Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Brassia_arcuigera

Família: Orchidaceae.
Altura: 0,45 m.
Diâmetro: 0,4 m.
Ambiente: Meia-sombra.
Solo: Fértil, Humoso, Xaxim/ fibra de coco.
Clima: Tropical de altitude, Tropical, Tropical úmido.
Origem: América do Sul, América Central, Brasil.
Época de Floração: Outono, Primavera.
Propagação: Sementes, Divisão da planta ou touceira.
Persistência das folhas: Permanente.
Obs: Prefere ser plantada sobre os galhos de uma árvore. As sementes levam alguns anos para atingir o porte adulto.

Brassia é um gênero botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceæ).A maioria das espécies produz flores de perfume agradável, especialmente durante as horas quentes do dia.

Nome popular:
Orquídea Aranha, assim denominada por sua forma singular.

Distribuição
Inclui cerca de 30 robustas espécies de crescimento simpodial algo ascendente e aéreo, epíritas, encontradas nas selvas úmidas e sombreadas das montanhas da América do Sul e América Central e mesmo na Flórida, em altitudes inferiores a 1500 m. Há registros da ocorrência de onze delas no Brasil. São plantas de fácil cultivo desde que em ambientes mais ou menos quentes e com alta umidade.

Descrição
Esta orquídea, nativa do sul dos EUA, se adapta muito bem ao clima brasileiro. Tem comportamento epífito e forma grandes e lindas touceiras rapidamente. Possui crescimento simpodial  com bulbos grandes e roliços, portando 2 folhas médias.

Suas inflorescências são duradouras e cada uma das hastes portam de 5 a 20 flores, longas e de agradável perfume, se bem cultivada pode das mais de 6 hastes florais.

O cultivo pode ser realizado tanto em cachepot tanto em vaso de plástico  barro, amarrada em placas ou em árvores e por uma a infinidade de opções.

Aprecia água quando o substrato se apresenta seco, gosta de meia sombra  e temperaturas quentes, uma dica importante é borrifar água nas folhas da planta para que ela mantenha a umidade e não se desidrate.

O substrato deve permitir que as raízes respirem, mais que ao mesmo tempo mantenha umidade, uma mistura de carvão (10%),casca de pínus (40%) e sphagnum (50%), é o ideal, lembrando que esses materiais devem ser bem lavados e esterilizados  antes do uso.

Sua polinização dá-se através de vespas fêmeas, que tentar devorar a coluna da flor, e em meio esta luta acabam carregando o pólem junto consigo.

Esta orquídea tem crescimento rápido, podendo ter vários exemplares a partir de uma touceira adulta. Mais a floração e mais bonita quando a planta é grande, porque ai ela pode dar mais e hastes e flores.

linha de flores

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



3 Responses

  1. #1
    Gisele Ribeiro 
    Sunday, 29. September 2013

    Comprei uma orquídea aranha um uma feira especializada que aconteceu no Shopping (moro em Franca – SP). No terceiro dia notei que a mesma esta com uma espécie de pulgão (pequeno e branquinho e sai com facilidade ao passar levemente os dedos) nos botões que ainda não abriram e alguns estão ressecando. Como posso cuidá-la e que produto usar. Temo que passe para as outras que tenho, apesar de não estarem juntas.

  2. #2
    Flavio Loureiro Costa 
    Monday, 11. November 2013

    Comprei 1 orquídea que pela foto me parece uma Brassia Caudata
    só que o aroma que ela exala infelizmente tem o cheiro da carniça que as vezes se torna insuportável. Gostaria de ter uma confirmação se ela é assim mesmo ou tem alguma forma de mudar esse cheiro pois pretendo me desfazer dela
    Fico no aguardo de sua informação
    Grato Flavio

  3. #3
    Flavio Loureiro Costa 
    Monday, 11. November 2013

    É a primeira vez que entro em sua pagina e me pareceu muito bom.
    Vou visita-lo mais vezes
    Flavio

Comente sobre o post