Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




muda_orquidea

Sua multiplicação é geralmente fácil. Comercialmente são normalmente reproduzidas por sementes ou por micropropagação (técnica de laboratório), mas no cultivo caseiro o método mais utilizado é a divisão de plantsa adultas (ou divisão de rizoma).

A divisão de rizomas é a técnica mais fácil e acessível multiplicação de orquídeas, já que as duas outras técnicas exigem maior nível de tecnologia e especialização, se tornando inviáveis para cultivos domésticos.

Quando a orquídea já pode ser dividida
Por via de regras, para que a separação de rizomas possa ser feita de forma segura, a planta deve possuir ao menos 6 pseudobulbos (caules).
Cada nova planta deverá possuir inicialmente, ao menos 3 pseudobulbos para ter maior garantia de sobrevivência.
O melhor momento para dividi-las é quando estiverem emitindo novos brotos.

Passo-a-passo para a dividir sua orquídea:
1 – Retire a planta do vaso original, tirando o substrato antigo das raízes e lavando-as em água corrente, retirando as partes mortas com os dedos.
2 – Com uma faca (de preferência esterilizada no fogo), separe as plantas em mudas de 3 ou mais pseudobulbos, cortando seu rizoma
3 – Plante as novas mudas em vasos com os substratos adequados.pink__flowers

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post