Transplante de Gardênias - PlantaSonya - O seu blog sobre cultivo de plantas e flores
Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




A gardênia é uma planta perene que a pesar de ser fácil de cultivar devemos de ter mais conhecimentos sobre ela para poder desfrutar da fragrância de suas flores por mais tempo.

Esta é uma planta acidófila, quer dizer, que requer um meio com um pH azedo ou ligeiramente azedo. É também conhecida como jasmim do cabo, a gardênia é originaria das áreas tropicais da China.

Seu crescimento pode alcançar até 2m de altura de acordo ao tratamento que lhe damos. Sua flor é branca com aroma a jasmim; suas folhas são de uma cor verde escura.

gardenias

Materiais a utilizar
1 vaso de 40 cm de profundidade, 1 sacola de terra preta, 1 sacola de composto, cascalho branco, cascalho vermelho, pá de jardineiro, tesouras de podar, ancinho, rastelo de jardineiro, luvas de jardineiro (opcional).

materiais

A utilização de luvas para trabalhar em jardinagem é opcional, em nosso caso as utilizaremos. Se você é principiante e não se sente a vontade trabalhando sem elas, então as utilize sempre, lhe ajudarão a evitar qualquer fungo que chegue a sua mão.

Começamos colocando a terra no vaso com ajuda da pá de jardineiro. .

Não devemos encher todo o vaso de terra, pois devemos considerar o espaço que ocupará a terra que traz a planta.

Usando a pá de jardineiro removeremos a terra no centro do vaso e deixaremos um buraco de 20 cm de profundidade..

Na base do buraco colocaremos uns grãos de abono com fórmula 16-20-0, quer dizer, 16% de nitrogênio que favorece ao verdor e crescimento da planta, 20% de fósforo que estimula o desenvolvimento das raízes e a floração e 0% de potássio.

sistema radicular

Agora que já tiramos a gardênia da sacola podemos observar o sistema radicular da planta, em outras palavras as raízes.

A capa de terra negra será a última e a compactaremos bem para deixar uma superfície mais ou menos plana.

As gardênias requerem fertilizantes ricos em fósforo e potássio que lhe conferem acidez a terra. As fórmulas mais utilizadas são 20-20-20, 15-15-15 ou 12-12-17-2.

Se o fertilizante é granulado podemos aplicá-lo uma vez no mês, como mostra na fotografia. Os grãos devem ficar a uma distância prudencial do talo.

fertilizante

Devemos levar em conta que quando os adubos são granulados o rego deve ser mais freqüente para que a água nos ajude a dissolver o adubo.

Se o adubo é líquido devemos levar com cuidado as doses segundo as indicações do produto.

Os adubos granulados os aplicaremos uma vez ao mês. Mas se são fertilizantes líquidos a aplicação será cada 15 ou 20 dias.

Agora colocaremos o cascalho branco que além do mais de enfeitar a planta nos servirá para manter a terra branca e melhorar a circulação da água no vaso.

cascalho branco

Deixaremos um círculo ao redor da base da gardênia.

E com o cascalho vermelho marcaremos esse círculo.

cascalho vermelho

O cascalho muda totalmente a aparência da planta..

2

corações

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



2 Responses

  1. #1
    elisabete 
    Monday, 29. April 2013

    ola querida sonia sempre visito seu blog pra tentar tirar duvidas com minhas plantas já postei alguns comentários mas infelizmente não tive resposta a duvida é a seguinte tenho 1 gardênia em vaso sempre q começa a desenvolver novos ramos começa a aparecer bichinhos nas folhas bem grudadinho nem se mechem depois as folhas começam a ficar preguentas e pretas enchendo de formigas desde q a comprei só deu flor 1 vez logo na 2 semana depois nunca mais floriu q adubo devo usar uso sempre torta de mamona com farinha de ossos onde estou errando? se possível ajude bjos.

  2. Olá, até onde sei, farinha de ossos diminui a acidez da terra, e gardenias precisam de solo mais acido. Eu nao usaria farinha de ossos, usaria um adubo para azaleias.

Comente sobre o post