Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




cymbidium sp

Nome Científico: Cymbidium sp
Nome Popular: Cimbídio
Família: Orchidaceae
Origem: Ásia
Ciclo de Vida: Perene. São orquídeas terrestres que em seu habitat natural, área temperada do sul da Ásia, crescem nas regiões de altas altitudes. Mais precisamente nas florestas chinesas, Japão e sudoeste da Ásia, se estendendo até o sul do equador com algumas espécies na Austrália.

Nessas regiões encontramos clima com períodos de frio e calor bem definidos e solos ricos em matéria orgânica e nutrientes, quesitos necessários para seu pleno desenvolvimento. Também crescem em condições controladas, em casas de vegetação (estufas), em muitas outras partes do mundo.
O ciclo de noites frias e dias quentes durante os meses de primavera nessas regiões é necessário para a formação do pendão floral. Temperaturas mais quentes no verão estimulam o crescimento e desenvolvimento dos botões florais para a próxima estação (inverno a primavera).

Apresenta crescimento simpodial, isto é, formando rizomas e pseudobulbos horizontalmente. É uma orquídea muito popular no Brasil pois, devido à sua rusticidade e beleza, é largamente comercializada em vasos. Suas folhas são coriáceas e longas e os pseudobulbos são ovóides. As raízes são grossas e delicadas, quebrando-se ao serem manuseadas sem cuidado. A maioria dos híbridos de Cymbidium são feitos a partir de meia dúzia de espécies. Estas espécies são nativas do Himalaia e áreas montanhosas de Burma, Tailândia e Vietnã. Os híbridos comerciais apresentam flores de diversas cores, entre o amarelo, o rosa, o vinho, o branco, etc e combinações, sendo que muitas vezes o labelo apresenta cores mais vibrantes e diferentes. A inflorescência, formada geralmente na primavera, é grande e composta de muitas flores.
Necessitam de substrato neutro ou mais alcalino, em torno 6.0 a 6.5 de PH, o que pode ser verificado com um papel de PH. Sua correção é conseguida com uma pitada de calcário dolomítico aplicado à água da rega uma vez ao ano.
Devem ser cultivados em locais com grande iluminação. As regas da planta, como na grande maioria das orquidáceas, devem acontecer somente quando o substrato estiver praticamente seco, uma vez que rega excessiva pode provocar aparecimento de fungos ou simplesmente apodrecer as raízes.
Procure evitar fazer divisões nas plantas, pois elas ficam sentidas e podem entrar em dormência por longos períodos. Só faça divisões quando realmente for necessário.
Use como substrato mistura de fibra de coco com casca de pinus com pedra britada e um pouco de terra preta (com húmus) ou terra preta (com húmus) e areia grossa

O vaso deve ter uma boa camada de drenagem no fundo, a fim de evitar excesso de umidade e possíveis perdas de novos brotos e hastes florais em desenvolvimento.
Utilize NPK 04-14-08 (Biofert Plus Floração, por exemplo) para estimular a floração. Faça aduções periódicas com torta de mamona e farinha de ossos, principalmente 3 meses antes do período de floração (nos meses do outono)*.
Apesar do Cymbidium não ser um bom gênero de orquídeas para se cultivar dentro de casa, pois requerem bastante luz durante o dia e temperaturas bem frescas, podem perfeitamente ser cultivadas ao ar livre e transferidas para o interior da casa quando a planta estiver florida.

Um truque para conseguir sua floração nas condições climáticas do nosso país é regá-la com água gelada pela manhã ou colocar pedras de gelo no vaso à noite no início da primavera e deixá-la exposta ao sereno da noite. Cuidado para não colocar o gelo em contato direto com as folhas ou os bulbos, pois isso pode queimá-las.*

Esta regra vale para qualquer orquídea. Saiba a época de floração da espécie e inicie a adubação de floração 3 meses antes.

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post