Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




378303_354587667953293_1415764145_n

A nêveda é uma planta silvestre inglesa pertencente à grande família Labiatae, a mesma família das hortelãs e das urtigas. A maioria dos gatos sente-se satisfeita e intoxicada ao comer ou esfregar-se nas folhas da nêveda. Cresce normalmente na região central e do sul de Inglaterra, perto das cercas e margens dos campos, em terrenos destruídos ou abandonados. É menos comum no norte de Inglaterra, muito normal na Escócia, e rara na Irlanda, mas ocorre frequentemente por toda a Europa e na Ásia temperada, e é também comum na América do Norte.

A raiz é perene, caules eretos e ramificados, de 1 a 1,5m de altura, cheios de folhas e cobertos de uma penugem poeirenta. As folhas dentadas e em forma de coração também estão cobertas de uma penugem macia, especialmente nas partes de baixo, que ficam bastante brancas, de modo que toda a planta tem uma aparência acinzentada, como se lhe tivessem soprado pó para cima.

As flores crescem com muitas pétalas a partir dos pequenos pedículos. As flores individuais são pequenas, as corolas têm dois lábios, o de cima direito, de cor branca ou rosa pálido, com pintinhas vermelhas, e as anteras de um vermelho profundo. O tubo do cálice tem quinze nervuras, uma característica que distingue o gênero Nepeta, ao qual pertence esta espécie.

Pode ser cultivada facilmente em qualquer jardim, e não precisa de umidade como as outras hortelãs. Pode crescer mais se as plantas forem divididas na primavera, ou se as sementes foram cultivadas na mesma época. Se plantada através de sementes, estas devem ter cerca de 50 cm de distância uma das outras. Não precisam de atenção, e duram vários anos se for eliminadas as ervas daninhas do solo. O poder de germinação das sementes dura cinco anos.

Floresce no final da Primavera e no início do Verão.

janel2

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post