Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Paeonia sp. )

A Peônia é uma planta originária da Ásia, sul da Europa e oeste da América do Norte. Seu nome deriva do grego Peone – deus da medicina.
O gênero compreende cerca de 80 espécies, entre plantas herbáceas e lenhosas. Ocorrem também diversas variedades resultantes de hibridizações e seleções, principalmente na China, onde é uma importante planta ornamental, sendo considerada símbolo nacional.

Seu porte varia de de 0,5 a 1,5 m de altura. Apresenta folhas compostas, com folíolos inteiros ou lobadas, caducas em algumas espécies. As flores são grandes, delicadamente perfumadas, podendo ser simples, semi dobradas e dobradas, de cores muito variadas, surgindo na primavera-verão.

Devem ser cultivadas a pleno sol, em solos férteis e ricos em matéria orgânica, recebendo regas regulares. É uma planta que não se adapta a climas quentes, devendo ser cultivada à meia-sombra.

É muito utilizada como flor-de-corte, isolada ou em grupos, maciços e renques. Sua propagação é feita por sementes, enxertia e divisão dos rizomas.

A semente precisa passar por estratificação pra germinar.
A estratificação é o processo de exposição de sementes a uma temperatura de aproximadamente 1,5º graus .Você pode fazer isso, colocando-as em sua geladeira, colocando as sementes em uma toalha de papel umedecida, não encharcada, com água purificada, sem cloro (água encanada contém cloro não serve, danifica a semente), posicione as sementes um pouco afastadas umas das outras, em seguida dobre a toalha e coloque em um saco zip-lock (saco plástico que é fechado com pressão dos dedos muito usado para congelar alimentos) marqie as variedades caso estiver usando mais de um tipo de planta, manter na geladeira, não no congelador, durante 40 a 60 dias. Quando retirá-las da geladeira, retire as sementes da toalha e plante-as imediatamente, use pequenos tabuleiros (bandeja com vários orifícios, próprio para produzir mudas) ou uma caixa de madeira comum com  boa drenagem. Em seguida coloque sob a luz solar direta.

Mantenha o solo sempre úmido, não encharcado, nunca regue quando o sol estiver muito forte .

Quando as mudas estiverem com cinco ou seis folhas transplante para lugar definitivo, jardim, vaso ou floreira a sua escolha.

38519

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post