Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Acalypha reptans

A planta conhecida popularmente como rabo-de-gato pertence à família Euphorbiaceae, e se origina da Ásia. Pode ser encaixada na categoria de flores perenes e forrações à meia sombra. Os climas que essa planta prefere são o equatorial, tropical e subtropical.

A planta pode atingir uma altura entre 0.1 a 0.3 m e pode ser cultivada a meia sombra ou então a sol pleno e o seu ciclo de vida é o perene.

A planta pode ser conhecida por outros nomes populares além de rabo-de-gato como, por exemplo, acalifa-rasteira ou somente acalifa. O seu gênero é o Acalypha e as suas inflorescências são vermelhas com uma textura que se assemelha a uma pelúcia.

Essas inflorescências são alongadas e lembram um rabo de gato e daí vem o seu nome popular mais utilizado. As folhas dessa planta são denteadas e numa grande quantidade, juntas formam uma folhagem densa e baixa. Pode ser usada como planta de forração bem como pode ser cultivada em jardineiras.

Possui inflorescências vermelhas que apresentam uma textura de pelúcia e são alongadas, mostrando o porque do nome rabo-de-gato. Suas folhas são denteadas e em grande quantidade. Estas formam uma folhagem baixa e densa. Presta-se como forração e pode ser plantada em jardineiras.

Acalypha-reptans-311

Cultivo
O cultivo dessa planta deve ser feito a sol pleno e essa variedade não tolera geadas. Para garantir a qualidade do cultivo o solo deve ser fértil e de preferência e enriquecido com matéria orgânica. As regas devem ser feitas regularmente e a sua reprodução é feita por divisão da ramagem enraizada e através do processo de estaquia.

Para muitas pessoas parece que nome rabo-de-gato não faz jus e nem sentido em relação à planta. A espécie Acalypha repens é um tipo de planta rasteira que pode ser encontrada em abundância nas florestas da Índia.

A resistência dos “rabinhos” que nascem como inflorescências na planta é incrível, para se ter uma ideia os rabinhos aparecem o ano todo. A única coisa que essa planta não suporta, é a geada.

Uma curiosidade interessante é que a rabo-de-gato pode ser utilizada como uma planta de forração, como um tipo de grama, por exemplo. Pode ser usada como forração em canteiros ou mesmo em vasos ou pendentes uma vez que as suas raízes não precisam de mais do que 15 cm para de terra para crescer.

Pelo fato de ser bem resistentes e oferecer uma boa cobertura essa planta pode ser usado em canteiros ou vasos com outras plantas. O objetivo da combinação da rabo-de-gato cm outras plantas é que ela dê um acabamento mais bonito e ajude a deixar a terra molhada por mais tempo.

Acalypha-reptans-11

Dicas de cultivo
O cultivo da rabo-de-gato deve ser feito sempre sob o sol pleno e num solo fértil que tenha sido enriquecido com matéria orgânica. No caso de você usar uma terra com textura muito argilosa acrescente um pouco de areia a mistura, pois ela poderá ter dificuldade em ser penetrada pela água.

A adubação também é muito importante para a rabo-de-gato e deve ser feita na medida certa. Quando a adubação é feita em excesso pode acabar queimando as folhas em especial quando os nutrientes são borrifados em horários em que o sol está muito forte.

As regas da rabo-de-gato devem ser feitas diariamente para que a terra fique sempre molhada, porém, se lembre de não encharcar as flores. A água em excesso pode estimular o surgimento de fungos que acabam apodrecendo a raiz da sua planta.

Paisagismo
A rabo-de-gato é uma planta bem interessante para ser usada no paisagismo como forração, pois cria um tipo de tapete com as suas folhas e inflorescências. O cultivo e a manutenção são simples.

Paraiso_1438

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post