Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




musgos

Os musgos  são representantes do grupo das briófitas e como tal são desprovidos de vasos de condução e tecidos. São constituídos por caulóides, rizóides e filóides. São plantas criptógamas, isto é, que possuem o órgão reprodutor escondido, ou que não possuem flores e nem sementes.

Preferem viver em lugares úmidos (são dependentes da água para a reprodução, cuja fase dominante é a gametofítica), e preferem lugares com sombra (umbrófitas). Geralmente atingem poucos centímetros de altura justamente por não possuírem vasos de condução de seiva.

Os musgos são uma divisão de plantas avasculares. São pequenos e de organização simples. Seus caules e folhas são mais propriamente chamados caulóides e filóides, pois não apresentam vasos condutores de seivas. Por isso, a condução é lenta, o que explica por que os musgos só crescem em ambientes úmidos.

Musgos são plantas que se desenvolvem a partir de esporos em vez de sementes. Eles crescem naturalmente na maioria das áreas de clima temperado.

Embora cresçam em solo úmido, os musgos podem nascer até em superfícies duras e é possível encontrá-los em cascas de árvores, rochas e outras áreas sólidas.

Por isso, os musgos são ideais para quem quer dar um toque verde e exuberante ao jardim ou substituir a grama em algumas áreas.

Como conseguir Musgo
Existe uma quantidade enorme de tipos de musgos diferentes do tradicional musgo verdinho, macio como travesseiro. Mas de maneira geral, existem dois tipos de musgo: pleurocárpicos e acrocárpicos.

musgo pleurocárpico

O tipo pleurocárpico cresce bem baixo, pertinho do chão e se espalha de forma horizontal com muita rapidez.

musgo acrocárpico

O tipo acrocárpico cresce especialmente em tufos e antes de se espalhar ele cresce em altura e espessura.
* Alguns tipos de musgo dão flor, enquanto outros são sempre verdes.
* Se quiser cobrir uma área grande – como, por exemplo, seu quintal – com musgo, pense na possibilidade de usar uma mistura de ambos, pleurocárpicos e pleurocárpicos.

Se desejar ter uma opinião profissional sobre qual o melhor tipo de musgo para o seu jardim, ou se quiser conhecer vários tipos de musgo, visite um viveiro para pegar uma muda. Os musgos, embora diferentes, são compatíveis uns com os outros e vivem bem juntos.
* Se não houver um viveiro perto de você, há algumas lojas online que vendem musgo e entregam pelo correio.
* Verifique a velocidade de crescimento do musgo que escolher. Algumas espécies crescem incrivelmente rápido e não é necessário comprar em grande quantidade, ao contrário de outras espécies.

Se não quiser um tipo específico de musgo e não for muito exigente, tente pegá-lo na mata. Usando uma pá, cave um pedaço da terra ou do tronco de uma árvore onde houver musgo. Quando cavar, pegue o musgo com um pouco do solo onde ele estiver para que tenha mais chances de crescer no local que você escolher.

musgo

Plante o musgo no Jardim
O musgo não é uma planta muito sensível, mas há condições ideais para seu desenvolvimento. A maioria deles prefere locais úmidos e sombreados que recebam sol indireto.

O musgo é perfeito para cobrir áreas sombreadas embaixo de plantas e árvores altas. Se a única área que você tiver disponível para plantar o musgo ficar descoberta e receber sol quente diretamente, não se preocupe; mesmo nessas condições o musgo deve crescer a contento.
* Musgo é ótimo para drenar áreas do jardim que tendem a inundar com chuvas pesadas. Plante musgo em vez de grama para melhorar a drenagem do solo.
* O musgo não possui um sistema de raízes e, por isso, cresce facilmente em locais pedregosos onde a grama não cresce.

Se for plantar no solo, faça o teste para saber o valor do pH do solo e, se necessário, faça as mudanças adequadas; o musgo prefere solo mais ácido com cerca de 5 a 5,5. Qualquer lugar onde decidir plantar musgo, deverá estar limpo sem outras plantas ou ervas-daninhas.

Qualquer que seja a área onde decidir plantar o musgo, ela deve estar macia e totalmente plana. Ao contrário da grama, o musgo cresce em pequenos torrões no solo ou na área onde estiver plantado.

Use uma mangueira ou aspersores de irrigação para molhar bem a área onde plantará o musgo. Plante então cada pedaço de musgo bem firme. Pressione o musgo contra o solo ou área rochosa para fixa-lo no lugar.

Depois que fizer o plantio, o musgo deve ser molhado diariamente por duas ou três semanas. Assim ele crescerá mais rapidamente e ficará bem firme no lugar. Aspersores de irrigação e mangueiras com bico fino para umedecer o musgo funcionam muito melhor do que jatos de pressão direcionados, que podem danificar as plantas.
* Se o musgo começar a ficar verde escuro ou desigual com o tempo, é provável que esteja recebendo água demais.
* Após um mês pode-se reduzir a irrigação, mas o musgo deve ser mantido úmido sempre que possível.

musgos11

Reprodução do Musgo
Uma das maneiras de fazer o musgo se espalhar é dividindo um pedaço em vários de cerca de 0,5 cm e replantando-os com espaço entre eles. Quebre um pedaço de musgo em pequenos pedaços e replante-os um perto do outro com um espaço de aproximadamente 2,5 cm entre eles.
* Esse método só dá certo com musgos plantados no solo; nas superfícies duras os pequenos pedaços de musgo não conseguirão aderência.

Faça uma mistura de musgo de rápido crescimento misturando-o com um líquido que possa ser espalhado nos objetos e áreas verticais como muros, rochas e árvores. Encha um liquidificador com pedaços grandes de musgo, dois copos de leitelho (leite de manteiga) e dois copos de água. Bata a mistura até que fique com a consistência de um milkshake.
* Não é a mistura mais cheirosa do mundo; sendo assim faça do lado de fora para que sua casa não fique malcheirosa.
* Para esse procedimento você pode usar musgo vivo ou morto: o resultado será o mesmo.

Cubra o objeto/local com o milkshake de musgo. Você pode despejar a mistura diretamente em cima das coisas, pode usar um pincel ou borrifar para espalhar melhor. Embora não seja visualmente tão atraente, você também pode espalhar a mistura no chão em vez de plantar pedacinhos de musgo.

musgos22

Dicas
* Como o musgo retira nutrientes do ar em vez de coletar do solo, ele é muito mais fácil de cultivar e não precisa de fertilizante. É importante que o musgo fique em uma área úmida.
Após plantar ou transferir o musgo, mantenha a umidade da área com uma rega leve ou instalando um sistema de irrigação automático. Instalar um componente de água na área também ajudará a manter o nível de umidade alto.

* Quando colocar o musgo no local, coloque em cima dele um pedaço de papelão firme e faça pressão. Dessa forma o musgo se prenderá mais facilmente ao solo.

riacho

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post