Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Wedelia_trilobata

Ao redor do mundo encontraremos plantas de todos os tipos, plantas que são ótimas para decorar ambientes internos, plantas com aromas deliciosos, plantas que atraem pássaros e que dão um toque especial ao seu jardim.

Além dessas, existem ainda aquelas que são super populares por aquelas pessoas que vivem em locais onde o cultivo de plantas, principalmente as mais delicadas, é complicado devido às condições de solo, clima ou os dois.

Justamente para deixar esses lugares mais bonitos que existem as plantas mais rústicas. Essas plantas são ótimas para cultivo em regiões muito quentes ou muito frias, por exemplo.

Mais abaixo, conheceremos as principais características da vedélia, uma planta rústica e muito popular aqui no Brasil, principalmente nas regiões de praia, onde as condições de clima não são tão populares.

A vedélia pertence à família Asteraceae e é encontrada por toda a América do Norte, mas o maior cultivo cabe ao nosso território, por isso você conseguirá ter essa linda planta e suas lindas flores em seu jardim facilmente.

Wedelia

Dependendo de onde a vedélia é cultivada, ela pode receber outras denominações como mal-me-quer e picão-da-praia.

Categorizada como planta usada para forrações, a vedélia desenvolve-se melhor em climas equatoriais, oceânicos, subtropicais e tropicais, tais climas tipicamente de todo o território brasileiro. Especificações sobre forma de cultivo nós vamos entender melhor no próximo tópico.

De ciclo de vida perene, o que significa que plantando a vedélia o jardim, terá uma linda planta florescendo durante todo o ano. Uma planta rasteira e ramificada, o que faz o sua altura não ultrapassar os 30 cm de altura.

As folhas são trilobadas e apresenta-se sempre na cor verde mais escura o que dá um belo contraste com as pequenas flores que são amarelas. Estas são muito numerosas e isso dá um efeito todo especial à planta, mas apresentam-se solitárias por cada ramagem da sua plantação.

É justamente essa quantidade exuberante de flores que tornou a planta tão popular no paisagismo, principalmente para ser usada como forração que vai de canteiros, bordaduras, taludes e ainda pode ser utilizada em vasos e jardineiras apenas como aspecto decorativo também.

Cultivo
A vedélia deve ser cultivada sob o sol pleno ou então em meia sombra. O solo deve está muito bem fertilizado e as regas devem ser feitas com intervalos regulares.

Como ela é uma planta rústica não precisará ter com ela cuidados tão delicados, pois ela supera bem algumas condições de solo, umidade e iluminação.

É uma planta que tolera muita umidade tanto do solo quanto de temperatura. Alagamentos ou períodos maiores de secas não causarão nenhuma deficiência da sua vedélia. Ela responde tão bem essa diversidade de clima, que passou a ser uma planta muito utilizada em jardins de regiões praianas.

A reprodução da vedélia pode ser feita por divisão da planta ou por mudas. Para plantar corretamente, é necessário preparar a terra com adubo animal de curral e do tipo bem curtido. O ideal é usar 1 quilo desse adubo para cada metro quadrado de plantação da vedélia. Ele tem que ser muito bem incorporado ao substrato para que sua planta cresça bem.

Sphagneticola Trilobata

Depois de preparar bem a terra, o canteiro que vai receber a planta deverá ser nivelado para que o plantio seja feito de forma correta. Depois de nivelar o canteiro, abra uma cova do tamanho do torrão da muda. Geralmente essa medida é o equivalente a largura e profundidade de uma mão fechada.

Com a cova aberta, retire a muda do material que a protege e coloque a planta de forma que ela fique bem firme para que germine e cresça sem nenhuma parte deficiente. Aperte de leve de forma que ela fique bem fixa e preencha todo o espaço com a areia preparada, se certificando que ela fique sempre bem firme.

Quando terminar esse processo regue bem a vedélia e a mantenha bem saudável. Apesar de ser rústica, é bom  atentar para a planta a fim de evitar que alguma doença possa contaminá-la.

janel9

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post