Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




orquídea negra

A Maxillaria é uma orquidácea que beira a casa de 700 espécies, nativa da Flórida, nos Estados Unidos, América Central, Brasil e nordeste da Argentina, alcançando as Indias Ocidentais. A maioria das espécies são epífitas.

Algumas espécies não toleram perturbações do tipo muda de lugar constante ou manipulação excessiva assim como cortes para mudas.
Tais atos concomitantes podem estressar algumas espécies. Apreciam luminosidade média, mas nunca luz solar direta, originalmente vegetando em florestas úmidas, uma boa umidade ambiente é benéfica ao cultivo.
A Maxillaria schunkeana é uma das espécies do gênero Maxillaria, endêmica das florestas do Espírito Santo, no Brasil.

É conhecida no mundo todo como a ORQUÍDEA NEGRA. Sua cor, tida como negra, na realidade é de um vermelho púrpura tão intenso, escuro, que à primeira vista dá a impressão de tratar-se de uma orquídea negra. Sua flor tem apenas um centímetro de diâmetro mais ou menos.
Literatura aponta como ideal cultivá-la em esfagno.

O exemplar que tenho adaptou-se bem numa forma semi-rupícola, plantada em vaso médio, colocando no fundo brita para uma boa drenagem, e misturando pedaços pequenos de telha quebrada a pedaços de xaxim, tem florido em épocas diferentes mais de uma vez no ano.
O gênero Maxillaria Ruiz & Pavon pertence a tribo Maxillareae, subtribo Maxillariinae. Etmologia: do latim “maxilla”, mandíbula.

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



3 Responses

  1. #1
    joao victor 
    Saturday, 29. January 2011

    como eu poso cuida dela ,que adubo posso usa .

  2. #2
    Evandro M. Siqueira 
    Saturday, 24. November 2012

    Ola boa tarde. Gostaria de saber onde planto a orquidea maxillaria (branca ) como faço para cultiva la. Estou com problemas plantei numa arvore ela nunca deu flor e esta secando. Obrigado (Evandro)

  3. #3
    ademir leme 
    Monday, 23. September 2013

    comprei uma maxilaria schunkeana do espirito santo, moro em goiania go, so que em dois dias após a chegada ela empretejou as folhas e os bulbos ficaram amarelos, o q pode ser? obrigado

Comente sobre o post