Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




cattleya bicolor

Entre todos os estados brasileiros, Minas Gerais se destaca como o mais extenso conjunto de terras elevadas do País, podendo-se citar o Pico da bandeira, na Serra do Caparão, e o Pico das Agulhas Negras, na Serra da Mantiqueira.

Nas diferentes vegetações dessas localidades, encontra-se uma grande diversidade de árvores frondosas, remanescentes da mata Atlântica, e também espécies arbóreas de pequeno porte, como os exemplares dos campos rupestres, que abrigam muitas orquídeas.  Existem ainda espécies rupícolas bastante representativas, além das terrestres.

Os vales do estado, com altitudes entre 700 m e 900 m, são habitats privilegiados para as orquidáceas. Há também as grandes áreas de campos e de florestas nebulares, além de outros ecossistemas importantes, que aparecem entre 1.000 m e 1.800 m de altitude.

Com isso, pode-se concluir que o estado mineiro apresenta diferentes localidades adequadas para o bom crescimento das orquídeas. Então, é possível encontrar espécies de diferentes habitas. São plantas rupícolas, epífitas e terrestres, predominando uma ou outra conforme o lugar.

Devido à diversidade de ambientes, são muitas as orquidáceas encontradas no estado mineiro. No entanto, as mais representativas são: Catleya walkeriana, C. wareni, C. loddigesi, C.bicolor e, diversas espécies de Laelia rupícolas ou epífitas, conhecidas por “lelinhas mineiras”.

Historicamente, Minas Gerais é o berço de muitas e variadas espécies. Um dos sítios mais importantes do todo o mundo. O estado sempre atraiu as expedições dos mais renomados botânicos.

Ainda que, devido à devastação das matas e do avanço rápido da fronteira agrícola e agropecuária, muitas delas estão ameaçadas de extinção, como é o caso da C. bicolor, da C. loddigesii e da Sophronitis coccínea.

Apesar da tamanha variedade, a C.walkeriana é considerada a orquídea símbolo do estado. Isso porque sua área de ocorrência é maior. A espécie é encontrada desde o Sul de Minas Gerais, passando pelo Triângulo Mineiro e pelo centro do estado até os vales dos rios Doce e Jequitinhonha, avançando até as regiões do cerrado mineiro e goiano.

38

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. #1
    geraldo magela brasil 
    Sunday, 14. December 2014

    Boa tarde, eu conheço muito pouco sobre orquídeas, esta é minha e é a primeira vez que floresceu, tenho informações de que a menor orquídea do mundo mede em torno de 2,1 mm, tenho uma “STELIS ARGENTATA” esta é menor próximo a 1,5 mm, tenho fotos para mandar, você pode me ajudar?

Comente sobre o post