Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Fungicida – Calda Bordaleza – Para um litro de calda, prepare: 100 gramas de sulfato de cobre, 100 gramas de cal virgem (sulfato de cálcio), 01 litro de água.
Preparo: Ponha o sulfato de cobre em saco de pano dentro de um vasilhame com um pouco de água (quente ou morna) e deixe durante 24 horas. À parte, hidrata-se a cal virgem com água, cuidado para não tocar o produto com as mãos, pode se queimar. Colocar a cal virgem no vasilhame onde o sulfato de cobre está dissolvido e complete com 01 litro de água, misturando bem com um bastão (haste) de madeira. A calda deve ser pulverizada sobre as plantas ou pinceladas durante dois dias seguidos e depois com intervalo de uma semana. Mesmo que suas plantas não apresentem incidência, preventivamente, aplique pelo menos uma vez por ano, antes da estação das chuvas. A calda não é tóxica para as plantas.

Ferrugem e Podridão – Suco de Cebola com Hortelã – Pique uma planta inteira de cebola (utilize todas as partes) e algumas folhas de hortelã (06 a 10) em 01 litro de água. Bata tudo no liquidificador, coe e aplique logo em seguida nas plantas via pulverização foliar. Não guarde a solução para posterior utilização, pois se perde o efeito.

Bactérias e Ataques de Insetos (Sintomas já manifestados)
150 gramas de alho picado
02 colheres de chá de parafina
100 gramas de sabão de coco dissolvido em 10 litros de água.

Preparo: Deixar o alho e a parafina em infusão por 24 horas. Junte o sabão sempre misturando. Filtrar guarde em embalagens de vidro. Pulverizar sobre as partes afetadas nas plantas.

Cochonilhas e Pulgões (Combate e Prevenção) – Calda de Fumo com Sabão de Coco – Deixe de molho 200 gramas de fumo de rolo (corda) em 02 litros de água por 24 horas. Filtre a calda em coador descartável de papel. À parte, dissolva 200 gramas de sabão de coco em litro de água fervente. Espere esfriar, adicione a calda de fumo e pulverize sobre as plantas afetadas. Deve-se diluir em 1:10 (uma parte de calda para 10 partes de água). Mesmo que suas plantas não apresentem ataques, faça pelo menos uma vez por semestre, pois o principal agente transportador destes são as formigas.

Pulgões – Macerado de Alho: Esmagar 04 dentes de alho e colocar em litro de água deixe amolecer por duas semanas. Diluir em 10 litros de água e pulverizar as plantas afetadas.

Pulgões – Macerado de Urtiga:
Colocar 100 gramas de urtiga fresca em 01 litro de água e deixar amolecer por 03 dias. Diluir em 10 litros de água e pulverizar as partes afetadas.

Pulgões – Macerado de Urtiga:
Colocar 100 gramas de urtiga fresca em 01 litro de água e deixar amolecer por 03 dias. Diluir em 10 litros de água e pulverizar as partes afetadas, e/ou dissolver de 150 a 300 gramas de sabão de coco em 10 litros de água quente. Espere esfriar e pulverize as plantas afetadas.

Pulgões e Ácaros:
Misturar 40 gramas de sabão de coco com 120ml de querosene e água quente (cor leitosa). Adicione 25 litros de água fria e misture bem (querosene é tóxico para qualquer tipo de inseto). Pulverizar as plantas atacadas antes da frutificação. E agora, o COMBATE Inseticida Natural.

Pulgões e Ácaros (Insetos Sugadores) – Chá de Coentro:
Cozinhar algumas folhas de coentro em água por alguns minutos. Coar, misturar mais água e pulverizar. A quantidade de água misturada ao chá dependerá do resultado, se o controle não foi total, diminua a quantidade de água para tornar a solução mais forte.E agora, o COMBAT.

Chochonilha
: Pincelar a solução de álcool nas partes afetadas das plantas, e procure ir retirando com ajuda do pincel às cochonilhas. E agora o COMBAT.

Lagartas:
100 a 300 gramas de sabão de coco
½ litro de álcool
01 colher de sopa de cal virgem
01 colher de sopa de sal de cozinha
Misturar em 10 litros de água e misturar muito bem. pulverize sobre a planta que estiver fortemente atacada pela praga.

Lagarta e Lesma – Infusão de LOSNA: Derrame um litro de água fervente sobre 30 gramas de folhas secas de Losna. Deixe em infusão por 10 minutos. Diluir em 10 litros de água e pulverizar as plantas atacadas pelas pragas.

Lesma – Sal Grosso:
Distribua pela área onde ocorrer incidência significativa de lesmas, um punhado de sal grosso. Bastante utilizado em orquidários e estufas. Uma vez por semana, durante 06 semanas, sempre após as regas, para evitar que a umidade excessiva derreta o sal.

Plantas com propriedades Inseticidas – Normalmente o plantio de espécies que exalam odores, como ervas, temperos, cravos e gerânios afastam insetos em geral. Por exemplo:
Gerânio, Citronela: afasta insetos em geral, inclusive pulgões.
Hortelã: evita ação de formigas.
Gergelim: evita o aparecimento da formiga saúva.
Manjerona, Tominho e Camomila: repelem lagartas.

inseto4

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



3 Responses

  1. Ola, Sonia, sou o Jose, moro em Portugal e acabo de ler o seu blog.
    O que li esta correcto, embora eu me dedique tambem um pouco ao cultivo de morango e framboesa, achei o seu blog, informativo para quem procura na verdade pelo bem saber. Nota 10, com os meus cumprimentos,Jose.

  2. #2
    Daniela Neuberger 
    Monday, 21. September 2009

    Olá, Sonia!
    Antes de tudo parabéns pelo site!
    Tenho em minhas plantas um inseto. Ele na verdade fica na terra, são cinza-chumbo e vejo muitos quando coloco água, pois eles saem correndo. Não sei o que é e muito menos como tratar. Você pode me ajudar?
    Um abraço, Daniela

  3. #3
    Anderson Coelho da Silva 
    Sunday, 3. July 2011

    oi amiga! Você realmente você é necessária para o nosso planeta, pois suas técnicas funcionam e propocionam o controle de pragas eficaz sem agredir o meio-ambiente. Parabens!!!!!!!!!

Comente sobre o post