Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




cochonilha

As cochonilhas (coccídeos) são uma família de insetos pertencentes à super família Coccoidea. Existe bem mais de cem espécies diferentes de insetos sugadores de plantas e orquídeas.

São em geral conhecidos também por  escamas, lapinhas, piolhos-de-plantas ou piolhos-dos-vegetais. As fêmeas são achatadas com corpos ovais, por vezes coberto com uma cêra (essas cobertas por cera são difíceis de combater, pois a cêra protege o inseto, é preciso uma escova de dente molhando em uma solução de sabão e água para arrancar ela da parte atacada (mesma receita 5 ml de sabão para 500 ml de água).

Em alguns dos gêneros as fêmeas possuem pernas, mas outras são desprovidas de pernas e as antenas podem ser encurtadas ou ausentes. Os machos podem ser alados e copulam com muitas fêmeas que depois não para mais de produzir filhotes.

Enquanto sugam a planta excretam uma substância adocicada que é apreciado pelas formigas que ficam de pajem cuidando e recolhendo o “néctar” enquanto os insetos não param de sugar, inclusive as formigas é que mudam as cochonilhas de lugar na planta, e levam elas os que nascem para outras partes da planta ou até para outras plantas. As cochonilhas não conseguem se locomover.

Tanto a cochonilha como a formiga faz o papel que lhes cabem e não sabem que a orquídea tem dono. Só que tem um porém nessa historia, os ataques severos dessa praga só ocorrem se a planta já estiver desnutrida, não conseguindo se defender.

orquídea

Plantas sadias costuma saciar a “fome” das formigas soltando pequenas gotículas de seu mais precioso néctar, fazendo assim uma sadia parceria onde a planta fornece para a formiga o seu néctar e as formigas defendem a orquídea de ataques de praga.

Muito interessante observar o equilíbrio da natureza em duas situações distintas onde a formiga trabalha para manter esse equilíbrio. Nunca acreditei que as formigas fossem prejudiciais as plantas e observando e cultivando orquídeas aprendi que a formiga atua conforme a condição da planta se estiver debilitada e a morte for um caminho natural ela acelera esse processo reciclando e tornando sustentável o meio.

Mas se a planta estiver saudável e bem nutrida a formiga apenas recolhe seu “pagamento” e nada faz a planta.

Para evitar o aparecimento além de adubar corretamente as suas plantas, você poderá fazer o seguinte:

* Observe o local de cultivo e tente fazer diminuir a umidade do local, regando mais espaçadamente, aumentando a distancia entre os vasos permitindo que a ventilação melhore, mantendo limpo o local de cultivo e bancadas, pode até pendurar as plantas dificultando para as formigas e outras pragas.

cacto

* Observe periodicamente as plantas, principalmente as que floriram recentemente e provavelmente estão com as reservas baixas, pois a floração exige muita energia da planta que acaba ficando mais frágil nesse período.

* Cortar a espata ou haste que estiver sem flores e secando.

* Retirar com escova de dente as palhas secas do bulbo da planta, pode ser com a solução de 5 ml de sabão neutro para 500 ml de água.

* Não se esqueça que as cochonilhas gostam de orquidários com muita umidade, pouca ventilação e pouca iluminação.

gondoleiro

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post