Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Passiflora racemosa

A espécie Passiflora racemosa é uma trepadeira de flores muito vistosas e é cultivada para uso ornamental. É originária do Espírito Santo e do Rio de janeiro, mas está espalhada no Brasil inteiro, porém pelo encanto de suas flores é colecionado pelo mundo todo inclusive em locais de clima temperado onde é cultivado em estufas.

Pertence à família Passifloraceae, a mesma do maracujá. Alguns colecionadores já desenvolvem variedades hibridas com características ainda mais ornamentais.

Sem dúvida nenhuma esse é um dos Passifloras ornamentais mais bonitos para se cultivar, seu grande diferencial é que suas flores são produzidas em cachos e não desabrocham todas ao mesmo tempo.

O Passiflora racemosa é nativo do Brasil, ocorre no estado do Rio de Janeiro.  Suas folhas podem ser inteiras ou trilobadas e com textura coriácea. As flores são de coloração vermelho brilhante reunidas em cachos compactos e vão abrindo ao poucos o que torna a floração bem mais durável. Individualmente suas flores medem aproximadamente 10 cm de diâmetro e são reunidas em número de 8 a 12 por cacho.  Quando polinizada produz pequenos frutos esverdeados que são considerados comestíveis.

As flores do gênero Passiflora são consideradas entre as mais perfeitas da natureza, incrivelmente ricas em detalhes e bastantes fáceis de cultivar, uma excelente opção também para cultivo em vasos.

Deve ser cultivado em solos ricos de matéria orgânica, bem drenados. A planta desenvolve-se melhor em à meia-sombra. É uma planta típica de clima tropical e subtropical livre de geadas.

janela-tarde

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post