plantar 2 mudas com uma distância de 3 m uma da outra, para que haja polinização cruzada e boa frutificação. Começa a produzir com 2 anos após o plantio.

Rosa-de-madeira

Cultivada a pleno sol ou meia sombra, em solo fértil, rico em matéria orgânica, drenado e mantido úmido.

Deve ser adubada anualmente com esterco de boi bem curtido ou torta de mamona e farinha de osso, distribuído a 30 cm do tronco.

Fazer poda de condução no primeiro ano de plantio, deixando de 2 a 3 galhos e ir conduzindo com arame até a altura da pérgula. Após 4 a 5 anos fazer uma poda drástica, deixando somente os ramos principais.

Multiplica-se por sementes. As sementes são angulosas e conservam o poder germinativo por até 2 anos se forem guardadas secas e limpas em embalagens escuras.

rosa-de-madeira

Usar saquinhos individuais com cerca de 30 cm de profundidade, em solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado. Colocar a semente com o biquinho para cima, a pleno sol com regas suaves diariamente. A germinação deverá ocorrer de 15 a 30 dias. Quando atingir cerca de 40 cm já poderá ser plantada em local definitivo.

ouvindo-a-chuva22

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post