Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




flor de pitaya

As flores da Pitaya são laterais, noturnas, com 20 a 35 cm de comprimento, brancas, completas, perfumadas ao abrir, à noite, quando são polinizadas por insetos. Contém numerosos estames, tendo sido contados acima de 800 em uma só flor, arranjados em duas fileiras, ao redor do pistilo formado por 14 a 28 estiletes de cor creme. As sépalas são de cor verde-clara. O pólen é abundante e de cor amarela.

Para que ocorra a polinização cruzada ou autopolinização é necessário que a flor se abra, o que ocorre a noite, mas a sua abertura é precedida de várias etapas, ou seja: a partir das 12 horas há um inchamento do bulbo floral e o início da deiscência das anteras. No inicio da noite (após as 19 hs), se dá a abertura floral, com separação do perianto e das brácteas, estágio no qual as anteras já estão com sua máxima deiscência. Os lóbulos do estigma se estendem, mas como há uma separação dos estames e como há diferença de altura desses órgãos, isso dificulta a autopolinização. Nesse estágio a umidade relativa baixa e a insolação podem influir na senescência da flor, o que ocorre no início da manhã seguinte.

A polinização e fecundação são essenciais para que haja frutificação na pitaya, o que se dá durante a noite, com atração de polinizadores, como abelhas, pássaros, mamangavas e morcegos, pelo perfume do néctar da flor. Além dos citados polinizadores, pode haver autopolinização em algumas variedades ou espécies. Há espécies que são auto-incompatíveis, necessitando de outra para que haja a polinização cruzada.

Como os órgãos masculinos amadurecem primeiro, a abertura da flor pode ser feita manualmente, o que atrai as abelhas e possibilita a transferência do pólen pelas mesmas, pois é comum os citados insetos procurarem as flores, mas estas ainda estarem fechadas. A abertura natural das flores só ocorre ao anoitecer.

Se houver condições de fazer a polinização manual essa é aconselhável, pois é fácil, embora trabalhosa. Basta abrir a flor, retirar o pólen com os dedos e passar estes no estigma da outra flor.

borbo061

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



11 Responses

  1. tenho plantada num vaso grande uma pitaya, já tivemos o prazer de apanhar e comer esta fruta deliciosa , rara e exótica,só que cho o crescimento da planta um pouco lenta,qual seria o melhor adubo para a mesma? Me ensinaram fazer com folhas de mamona deixada de molho durante doze horas, um adubo para regar todas as plantas, posso usá-la?
    grata, vedray

  2. #2
    Paulo R. M. Teixer 
    Wednesday, 2. November 2011

    A pitaya é assim mesmo lenta e saborosa, adubo orgânico de aves bem curtido misturado ao solo e 300gr de farinha de osso por planta tb no solo.

  3. #3
    Iracêma Pereira de Carvalho 
    Monday, 2. January 2012

    Tenho 03 pés de pitaia que foram plantados há mais ou menos 04 anos. Até agora não floresceu. O que é preciso fazer?

  4. Tenho um pé de Pitaia, já é o terceiro ano que ela floresce mas não forma o fruto. As flores murcham e caiem, acho que não está ocorrendo a polinização. Não acho que seja autoincompatibilidade, porque do pé que eu tirei essa muda produz normalmente e não tem nenhum outro pé perto dele.O que pode ser??

  5. #5
    adelmo 
    Monday, 9. April 2012

    tenho dois pes de pitaya plantados mais so dao flores e nada de frutos o que posso fazer obrigado

  6. #6
    deck sandres f.souza 
    Tuesday, 9. October 2012

    plantei 5 mudas de pitaya mas estão pubando a palma e morrendo como devo tratar esta doença.

  7. Parabens pelo otimo assunto,estou começando minha coleçao de pitayas,goji berrye,mirtilo,e outras exoticas.
    tenho inumeras sementes de pimentas e quero conseguir com outros apaixonados pelas mesmas mais tipos .

  8. #8
    Ailton Gasparini 
    Sunday, 4. November 2012

    Algumas informações sobre a pitaya, respondendo a todos:
    Existem algumas variedades que não são auto polinizável, quando abrir as flores, o que deve estar começando a acontecer, usem um pincel macio, retirem o polem da parte masculina ( parte menor e mais alta e apliquem o polem na parte mais baixa e maior do interior da flor, a maior quantidade possível, passando em toda a circunferência )
    Com relação a demora para produção, deve ter sido mudas produzidas por sementes, que demoram para produzir.
    Com relação a doença, pode ser excesso de água, provocando um amarelamento e manchas marrom, é só tirar as partes lesionadas, deixando o talo, que as estacas posteriores sairão boas. E interessante passar tinta na parte ferida que ficou na planta

  9. #9
    claudio viegas 
    Wednesday, 21. November 2012

    Olá,
    Gostei das informações. Tenho várias plantas desse gênero em casa e ficam lindas quando abrem em novembro, no período noturno.
    Fiquei surpreso ao ser informado de que os seus frutos são comestíveis, por isso gostaria de saber mais detalhes e fotos do fruto.
    Claudio

  10. #10
    kary cristina ferreira de oliveira 
    Sunday, 22. September 2013

    Bom dia tenho uma flor parecida e gostaria de saber se esta da foto vcs poderiam me dizer

  11. #11
    jose carlos 
    Monday, 19. May 2014

    Ao Bruno:
    estava com o mesmo problema seu. Fiz adubação com esterco de galinha e coloquei um pouco de calcareo calcídico em cada planta, e as flores vingaram e
    já colhi várias frutas de peso entre 250 a 400 gramas.

Comente sobre o post