Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




oxalis

Também conhecida no Brasil como Trevo-listrado a Oxalis versicolor é uma planta bulbosa originária da África e África do Sul e pertence à família Oxalidaceae.

Ela encanta as crianças por suas cores e formato lembrarem as tradicionais guloseimas doces em forma de bengalas.

A bela herbácea possui folhas trifoliadas semelhante aos trevos, porém com folíolos lineares e delicados.

As suas flores em forma de funil são brancas e com cinco pétalas e seu aspecto listrado acontece apenas de um lado de cada pétala, que é margeada por uma listra vermelha em seu verso.

O seu florescimento acontece no final do Inverno, época em que a planta encanta a todos por seu visual muito ornamental.

Oxalis versicolor,

Logo pela manhã é possível observar melhor a beleza da planta, pois as flores em botão evidenciam as listras em espiral, efeito que desaparece com o decorrer do dia quando o sol já predomina, e as flores abrem-se completamente, aparentando serem apenas brancas.

A Azedinha prefere o solo fértil, bem drenável e enriquecido com matéria orgânica, irrigado periodicamente, a planta não tolera encharcamento, pois o seu bulbo apodrece facilmente.

A planta deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, não tolera o frio e se multiplica por divisão dos bulbilhos formados em torno do bulbo principal.

0012

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post