Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Cymbidium híbrido

As estações do ano estão relacionadas ao ciclo das plantas, desde à semeadura até a colheita. A primavera é a época do plantio e da germinação; durante o verão, as plantas crescem e se tornam maduras e no outono são colhidas.

Iluminação, temperatura, umidade são os fatores principais que mudam ao longo do ano e possuem uma influência muito grande em sua orquídea. O cuidado, portanto, deve estar em sintonia com as necessidades de cada estação.

Em nosso hemisfério (Sul) o verão inicia no dia 21 de dezembro, o outono se inicia em 21 de março. Após o outono temos inverno que se inicia em 21 de junho. Finalmente chega a primavera em 23 de setembro e um novo ciclo se inicia.

Se a primavera é um momento de mudança evidente não podemos dizer o mesmo do Outono. O verão para insistir em permanecer conosco. O outono é um período de redução geral de atividades de sua planta, uma desaceleração que culminará no inverno. Trata-se de um momento delicado em que a planta deverá ser observada de perto.

Circulação de ar
Com as temperaturas mais frias do outono, insetos e fungos vão começar a invadir a sua coleção, se você deixar. Boa organização e circulação de ar vai ajudar a manter as coisas sob controle.

É natural pensar que menos ventiladores (caso suas orquídeas sejam cultivadas em estufas) são necessários, pois a temperatura caiu, mas mantenha-os a um ritmo inferior para desencorajar bolor e fungos. Mantenha-se atenta para cochonilhas e outros insetos.

Miltonia Clowesii

Planeje remover cortinas em estufas
À medida que os dias ficam mais curtos, o nível de luz também será reduzido. Se você tem uma cortina na estufa será necessário removê-lo no final de maio ou início de junho.

Quando for fazer isso, certifique-se de deslocar suas plantas de modo que aquelas que podem tomar os níveis mais elevados de luz irão providenciar sombra para as que não precisam.

É muito fácil que as folhas que necessitam um nível baixo de luz, se queimem quando você faz uma mudança brusca como esta.

Preparo para trazer suas orquídeas para dentro de casa
Maio é um mês extremamente variável na maioria das regiões e requer vigilância para cultivadores de orquídeas, que precisam ser vigilantes com essas temperaturas noturnas para que suas plantas não passem frio.

Comece verificando suas plantas para ver se não há insetos nos vasos, limpe os revestimentos onde insetos podem se esconder e apronte suas plantas para leva-las para dentro de casa a qualquer momento.

regas

Regas
Outono e primavera são as épocas mais difíceis do ano para regar orquídeas, especialmente ao ar livre ou em estufa. A redução do calor e menos horas de luz no dia fazem com que as plantas cresçam mais lentamente e, portanto, precisam de menos água. Você precisa ter muito cuidado para não regar demasiadamente.

Lembre-se de que à medida que a temperatura cai diminui a necessidade de água de sua orquídea.

Adubação
Você deve diminuir a adubação para a maioria das orquídeas a partir do final de março. Com um crescimento menor a necessidade de alimento diminui, portanto adubar a planta pode resultar em um acúmulo desnecessário. Vale lembrar que a presença excessiva de sais acaba prejudicando o sistema radicular e pode inclusive, levar a planta à morte.

Lembre-se de que existem algumas exceções, cujo florescimento ocorre no fim do outono e até no inverno. Portanto, essas plantas requerem nutrientes como o nitrogênio, o fósforo e o potássio, sendo esse último imprescindível para a floração.

Os fertilizantes de liberação gradual constituem uma boa solução para os meses de outono.

Replantio
Evite o replantio durante o outono.

janela-café

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post