Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




09-Espirradeira (1)

Nome científico: Nerium oleander L.
Família: Apocynaceae
Características Botânicas

As folhas estão em pares ou em três, são coriáceas e verde escuras. São estreitas lanceoladas com margem inteira. As flores crescem nos conjuntos na extremidade de cada ramo. O fruto é uma cápsula estreita e longa. Como sua origem ocorreu em região seca, as folhas dessa espécie apresentam modificações estruturais que auxiliam em seu crescimento em locais com pouca água e temperaturas elevadas, como a presença de cutícula espessa, hipoderme e estômatos em criptas. Diferentes colorações encontradas nas flores de Nerium oleander. As tonalidades róseas são as mais comuns. Estrutura anatômica das folhas de Nerium oleander. As setas da figura da esquerda indicam os estômatos presentes nas criptas. A figura da direita mostra a cripta e a estrutura foliar vista em microscopia de fluorescência

Usos – É uma espécie ornamental, utilizada em parques, praças e jardins. Há mais de 400 variedades ornamentais, com diferentes colorações nas flores. É muito utilizada principalmente nas regiões tropicais. Em Niterói é muito utilizada nos canteiros de avenidas importantes da cidade

Composição química – Essa espécie tem alto grau de toxicidade, devido à presença de glicosídeos cardiotônicos (oleandrina, neriina). Sua casca possui rosagenina, uma substância com efeitos semelhantes à etriquinina. Toda a planta possui látex tóxico que pode causar a reação adversa. Esses efeitos permanecem mesmo após a planta ser desidratada. Existem casos registrados de intoxicação e morte de humanos que utilizaram o ramo de Nerium oleander como espeto de churrasco. A propagação é feita por enraizamento de estacas. Pode ser cultivada em sol pleno, pouco exigente em temperatura e umidade, desenvolvendo-se até em climas frios e áridos. Floração na primavera-verão. Deve ser cultivada sempre a pleno sol. A poda anual renova a folhagem e estimula uma boa formação e floração. É tolerante à seca.

Por ser muito tóxica deve ser manipulada com luvas e muito cuidado, além de ficar longe do alcance de crianças e animais domésticos.

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



3 Responses

  1. #1
    roberto blondet 
    Monday, 18. April 2011

    Tenho 10 espirradeiras já plantadas a mais de um ano e até agora não deu flores.

    Ja utilizei adubos quimicos e orgânicos e até o momento nada de florir.

    Todas as plantas são irrigadas com gotejador.

    Estou em Vitória/ES, local com pouca intensidade de chuvas.

    Por acaso sabem o que pode estar acontecendo??? tens aguma dica????

  2. eawweee camarada,se vc utilizou tudo isso é só esperar,a regra da agricultura é ter paciencia acima de tudo :)
    espero ter ajudado

  3. #3
    Marcos Paulo 
    Saturday, 29. September 2012

    Caro Roberto!

    As plantas de espirradeira obtidas por meio de propagação assexuada, estaquia caulinar ou alporquia, florescem em cerca de 2 a 3 anos enquanto as plantas oriundas de meio sexuado florescem mais tardamente.

    Att.

Comente sobre o post