Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




miltonia flavenscens

Nome Científico: Miltonia flavenscens
Nomes Populares: Orquídea amor-perfeito
Origem: Brasil. É encontrada em vários estados, da Bahia e Pernambuco aos estados do sul do país e também na Argentina.

Descrição: Planta herbácea perene, epífita de folhas finas coriáceas com altura em torno de 30 cm, formando grandes touceiras.
As flores são pequenas e perfumadas, de sépalas e pétalas na cor amarelo pálido e labelo branco de forma diferenciada com pontuações em púrpura.
Reúnem-se em grande racemo muito ornamental, com a haste floral de 40 cm com cerca de 12 flores em cada, na primavera até o verão, dependendo das condições da região.
A duração da floração é de até 20 dias.

Modo de Cultivo:
É uma das orquídeas mais fáceis de cuidar.
Tolera calor e vegeta bem em locais de clima mais úmido e de temperaturas mais baixas, numa amplitude de 5 a 35º C.
O local onde for cultivada poderá boa luminosidade, se colocar em ripado, usar sombremento de 50%, deixando espaço grande entre as plantas penduradas, pois forma grande touceira.
As regas devem ser frequentes nas estações de crescimento da planta e no verão, diminuindo no inverno.
As adubações para esta orquídea devem ser balanceadas, usando adubo NPK formulação 10-10-10 na época de crescimento e 3 meses antes da floração passar para a fórmula NPK 4-14-8, não esquecendo que as doses devem ser bem pequenas, diluídas em água e molhar o substrato e não as folhas.
Quem usar adubo foliar deve ter cuidado na aplicação, evitando que o sol queime as folhas com gotas de água em cima.
A propagação desta orquídea pode ser feita por divisão de touceira.
A não ser que seja um produtor e vá comercializar, o interessante é deixar que forme grandes touceiras, seu efeito ornamental será maior.

Paisagismo:
Pode ser cultivada em vasos ou presa a troncos de árvore onde receberá alguma sombra nas horas de sol mais forte.

RvXumhnt2tdq

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



3 Responses

  1. #1
    Anonymous 
    Tuesday, 21. April 2009

    ganhei uma orquidia faz 8 meses e logico. As flores mucharam e ela continua do mesmo tamanho sem desenvolver nada como faço para que ela reproduza de novo
    Obriga
    Joana

  2. #2
    Anonymous 
    Tuesday, 21. April 2009

    ganhei uma orquidia faz 8 meses e logico. As flores mucharam e ela continua do mesmo tamanho sem desenvolver nada como faço para que ela reproduza de novo
    Obriga
    Joana

  3. Como cuidar da planta pacova? Pois a minha esta secando todas as folhas eram (sete)folhas e restam (duas) que ja estao amarelando. Agradeço
    e aguardo resposta.

Comente sobre o post