Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Phalaenopsis

Logo após a floração da sua Phalaenopsis, quando as flores murcham e secam por completo e são manualmente removidas, é possível induzir o nascimento de uma muda clone que brotará na própria haste floral, com a aplicação de pó de canela no substrato.

Após o corte com tesoura de poda (importante que seja esterilizada com fogo ou produto específico) no terceiro nó da haste floral da planta, é comum brotar uma nova haste que vai fazer sua Phalaenopsis gerar uma segunda floração no mesmo ano, quando bem tratada. Mas se você fizer a poda da haste floral na altura do mesmo terceiro nó e colocar uma colher média de canela em pó em toda superfície do vaso, isto vai estimular o nascimento de uma nova planta que brotará na haste, na altura deste nó.

Em alguns meses, logo que a planta estiver com quatro folhas de cerca de quatro centímetros cada e emanando duas ou três raízes de até 3 centímetros, faça o corte da nova muda pela haste, um pouco abaixo e replante a nova muda em outro vaso menor.

Lembre-se de que as plantas jovens precisam de maior umidade, por isso, fique atento a rega até que as plantas se desenvolvam.

Cuidados com a planta
Esse é o gênero de orquídea mais cultivado atualmente, originária da Ásia e do Norte da Austrália, ela vive sobre galhos de árvores próximas a rios.

Daí, já dá pra ter uma idéia: essa orquídea adora locais quentes e úmidos e à meia sombra, sem sol direto nas folhas. Num local bem claro, ela até sobrevive bem dentro de casa.

Quando o dia estiver muito quente, é bom pulverizar a planta pela manhã, somente as folhas (evite o acúmulo de água na parte central das folhas). O substrato deve estar sempre úmido, nunca encharcado.

A Phalaenopsis é muito sensível ao encharcamento, pode ser plantada em troncos de árvores ou palmeiras ou em vasos de plástico (melhores pra manter a umidade) ou cerâmica. Pra isso ele deve ter uma camada de drenagem, e só assim, receber o substrato que pode ser fibra de coco ou fibra de coco com pedacinhos de carvão (não pode ser aquele já usado da churrasqueira, tem que ser novo), ou ainda cascas de pinus.

No Brasil, elas costumam florescer duas vezes ao ano, e as flores são muito duradouras, algumas até 3 meses. Uma dúvida comum é se a haste deve ou não ser cortada, tanto faz, a planta pode ou não emitir novas brotações na haste velha. Mas caso seja cortada, deve-se deixar uma altura mínina de 20 cm. Nunca corte as folhas, só retire as secas.

Após a floração ela pode ser adubada a cada 15 dias com um adubo NPK 10-10-10 líquido, dissolvido na água de rega. Uns 2 meses antes de florescer use um NPK 4-14-8, também líquido (a floração costuma ocorrer na primavera e no verão), ele é rico em fósforo, o que estimula o aparecimento de flores.

jardineroax2

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



3 Responses

  1. gostaria de saber como consigo pó de canela,moro em florianopolis e nao consegui achar aqui.ficarei grata se me ajudar,abraços

  2. preciso saber o que devo fazer com a minha phalaenopsis, ela já du flor, eu já cortei o talo certo e ela creceu mais, trocu as folhas, e tem muita,mas muitas raízes fortes todas para fora do vaso de plástico.

    ela trocou as folhas e fez um caule, ela ficou comprida, ve entende.
    o que devo fazer?
    obrigada Zoraide

  3. gostaria de saber que tipo de po de canela e canela caseira?

Comente sobre o post