Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




orquidea_sapatinho (paphiopedilum)

Saiba o modo mais fácil de propagar essa bela orquídea

A maioria das pessoas tem medo de multiplicar as orquídeas, talvez por acharem que ela é uma planta frágil, que ao menor solavanco elas vão acabar morrendo, mas não é bem assim. No geral, existem dois métodos muito utilizados na propagação dessas belíssimas plantas. Por divisão de pseudobulbos ou por divisão de rizomas.
As orquídeas deste gênero (paphiopedilum), mais conhecidas popularmente por Sapatinho, podem ser multiplicadas de uma maneira muito simples e bem prática.

Antes de qualquer coisa, porém, seria conveniente esperar até o final da floração, que começa no Outono e se estende até o final do Inverno. Portanto, a melhor época para se fazer essa multiplicação é no começo da Primavera.

O procedimento é o seguinte:
- Retire a planta do vaso, molhando o substrato e passando uma faca pelas paredes laterais, a fim de desprender as raízes e facilitar a saída da planta;

- Em seguida, faça uma poda de limpeza, procurando eliminar algumas raízes velhas. Se as raízes que sobraram estiverem muito compridas, pode-as também, deixando cada uma com uns 15 cm de comprimento. Nunca se esqueça que todos os instrumentos utilizados em podas, cortes de orquídeas, etc. devem ser previamente desinfetados, a fim de evitar a contaminação.

- Após ter feito essa poda de limpeza, basta repartir, manualmente, a sua orquídea em dus partes. Faça isso dividindo os fascículos (tipo de inflorescência em que as flores se inserem no mesmo nó caulinar) em dois.

- O próximo passo é preparar os vasos, colocando no fundo, uma boa camada de cacos de telha, ou brita, para facilitar a drenagem das regas. Preencha com uma parte de substrato, fibra de coco, areia grosa lavada, esfagno e um punhado de terra preta. Coloque a nova muda e depois complete o vaso com o resto do substrato.

Pronto, agora é só colocar os vasos em local bem iluminado, protegido de ventos fortes, regando-os regularmente, a fim de manter o substrato sempre úmido. Isso é muito importante, já que, não conseguirem armazenar água no organismo, essas orquídeas requerem mais umidade do que o habitual.
No ano seguinte, as primeiras flores dos seus Sapatinhos começarão a desabrochar.

anjo35

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



11 Responses

  1. #1
    elisangela 
    Sunday, 3. June 2012

    tenho duas orquideas sapatinho mas elas ainda não deram flores.gostaria de saber qual o fertilizante mais apropriado.um abraço.

  2. #2
    Diva Pires 
    Wednesday, 27. June 2012

    Ganhei várias mudas . Plantei em jardineira e está com 11 flores, lindas, mas aconteceu que algumas hastes deram flores duplas, e quem me presenteou disse que na casa dela isso nunca tinha acontecido. O que será que está acontecendo… não acho ruim não… só queria entender.
    Grata pela atenção.

  3. #3
    Inêz Bertachini 
    Wednesday, 15. May 2013

    Fiquei feliz com as informações, pois ganhei duas mudinhas, preciso transplantar. Estava pesquisando os procedimentos e substratos que deveria usar. Estou ainda em dúvida em relação ao tamanho do vaso. Gostaria de saber também se devo pulverizar as folhas quinzenalmente, como procedo com as de outras espécies.

  4. #4
    SONIA REGINA DOS REIS 
    Saturday, 20. July 2013

    SÃO PAULO, 20 DE JULHO DE 2013

    ADOREI A IDÉIA DESTE MULTIPLICAÇÃO, REALMENTE A GENTE ACABA FICANDO INSEGURA QUANTO ESTA MULTIPLICAÇÃO COM MEDO DE PERDER O VASO. MAS MESMO ASSIM GOSTARIA DE SABER SE DEVO LAVAR AS RAIZES ANTES DE REPLANTAR AS MESMAS.
    GOSTARIA MUITO DE TER JUMA RESPOSTA DE VOCES, CORDIALMENTE

    SONIA REGINA DOS REIS

  5. #5
    Maria Teresa Andreolli Pulheis 
    Friday, 23. August 2013

    OI estou acabando uma construção e vou ter um jardim amplo para fazer, via o íris azul e a orquídea sapatinho, o íris eu conheço, mas a orquídea sapatinho, gostaria de saber se posso plantar direto ao sol

  6. #6
    Maria Teresa Andreolli Pulheis 
    Friday, 23. August 2013

    Gostaria de saber sobre as roseiras trepadeiras para plantar na entrada de porta e outros arranjos quais vocês tem.

  7. gostei! simples e objetivo

  8. #8
    mirian crespo 
    Saturday, 19. October 2013

    obrigada pelas dicas,amo muito orquídeas e em especial as paphiopedilum.

  9. Obrigada pela dica estou cultivando uma no quintal, minha casa é bastante iluminada. hoje mesmo vou colocar na sala e molhar mais vezes.

  10. #10
    SONIA REGINA DOS REIS 
    Monday, 19. May 2014

    GANHEI UMA MUDA DE SAPATINHO VINHO, GOSTARIA DE SABER SE ELA SE MULTIPLICARÁ NO DECORRER DO TEMPO, NO MOMENTO ELA SÓ TEM UM ANINHO E AINDA Ñ FLORIU.
    O ANO PASSADO COMPREI UMA MUDA TB DE SAPATINHO AMARELO GIGANTE, COM UMA FLOR, SERÁ QUE AO PASSAR DO TEMPO ELE SE MULTIPLICARÁ, ESTOU MUITO ANCIOSA QUE ESTE ANO DE 2014 ELE FLORESCERÁ MAIS DE UM SAPATINHO, É POSSÍVEL ISTO? ATENCIOSAMENTE
    SONIA REGINA

  1. [...] flores são minha paixão. Esta é orquídea sapatinho (paphiopedilum), tem o formato de um sapato, ganhei da minha amiga Nai. Fiquei muito feliz quando floresceu. [...]

Comente sobre o post