Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




den_capsula

São muito comuns as dúvidas sobre como lidar com a cápsula de sementes após seu amadurecimento (o tempo de maturação varia conforme a espécie). Isso porque a semeadura é um assunto que assusta. Mas as aparências enganam, o procedimento é simples e feitos com materiais baratos e fáceis de encontrar.

Qualquer pessoa pode reproduzir orquidáceas, basta ter um cantinho disponível em casa. É preciso acabar com o conceito generalizado de produzi-las em laboratório exige equipamentos sofisticados e de alto custo.

Vale a pena ressaltar que a higiene é determinante para o sucesso da técnica. É importante realizá-la em uma capela, que pode ser de papelão ou vidro, e desinfetar todo o material evitando a contaminação por vírus e fungos.

Para começar a semeadura caseira temos que partir de uma cápsula fechada (que deve estar madura para germinar). Pesquise sobre o tempo de maturação de sua orquídea e mão à obra.

1

Antes de iniciar o processo, esterilize a capela, com uma solução desinfetante e use luvas de látex, avental e utensílios limpos. Também pulverize a solução desinfetante nas mãos revestidas pelas luvas.

Materiais necessários
Cápsulas de orquídeas;
Estilete;
Isqueiro;
Frasco com solução desinfetante (1/3 de água sanitária e 2/3 de água destilada);
Pulverizador manual;
Frasco de vidro com “salada de frutas” *;
Lamparina de álcool.

* Preparo da “salada de frutas”
Essa salada de frutas será o material de cultivo onde serão dispostas as sementes. A mistura será produzida com uma mistura de produtos orgânicos, ou seja, sem agrotóxicos.

Ingredientes
- 5 bananas-nanicas quase verdes e picadas com casca;
- 300 ml de água de coco-verde;
- milho-verde de 1 espiga;
- 1 colher (sopa) de açúcar orgânico ou biodinâmico;
- 1 colher (sobremesa) de pó de carvão vegetal.
Bata todos os ingredientes no luquidificador por dois minutos. Coloque porções (uma camada de dois dedos) nos frascos de vidro previamente lavados, desinfetados e escorridos. Feche-os com a tampa plástica resistente, vede-os com película PVC e esterelize-os em banho-maria por 30 min.
Deixe esfriar e inicie a semeadura.

Acenda a lamparina de álcool e mantenha-a acesa durante todo o processo, pois inibe a proliferação de micro-organismos.

2

Com o estilete, corte as duas pontas da cápsula da orquídea.

3
Faça um sulco em toda a sua extensão.

4
Porém sem aprofundar muito para não atingir e danificar as sementes.

5
Coloque apenas uma porção mínima de sementes no frasco de vidro com a salada de frutas

6
Atente para que a quantidade de mudas seja compatível ao espaço da cultura.

7
Mantenha o recipiente bem próximo da chama e passe sua tampa para flambar no fogo, eliminando qualquer possibilidade de contaminação. Finalize fehando o vidro com a tampa plástica.

Cole uma etiqueta no frasco com o nome da orquídea, semeadura e data do procedimento. Mantenha-o em local bem iluminado – com luz natural ou lâmpada fluorescente -, mas proteido do calor.

8

Em poucos dias, as mudas começarão a brotar.

Como a semeadura com cápula fechada, produz um grande número de mudas, pode ser necessário fazer o repique, ou seja, passar uma parte das mudas para outro recipiente. Elas só serão retiradas definitivamente do frasco de vidro depois de um ano.

orch

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



11 Responses

  1. Eu gostari de semear pelo menos uma capsula como experiencia e se der certo ai sim continuar, só que não sei onde comprar os frascos. E para cemear peguei alguma coisa no computador se for pucivel ajudar-me eu agradeço.

  2. #2
    Emannuel Monteiro 
    Saturday, 5. March 2011

    Gostaria de saber se durante todo o periodo de germinação, os vidros devem ficar fechados, ou apos o crescimento da planta , o vidro pode ficar aberto? e onde posso comprar os vidros para cultivar ou algo similar tipo vidro de maionese ou de geleia? obrigado.

  3. #3
    rogerio 
    Sunday, 13. March 2011

    gostoria de saber como fazer as mudas das phalaenopsis

  4. obaaaaa!!!q bom q vcs passaram essa receita caseira!eu já ia comprar knudson,uma substância q achei num site.sou iniciante,e nunca fiz nenhuma semeadura ainda,mas consegui fecundar umas vandas,e cattleyas,walkerianas aqui,e as cápsulas ja estão quase no ponto de semeadura.estou ansioso pra começar logo.tomara q de certo!vou montar um orquidário gigante aqui e reflorestar minha região de orquídeas,kkkkkkkkkk!!!abçs!!!!

  5. #5
    eunice nicolielo 
    Friday, 6. January 2012

    coisas abjetivas assim é muito bom. Vou esperimentar.
    gostaria de saber tambem como reproduzir a falenopolis,pois nunca vi bulbo dela em minhas plantas.
    obrigada
    eunice

  6. #6
    Maria Eunice sanjiorato 
    Wednesday, 25. July 2012

    Eu gostei desta receita . Estou ansiosa para testar,
    eu tenho pegado várias receitas mas nenhuma com
    tantas riqueza de detalhes. Nem o curso que fiz
    não deu tantos detales. Obrigada!

  7. #7
    maura vallandro 
    Wednesday, 12. September 2012

    Essa dica foi tudo de maravilhoso…Parabens

  8. #8
    silvia prass 
    Saturday, 2. February 2013

    gostei muito do material postado, pesquisei bastante de como semear orquideas, pois tenho 2 catleias com capsulas quase maduras, e estou pesquisando o método mais apropriado para efetuar a semeadura com sucesso e melhor aproveitamento e germinação das sementes… valeu… grata silvia

  9. Tenho como receber um poligrafo ou algo semelhante, pois quero praticar e reproduzir algumas orquiteas. Obrigado

    Angelo Feiber
    Endereço: Rua Santos Dumot, 1424
    Bairro: Niteroi Cidade: Canoas – RS
    CEP: 92120110

  10. #10
    Leonardo 
    Friday, 23. August 2013

    Comprei umas sementes de Phaleanopsis e quero plantar. Tenho meio de cultura para bacterias em casa. Posso utilizar esse meio para semear as orquídeas? Aguardo a resposta. Obrigado.

  11. #11
    cleide maria ambrosina 
    Monday, 26. May 2014

    Eu sou apaixonada pelas orquidias e de uma beleza linda que me faz muito bem lidar e aprender a conviver com elas muito Obrigado orientaçao caseira vou colocar em pratica

Comente sobre o post