Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Renanthera SP

Nome científico: Renanthera SP
Nome Popular: Renanthera
Família: Orchidaceae
Divisão:
Angiospermae
Origem:
Oriente, Ásia
Ciclo de Vida: Perene

A Renanthera é um gênero botânico pertencente à família das Orchidaceas. Possui grande porte, monopodial de excelente desenvolvimento, é uma planta terrestre e ocasionalmente epífita. Varia em dois a quatro metros de altura e possui longas raízes adventícias, que servem para apoiar-se nas árvores.

Suas espécies são distribuídas desde a China, Índia, Nova Guiné, e até no Brasil. As espécies desse gênero produzem uma ramificada inflorescência contendo numerosas flores de seis a oito centímetros,  variando de cor entre o amarelo, o laranja ao vermelho. Trata-se de uma belíssima planta, pois suas flores são abundantes, resistindo mesmo ao sol, estas flores podem durar até sessenta dias.

Por serem terrestres, podem ser cultivadas em vasos ou diretamente no solo utilizando-se tutores de fibra de coco. São ávidas por adubo. Assim o substrato ideal deverá ser leve e poroso e conter uma mistura de partes iguais de terra vegetal e húmus de minhoca ou esterco de gado ou cavalo peneirado.

Quando cultivada em vasos este deve ser renovado a cada três meses, retirando-se a camada superior antiga e repondo-se uma nova, quando se utilizar o adubo químico líquido, dilua um mililitro (é igual a um centímetro cúbico) em um litro d’água. Uma seringa de injeção é um medidor prático. Quando for sólido, mas solúvel em água, dilua uma colher de chá em um litro de água numa freqüência de uma vez por semana.

Essas soluções podem atuar como adubo foliar, mas nunca aplique durante o dia, pois os estômatos (minúsculas válvulas) estão fechados. Faça-o de manhã, antes do sol nascer, ou no fim da tarde, molhando os dois lados das folhas (o número de estômatos é maior na parte de baixo das folhas).

Concentração de adubo menor do que a indicada acima ou pelo fabricante nunca é prejudicial. Se diluir o adubo citado acima (um mililitro ou um grama) em vinte litros de água e com ela borrifar diariamente as plantas, pode-se obter excelentes resultados. Corresponde a um tratamento homeopático. Dosagem maior que as indicadas funcionam como veneno e pode até matar as plantas. Se o adubo for sólido, insolúvel na água, deve ser pulverizado diretamente no vaso, numa média de uma a duas colheres de chá , dependendo do tamanho do vaso, uma vez por mês. Cuidado para não jogar diretamente sobre as raízes expostas.

Esta a espécie gosta de elevado índice de luminosidade podendo ficar exposta ao sol. As regas deverão se dar em dias alternados, tendo-se o cuidado de não encharcar.

Por se tratar de uma trepadeira de grande porte que varia entre dois a quatro metros de altura, podem perfeitamente formar cercas verdes no jardim apoiando-se em treliças de bambu ou dormentes antigos, formando assim divisórias nos jardins, piscinas, também podem ser utilizadas em pérgulas, muros e cultivadas em estufas.

barco

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post