Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




tatuzinho

O tatuzinho de jardim é um dos animais mais comuns quando o assunto é pragas. Ele não é uma praga em si, mas acaba comendo as folhas das plantas e deixando alguns buraquinhos nestas.
É um pequeno animalzinho, preto ou marrom, que geralmente pode se enrolar em forma de bola, por isso também é conhecido como tatu-bola.

É encontrado em todo o mundo. Nas regiões de clima temperado, a reprodução ocorre em abril e junho.Vivem sob pedras e matéria orgânica, tais como galhos e folhas. Alimentam-se de matéria orgânica em decomposição.
Estes animais causam danos às raízes e às folhas das plantas, entretanto são muito eficientes como decompositores. São comumente encontrados em jardins cujo solo apresenta grande umidade.
Aprenda a reconhecer e a eliminar esses bichinhos no seu jardim.

Veja como eliminar esse ser indesejável do seu jardim:
. Antes de fazer qualquer tipo de tratamento, limpe a planta. Use um pano molhado ou raspe a área atacada com o cabo de uma colher, com muito cuidado para não afetar as plantas;

. O álcool é um antídoto poderoso. Para eliminar os tatuzinhos sem prejudicar as plantas, borrife no jardim uma solução com 5% de álcool. Repita a aplicação, no mínimo, três vezes, com intervalos de quatro dias;

. Outra forma de erradicar os tatuzinhos instantaneamente é diluir uma colher de detergente em um litro de água e borrifar tudo com o produto: folhas, ramos, tronco e até a terra;

. Uma receita caseira que também dá bons resultados consiste em colocar quatro cigarros em um litro de água e deixar por cinco dias. Com o produto obtido, pulverize a planta três vezes, com intervalos de cinco dias. Assim, você conseguirá eliminar os tatuzinhos por completo.

Depois de eliminar os bichinhos, com água e sabão retire as carapaças que ficaram grudadas nas plantas.

O sabão tem que ser neutro. Molhe um pano na mistura e passe sobre a superfície. Você vai ver como eles se soltam com facilidade.

Se o ataque for muito forte, depois de limpar a planta faça um tratamento com inseticida para matar o resto da população e dos ovos.

Outra forma de acabar com os tatuzinhos instantaneamente é uma receita caseira que também dá bons resultados consiste em colocar quatro cigarros em um litro de água e deixar por cinco dias. Com o produto obtido, pulverize a planta três vezes, com intervalos de cinco dias. Assim, você conseguirá eliminar os tatuzinhos por completo.

Este tratamento deverá ser repetido três vezes, com um intervalo de oito dias.

chuva no mar

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



7 Responses

  1. #1
    carlos lopes 
    Wednesday, 12. January 2011

    obrigado pela dica, para esterminar o tatuzinho de jardim. eles estão destruindo toda as minhas ortaliça

  2. #2
    Serrate Maria Motta Crispim 
    Friday, 11. November 2011

    Obrigada pela diga, não conhecia, vou usar, minhas plantas estão sendo destruidas também. Parabéns pelo trabalho aqui prestado.

  3. Obrigada pelas dicas, vamos usá-las em nossa horta.
    Paz e Bem!

  4. #4
    Sonia Maria Bueno 
    Saturday, 29. June 2013

    Oi…obrigada pelas dicas, excelentes, gostei mesmo foi da música, cantos de pássaros, hummmm, que bom gosto!!! natureza pura!!

  5. Gostei do seu post, super legal seu ponto de vista. Eu tenho um Blog sobre este mesma tema, acesse ele depois. Abraços.

  6. Os tatuzinhos que estão na terra do vazo de minha “árvore da felicidade” são incontáveis, bem pequeninos de cor cinza bem clara. Obrigada e ficarei muito agradecia se me retornar.

    Abraços.

  7. #7
    Verônica Melenchon Alves 
    Tuesday, 29. March 2022

    Obrigada, pela informação vou aplicar no jardim da escola.

Comente sobre o post