Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




comigo_ninguem_pode
A comigo ninguém pode (Dieffenbachia pictada), é uma das plantas ornamentais mais perigosas em ambiente urbano, normalmente encontradas em bares, restaurantes e lojas e amplamente cultivadas nos lares. Por ser uma planta de ampla toxidade, ela é responsável por muitos acidentes com intoxicações, principalmente as crianças, que têm costume nato em pôr na boca tudo o que encontra pela frente.

As folhas dessa planta realmente chama a atenção por ser brilhantes e largas, que para quem não a conhece parece muito apetitosa.

As principais vítimas são crianças de 0 a 6 anos que, atraídas pela exuberância da folhagem da planta, levam partes desta à boca. A mastigação, ainda que de pequenas porções das folhas ou pecíolos, causa uma intensa irritação das mucosas da boca, faringe e laringe. Os sintomas iniciam-se com salivação abundante, dores na boca, na língua e nos lábios. Subseqüentemente, ocorre edema das mucosas que tiveram contato direto com a planta.

Não há relatos conclusivos sobre a origem da toxidade da comigo ninguém pode, mas alguns estudos dão conta de que ha alto nível de cristais de oxalato de cálcio e enzima proteolítica, denominada dumbcaína, na seiva da planta. Esses cristais apresentam-se na forma de ráfides (agulhas), e estão contidos dentro de células ejetoras denominadas idioblastos.

Acredita-se que os idioblastos compreendem um fator essencial para a toxicidade dessas plantas, visto que tais células, através de pressão osmótica, ejetam as ráfides com uma força surpreendente, fazendo com que os cristais perfurem e penetrem nos tecidos. O autor cita que sem a força ejetora dos idioblastos, a simples presença das ráfides de oxalato de cálcio e das enzimas proteolíticas não seria suficiente para desencadear a toxicidade. Assim sendo, admite-se atualmente que os efeitos tóxicos provocados por essas espécies são resultantes da ação combinada de diversos fatores.

Segundo o Centro de Informações Toxológicas do Amazonas, para aquele que teve contato com a planta existe um tratamento que consiste na lavagem gástrica e medidas provocadas de vômitos realizadas com muito cuidado em virtude dos efeitos irritantes da planta. O tratamento é sintomático, incluindo administração de demulcentes (clara de ovos, óleo de oliva), bochechos com soluções de hidróxido de alumínio, antiespasmódicos e analgésicos e anti-histamínicos. Nos casos mais graves convém administrar corticosteróides. Lesões oculares são tratadas com lavagem demorada com água corrente e aplicação de colírios antissépticos: corticosteróides por via sistêmica nos casos mais graves.

A comigo ninguém pode é, na verdade, uma das ornamentais mais cobertas de superstições. Embora ninguém conheça a verdadeira origem de tais crenças, diz-se que protege seu cultivador contra mau-olhado, inveja e os maus espíritos e é bom para os negócios, vislumbra prosperidade e absorve as energias de baixa vibração, abundantes em ambientes comerciais.
A crendice popular leva essa planta entre os melhores cuidados, pois se apregoa, que, em a planta definhar ou morrer, certamente seu dono entrará em apuros.

Embora seja uma espécie perigosa, a comigo ninguém pode não deve ser condenada ao extermínio. Quem tiver crianças ou animais em casa basta colocá-la em ambiente de difícil acesso, minimizando assim o perigo de intoxicação.

000007

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



49 Responses

  1. #1
    jair machioni 
    Friday, 7. January 2011

    boa tarde, tenho uma planta comigo ninguém pode e ela está com algumas folhas amarelas e bastante fungos( branco ), gostaria de saber se existe alguma receita caseira para tratar a planta.
    obrigado.

  2. #2
    akira 
    Sunday, 1. May 2011

    boa tarde, tenho uma planta comigo ninguém pode e ela está com algumas folhas amarelas e bastante fungos( branco ), gostaria de saber se existe alguma receita caseira para tratar a planta.
    obrigado
    mesmo problema do jair postado anteriormente….gostaria de receber uma resposta

  3. gostaria de saber como devo cultivar as minhas plantas como:
    comigo ninguem pode, palmeiras, roseiras,cafe etc…

  4. estive em contato com essa planta a pele da minha mao etourou toda e ficou com muitas bolhas com pontos preto semelhantes a espinhos. tomem cuidado

  5. CUIDADO COM ESSA PLANTA, PRINCIPALMENTE QUEM TEM ANIMAIS E CRIANÇAS NO LOCAL!!
    TIVE O MEU ANIMAL MORTO DEPOIS DE INGERIR PEQUENA QUANTIDADE DESSA PLANTA EM UMA RESIDENCIA QUE HAVIAMOS ACABADO DE MUDAR.
    ISSO É MUITO SERIO. CUIDADO

  6. #6
    Bruna Coelho 
    Monday, 31. October 2011

    éssa planta é muito linda e perigosa minha mãe tem ela e adora a planta

  7. tenho uma linda planta comigo nimguem pode,so que tirei ela da area e a coloquei dentro de casa entao ela começou amarelar sera que e por causa da temperatura? moro em cuiaba mt e aqui e quente hemmm. obrigada

  8. essa planta me chama muita atençao eu estou estudando para me tornar biologa cuido de tudo plantas animas percoro o mundo atras de enformaçaoes por favor cuidem dos seus animais e planta

  9. Essa planta é muito interessante gostei de ter de fazer trabalho sobre plantas venenosas.
    A minha vó tem uma dessas em casa!!!!

  10. se uma criança colocar a mao na planta, comigo ninguem pode, e levar a boca, o que acontece

  11. Gostaria de saber diferenciar a planta comigo ninguem pode.
    E verdade que existe macho e femea, e qual a diferenca entre as duas? como posso identificar-las?

  12. so contato com a mao ja da para toxicar-se?

  13. #13
    maria eduarda 
    Sunday, 25. March 2012

    oi eu fiz um trabalho com essa planta

  14. #14
    izaurete martins ta vares 
    Wednesday, 11. April 2012

    usei a folha esfregando-a sobre as cochonilhas que atacam as minhas alfavacas.pimenteiras e sumiram não deu mais e então fiquei feliz, gosto de tratar minhas hortaliças naturalmente, peguei a folha com a mão mesmo e não senti nada, aqui em Afuá tem muito ela vai bem em área de varzea.

  15. Meu comigo ninguém- pode,está na sala..gostaria de saber porque as folhas pingam água,será que estão muito molhadas ? ou será que está sentindo o ambiente?Antes estava no jardim agora na sala…Obrigada se puder me responder..Boa tarde !!!!

  16. #16
    andreza vanessa 
    Wednesday, 9. May 2012

    Gosteii muito desse site.Mas queria saber como evitar acidentes em plantas toxicas:comigo ninguém pode.

  17. gente to me muito cuidado com essa planta se a criança bota amao em comigo niguem pode e diresionala na boca a criança morre ta gente cuidado eu so uma professora de biologia e sei dessa planta ela e muito perigosa ta bajos e boas perguntas♥♥!

  18. evita acidentes ~~n deixar niguem brincar com a planta e nem mexe e nem tocar e a levar a boca ta gente boa noite

  19. #19
    lucas b 
    Wednesday, 16. May 2012

    essa planta e uma das plantas mais interesantes mas ela esta sendo desmatada

  20. #20
    silmara andré calixto 
    Thursday, 17. May 2012

    meu bebe pegou a planta e ficou com coceiras na mão, como se estivesse formigas, como eu faço para parar a coceira , obrigada

  21. gostaria de saber porque das gotinhas de agua nas folhas da comigo-ningem-pode;,ela esta na sala e faz um mes que eu tenho ela; isso acontece todos os dias na parte da manha e com mais intensidade a tarde ,espero pela resposta obrigada

  22. #22
    Francenilda de Araújo Pereira 
    Friday, 25. May 2012

    Tenho duas plantas comigo ninguém pode, uma apareceu com uns fungos brancos, eles se movimentam , parecem carrapatos, então a cortei para que brotasse novamente ,eu tinha medo que os fungos a matassem, ela já brotou. Mas notei que a segunda planta também está infectada. O que isso significa? E o que devo fazer?
    Ultimamente eu tenho enfrentado uma crise financeira.
    Att. Francenilda

  23. #23
    Raiane 
    Saturday, 26. May 2012

    Muito bonita,mais que pena que é perigosa!!!

  24. ela é muitisisisisisisisisimo bonita CHARMOSA mas que pena que È perigosa!!!!!!!!########$$$$

  25. minha mãe tinha uma dessa mais tiru por que ganhei um cachorro mais ja foi a muito tempo

  26. quais sintomas podemos perceber que alguem a consumiu

  27. #27
    gerson de luca 
    Monday, 25. June 2012

    Olá gostaria de saber como posso fazer mudas da COMIGO NINGUEM PODE, grato desde já.

  28. #28
    Jackyciane Espíndola 
    Thursday, 5. July 2012

    A minha sogra tem muitos vasos de comigo ninguém pode, agora ela me deu um vaso acho muito bonita, mas tomo muito cuidado pois sei que é uma planta extremamente venenosa ,ela está se desfazendo das dela por que acha que trás azar eu acho que é superstinção quem tem animal de estimação e criança tome muito cuidado é melhor não ter!!!
    Acho muito linda mas tomo as devidas precauções.

  29. Essa plantar é muito Peeriigosa,é bastante popular,Ela apresentar manchas verdes-claras,ou amarelas em suas folhaas Ela não pode ser ingreda..

    ” Essa é minhaa opnião sobre a Planta Comigo-Ninguem-Pode ”

    Nossah Amo Rebeeldes

  30. #30
    anne caroline 
    Tuesday, 14. August 2012

    eu queria saber se a planta comigo ninguen pode ela bota flor

  31. Adorei a pesquisa, me ajudou muito no trabalho de ciências.

  32. #32
    celia demelo 
    Saturday, 18. August 2012

    gostaria saber como reconheço uma planta comigo ningem pode macho o femea, gracia

  33. je vis muitas pesquisas sobre essa planta e ela é muito interessante
    e curiosa

  34. achei bom de mais pra caranba

  35. olá, eu tenho uma comigo ninguem pode e ela esta dando flor é possivel isto ?

  36. tenho uma linda planta comigo neguem pode, gostaria de saber se quando ela amanhece ,chorando se verdade que tem pessoas com inveja da gente,e se e verdade que não pode deixar ela ficar mais alta que o dono da casa.se me falaram se deixar ela ficar mais alta que o dono da casa morre, e verdade ou mentira. obrigado.

  37. #37
    Jádina De Nez 
    Thursday, 25. April 2013

    Tinha esta planta em casa, mas acabei por tirá-la aqui de casa pois tenho animis e crianças…Melhor evitar acidentes…Muito linda mas perigosa…então, não tenho mais esta planta….Protejam seus animais e crianças!!!

  38. #38
    luciana brunhar 
    Thursday, 9. May 2013

    Tenho uma dentro de casa,mas depois de alguns comentário que houvi sobre a planta tirei ela e pos na sacada,tenho dois filhos e é melhor evitr quais quer preblemas…

  39. #39
    MILENA gonçalves 
    Monday, 20. May 2013

    Boa tarde !!!
    Essa planta ela é muito conhecida aonde eu moro e é muita perigosa mesmo na minha casa tem uma.

  40. #40
    izailda ribeiro 
    Thursday, 23. May 2013

    A minha comingo ninguém pode está com o caule muito alto, parece uma árvorezinha, está apoiada com um pau senão ela cai, está muito comprinda, posso cortar pela metade e replantar só a parte de cima que está com as folhas?

  41. #41
    TROVÃO 
    Wednesday, 29. May 2013

    Bom dia! Tenho um vazo com sete ervas:Algumas morrem e somente a COMIGO NINGUÉM PODE ,que permanece viva! Realmente ela é muito poderosa!

  42. #42
    thayna 
    Monday, 3. June 2013

    boa noite

  43. #43
    neuise 
    Tuesday, 4. June 2013

    Tenho uma planta comigo ninguém pode…observei algumas gotas de água nas folhas.o que isso significa?

  44. #44
    giovanna soglia 
    Monday, 10. June 2013

    Eu gostei muito dessa coisas que neste site. Graças a este site eu acho que a minha professora vai amar o meu dever de casa,ha e boa noite.obrigada.

  45. #45
    Alexandre Guerra de Souza 
    Tuesday, 25. June 2013

    Ollá, eu gostariia de sabeer se, essa planta foor consumida por uma criiança e nao tratata corretamente a criança pode teer alguma danificaçao na vooz futuramente?

  46. #46
    Harry Rutman 
    Tuesday, 2. July 2013

    Sou veterinário, aposentado; em 1958 em minha clínica entubei e fiz ventilação controlada, pois o cão estava com edema de glote; mantive o oxigênio até ela (e) acordar totalmente e expelir a cânula; a 1ª coisa que fiz foi injetar adrenalina intra dérmica seguida de relaxamento para a intubação seguida de anti histamínico.Como acertei? Havia lido 1 ano antes, publicação de um botânico do Jardim Botânico do Rio de Janeiro,inclusive com os cristais de ox. de Ca. A planta não é tóxica! O mecanismo é outro: o óbito é provocado pela asfixia devida a obstrução oriunda do edema da glote e pregas vocais.

  47. eu achei mas muito legal eu precisei disso para o meu trabalho da escola muito obrigado pro te me ajudado

  48. #48
    thiffanny 
    Friday, 20. September 2013

    Adoreii mto . vaii ajudar na minha feira de ciências

  49. #49
    kariny 
    Friday, 28. March 2014

    obrigado,isso ira me ajudar em meu trabalho de ciências..

Comente sobre o post