Plantas ornamentais tóxicas - PlantaSonya - O seu blog sobre cultivo de plantas e flores
Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




foto

Por incrível que pareça, inúmeras espécies de plantas ornamentais que são utilizadas no paisagismo são tóxicas e muita gente não sabe. Entende-se por plantas tóxicas todas aquelas que, de um modo ou de outro, quando ingeridas pelo animal ou pelo homem causam danos que refletem na sua saúde ou vitalidade, cujo uso indevido pode ocasionar degeneração física ou mental quando utilizadas como remédio por desconhecimento de sua natureza química.

A natureza é tão perfeita que a maioria das plantas consideradas nocivas possuem um paladar desagradável, o que desencoraja a ingestão. Infelizmente o mesmo não se aplica às crianças ou pessoas com alguma deficiência mental, além dos animais de estimação.

As crianças mais novas são as principais vítimas, devido à curiosidade e acabam inalando, tocando ou ingerindo essas substâncias.

Algumas espécies, aparentemente parecem ser inofensivas, mas assim que ingeridas ou em contato com a pele, causam sérias intoxicações e alergias, podendo ser até fatal.

Cerca de 400 espécies de plantas ornamentais são tóxicas, e para tal confirmação de suspeita, se um determinado vegetal é nocivo ou se apresentam substâncias ativas tóxicas, recorre-se a testes laboratoriais.

Plantas que secretam substâncias tóxicas às pessoas e aos animais domésticos, como por exemplo, o bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima) – utilizadas bastante na época do Natal, a comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia maculata) e a espirradeira (Nerium oleander) exigem cuidados. Muitas plantas que são comuns em casas e imaginamos ser inofensivas são perigosas assim como o copo-de-leite (Zanthedeschia ssp), a costela-de-adão (Monstera deliciosa) que quando mastigadas podem irritar a mucosa bucal, causar inchaço nos lábios e na língua.

Uma planta que está na “moda” e vem sendo muito utilizada é o buxinho (Buxus sempervirens), que quando ingerido pode gerar intensos distúrbios gastrintestinais.

Segundo o Centro de Toxicologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, o índice de óbitos por intoxicação de plantas é baixo, e quando acontece, na maioria dos casos, tem como responsáveis principais a Mamona (Ricinus communis), e a Mandioca-Brava (Manihot utilissima).

A primeira medida de segurança é evitar o seu cultivo em locais freqüentados por crianças, jardins residenciais, jardins públicos, playgrounds, etc. Outra importante medida é evitar o cultivo em vasos nas residências.

Vale destacar que uma vez constatado a intoxicação por ingestão de alguma planta, a pessoa deve ser levada imediatamente ao hospital ou pronto-socorro mais próximo.

As plantas possuem defesas, e cabe ao paisagista utilizá-las de forma adequada, para que convivam em perfeita harmonia com as pessoas, os animais e também com a arquitetura.

Portanto, na escolha das espécies de um projeto de paisagismo devemos nos atentar à esse importante item, para que nada aconteça com as crianças e animais que tanto amamos!

Veja abaixo algumas precauções e outras espécies ornamentais tóxicas:

Espécies Ornamentais Tóxicas
* Jasmim Manga (Plumeria rubra)
* Agapanto (Agapanthus africanus)
*
Pingo-de-ouro (Durantha repens, áurea)
* Samambia (Pteridium aquilinum)

* Canela-de-Veado (Sessea brasiliensis)
* Cambará )Lantana câmara)
* Cróton (Codiaeum variegatum “Blume”)
* Leiteiro Vermelho (Euphorbia cotinifolia)
* Leiteiro Branco (Euphorbia leucochephala)
* Avelós (Euphorbia tirucalli)
* Batata do Inferno (Jathropha podagrica “Hook”)
* Avenca Japonesa (Nandina domestica)
* Flamboyanzinho (Caesalpinea pulcherrima)
* Espatódea (Sathodea capanulata)
* Suína (Erythrina crista-Galli)
* Zamioculcas (Zamioculcas zamiifolia)

Precauções:
Ensine as crianças a não colocar nenhum tipo de planta na boca;
Não coma nem faça chás de plantas desconhecidas;
Tente conhecer todas as plantas da sua casa, seu nome e suas características.

Frajola

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. #1
    Solange Gomes 
    Sunday, 25. March 2012

    Tenho uma Zamioculca dentro de casa , gostaria de saber se é prejudicial a
    saúde, pois tenho uma filha de 05 anos.

    Obrigada pela atenção.

    Solange

Comente sobre o post