Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




StanhopeaA floração intensa da Stanhopea

As plantas do gênero Stanhopea estão entre as orquidáceas que apresentam as flores mais inusitadas.
Originário da América Tropical, o grupo possui orquídeas com hastes florais pendentes, que nascem da base dos pseudobulbos com apenas numa folha. Ou seja, na maioria dos casos, são plantas que apresentam sua floração por baixo do vaso. Esse é um dos principais diferenciais dessas plantas, conhecidas também por cabeça-de-boi. As flores de forma exótica têm curta duração, mas também são bastante perfumadas.

Cultivo em casa
As Stanhopea devem ser cultivadas em ambientes sombreados com alta umidade relativa e temperaturas entre 18ºC a 25ºC, mas são tolerantes tanto a locais mais quentes como mais frios.

MadesvalliaMasdevallia - Planta de flores diferenciadas e difícil cultivo

Originárias da América Tropical, as plantas do gênero Masdevallia são, em sua maioria, epífitas. Suas flores consideradas por muitos, esquisitas. Aparecem solitárias ou em pequenos grupos. Elas têm entre 2 cm e 1 cm de diâmetro, mas existem aquelas com tamanho maior, que podem chegar a até 8 cm. As sépalas, unidas pela base muitas vezes apresentam prolongamentos, que são a parte mais vistosa da flor.
Há casos em que essas extensões atingem até 20 cm de comprimento.

Cultivo em casa
As madevallia são plantas sensíveis. O cultivo delas é bastante difícil. Para terem um bom desenvolvimento, precisam de ambiente sombreado, alta umidade relativa do ar, excelente ventilação e temperatura amena.

CatasetumFlor estranha, mas exuberante do Catasetum

As espécies de Catasetum são epífitas, ocorrendo ocasionalmente plantas semiterrestres da América Tropical. As flores de formato exótico são bastante vistosas, por serem grandes e coloridas. No entanto, as formas podem variar muito conforme a espécie. Morfologicamente, na maioria das vezes são unissexuadas e, as vezes hermafroditas.De acordo com orquidófilos, trata-se de uma informação muito interessante, já que são as únicas orquídeas de toda a família que apresentam plantas femininas e masculinas.

Cultivo em casa
Para ter belas espécies de Catasetum, é preciso cultivá-las em ambiente úmido, com boa ventilação e pouca sombra. Apesar de gostarem de umidade, deve-se ter cuidado com as regas, evitando encharcar o substrato.

BrassiaAs flores das Brassia lembram aranhas

Conhecidas mundialmente como orquídeas-aranhas, as espécies do gênero Brassia podem ser encontradas no sul da Flórida (Estados Unidos) e das Índias Ocidentais até o México, Brasil e Peru. Os pseudobulbos das plantas possuem de uma a três folhas e hastes florais laterais.
As marcantes e evidentes sépalas são normalmente longas e delgadas, variando muito no comprimento e na tonalidade. Essas orquídeas são muito usadas em cruzamentos.

Cultivo em casa
As espécies de Brassia apresentam fácil cultivo. A principal dica é usar substrato bem drenado e cultivar em ambientes com condições intermediárias de temperaturas.

1_gif02

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post