Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




rodriguezia-venusta-03

Família: Orchidaceae.
Altura: 0,2 m.
Diâmetro: 0,2 m.
Ambiente: Meia-sombra.
Solo: Xaxim/ fibra de coco.
Clima: Tropical de altitude, Subtropical, Tropical, Tropical úmido.
Origem: Brasil.
Época de Floração: Outono.
Propagação: Divisão da planta ou touceira.
Persistência das folhas: Permanente.

A Rodriguezia venusta é um gênero botânico pertencente à família das orquideas (Orchidaceae).

Distribuição
Rodriguezia agrupa cerca de quarenta e cinco espécies epífitas ou rupículsa de crescimento cespitoso ou ascendente e aéreo, distribuídas pela América tropical desde o México ao noroeste da Argentina, com concentração em duas áreas diversas, a saber, no norte e noroeste da Amazônia e na Mata Atlânticas do sudeste do Brasil, ocorrendo em situações diversas, cerca de metade delas registradas para o Brasil.

Descrição
Divide-se em dois grupos de espécies de portes bem diferentes. Um dos grupos, de crescimento cespitoso, com rizoma curto, pseudobulbos muito pequenos, alongados, quase totalmente ocultados por muitas bainhas foliares imbricantes, com folhas espessas, lanceoladas, acanoadas, e inclorescência curta, arcada ou pendente, com muitas flores.

As flores têm pétalas e sépalas dorsais coniventes, aproximadamente de igual tamanho, ou por vezes pétalas bem maiores, enquanto as séplas laterais normalmente fundem-se, na base ou em todo o comprimento, formando um esporão ou mento saquiforme, sempre mais curto que o ovário. O labelo é simples é simples, geralmente tem a mesma cor das pétalas e sépalas, com lobo mediano de extremidade bilobulada, na base prolongado em saco livre ou soldado à face ventral da coluna, com numerosas carenas paralelas de comprimentos diversos, comum amarelas, e que devem ser observadas para diferenciar algumas das espécies. A coluna é bastante curta, claviforme, com dois longos prolongamentos de margens pubescentes que guarnecem os lados da antera, e dois apêndices inferiores a ela de modo a formar uma espécie de tubo que conduz ao estigma. A antera é apical, uniloculada, com duas polínias.

borbo046

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. #1
    Luiz Antonio 
    Friday, 9. March 2012

    olá, eu sou de jaboatão, pe.
    nasceu uma no meu pé de limão doce

Comente sobre o post