Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Dendrobium Loddigesii

A dendrobium loddigesii é uma das plantas mais famosas do gênero dendrobium. Muito conhecidas por suas flores parecerem um olho-de-boneca, as dendrobium são orquídeas muito admiradas no mundo dos orquidófilos.

Essa é uma orquídea recomendada para a grande maioria dos cultivadores, por ser de fácil cultivo e rápido crescimento.

Por isso, se você quer aprender mais sobre as características e principalmente sobre o cultivo da dendrobium loddigesii, continue lendo.

Características
Assim como as outras dendrobium, essa planta é originária da Ásia, especialmente dos seguintes países da China, Vietnã e Laos.

Ela pode ser encontrada de várias formas, em cima de árvores (epífita), sobre rochas (litófita) e, até mesmo na terra (terrestre).

O seu habitat natural pode ser descrito como: Florestas úmidas em  altitudes entre 900 a 1600 m acima do mar e umidade alta

Saber essas informações é algo necessário para que você entenda melhor como deve ser o cultivo dessa espécie. A dendrobium loddigesii é uma orquídea de pequeno porte, normalmente não passando de 30 cm.

Flores
Agora que você já aprendeu sobre as principais características dessa planta, vamos entender e apreciar um pouco mais suas flores.

Essa orquídea floresce no final do outono e início da primavera. Suas flores normalmente duram 15 dias, possuem um leve perfume e medem entre 3 a 5cm de comprimento.

Ao cultivar essa dendrobium, você vai perceber que pouco antes de sua floração, ela perde praticamente todas as suas folhas. Não se assuste, pois, isso é normal para essa dendrobium.

Dendrobium Loddigesii

Cultivo da Dendrobium loddigesii
Como já dito no início deste artigo, o cultivo desta orquídea é algo simples, mas isso pode mudar.

Caso more em uma região onde as temperaturas são maiores, infelizmente terá problemas em cultivar a dendrobium loddigesii, pois, ela é uma orquídea que gosta de temperaturas mais frias.

Onde plantar
Como já dito, essa é uma orquídea que pode ser rupícola, epífita ou terrestre e nesses três casos, o local onde plantar é diferente.

Mas felizmente, a grande maioria dos orquidários vende apenas as dendobrium. loddigesii epífita, por isso, não vamos abordar os outros tipos.

Basicamente ela pode ser plantada em árvores, amarrada em troncos ou placas ou vasos de barro, plástico ou cachepot.

Escolha um local que deixe sua planta confortável e que seja de fácil acesso para que você possa cultivá-la facilmente.

Iluminação
A iluminação é o fator principal para se fazer suas orquídeas florescerem.

Para descobrir qual a iluminação ideal para sua dendrobium loddigesii, você pode seguir essas dicas:
* As folhas estão com um tom de verde mais escuro que o normal, significa falta de luz;
* As folhas estão amareladas ou queimadas, significa excesso de luz.

Essa dendrobium gosta de uma boa luminosidade, mas evite ao máximo sol direto. O ideal para essa planta é um sombreamento entre 40 a 50%.

Dendrobium Loddigesii

Substrato
Os substratos ajudam a completar o que as orquídeas não conseguem sozinhas. Por exemplo, uma orquídea que não consegue reter bem a umidade, vai gostar de um substrato com uma boa retenção de umidade.

No caso dessa dendrobium, o recomendado é um substrato com ótima drenagem e que também deixe as raízes “respirarem”.

Algumas opções para essa orquídea são:
* Carvão vegetal
* Cascas de pinus
* Pedaços de madeira
* Esfagno

Dendrobium Loddigesii

Rega e adubação
As regas para essa orquídea são bem simples e, você apenas deve seguir as dicas abaixo:
* Pouco antes da floração (planta sem folhas): diminuir muito ou suspender a rega
* Após e durante a floração: regar quando o substrato secar

Quanto a adubação, ela deve ser realizada a cada 15 dias, exceto no período antes da floração. Para adubá-las, você pode utilizar adubos orgânicos ou químicos.

Temperaturas
Por último, vamos falar sobre o fator mais “complicado” no cultivo dessa orquídea, a temperatura.

Basicamente a dendrobium loddigessi gosta de temperaturas mais frias ou médias. Por isso, se você viver em regiões mais frias, essa orquídea será fácil para se cultivar.

Garanta que a temperatura média fique entre 7ºC a 30ºC, e durante a manhã a temperatura deve ser ao menos 4ºC maior do que a noite.

banconolago

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post