Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




http://3.bp.blogspot.com/_x99guRlpF9o/ScYi3iJgdQI/AAAAAAAABnE/k7bUFIBeIWs/s400/orquideas.jpg

Às vezes, temos uma orquídea que apresenta uma boa coloração verde,aparenta saúde, e, no entanto, de uma hora para outra, começa a regredir, definhar…Quando vamos examinar a planta, vemos que o enraizamento não está bom. Isto pode ser causado por uma série de fatores, dos quais os mais comuns são: substrato velho e esgotado, com ph alterado; excesso de umidade, causada por uma drenagem insuficiente no vaso; cochonilhas deraiz; lesmas e caracóis; etc. Para solucionarmos o problema, devemos, antes de mais nada, corrigir as causas, através do replantio adequado:

1) Desenvasamos a planta, eliminando bulbos secos e cortando todas as raízes velhas e mortas, com tesoura de poda apropriada, afiada e limpa. Em seguida, lavamos bem a planta. Podemos usar uma escova de dentes, embebida em água e sabão neutro (sabão de coco) para remover cochonilhas, pulgões, etc. Mais uma passada de água, sob a torneira, para remover o sabão. E penduramos a planta (de cabeça para baixo fica mais fácil) em um lugar de sombra e bem arejada, para secar por dois dias. Não é necessário ficar com pena da planta. Ela está bem!

2) Uns três dias após estas preliminares, iremos proceder ao replante. Aí entra o Complexo B (as vitaminas do grupo B), facilmente comprado em qualquer farmácia, sem necessidade de receita médica. De preferência, comprar em “solução”. É muito mais fácil o manuseio. Um vidrinho de Complexo B, ao custo de R$ 6,00
aproximadamente, dá para muito tempo, ou use levedura de cerveja, moendo os comprimidos e colocando-os na água.

3) preparamos um banho de imersão para a planta. Umas quinze gotas do complexo para cada litro de água. E deixamos a orquídea mergulhada por uma hora (não há perigo de afogamento!). Depois do banho da orquídea, podem jogar a água em outras plantas (mesmo que não sejam orquídeas), que elas também se beneficiarão da presença das vitaminas do grupo B. Entretanto, é conveniente que essa operação seja feita no final da tarde. O excesso de luminosidade prejudica esse medicamento,fazendo com que certos princípios fiquem alterados e não produzam o efeito desejado.

4) Em seguida, podemos replantar a orquídea. Para isso, é necessário que façamos uma zona de drenagem no fundo do vaso, colocando cacos de vasos, ou de telhas (tijolo não serve – retém muita umidade), ou pedra britada, numa quantidade que atinja um terço da altura do vaso. Sobre essa drenagem iremos fazer o replantio, utilizando, evidentemente, substrato novo. Só iremos regar a planta uns três a quatro dias depois. Após isso, durante um a dois meses, umas duas vezes por semana, e sempre em dia seguinte a uma rega normal (E SEMPRE EM FINAL DE TARDE PARA EVITAR O PROBLEMA DOS EFEITOS DA LUZ), borrifem a planta toda, inclusive substrato, com uma solução de 5 a 8 gotas do complexo B por litro de água. Com as sobras, podem borrifar outras orquídeas / plantas.
O Complexo B tem efeito de enraizador. Fará com que a planta emita novas raízes com muito mais rapidez, além de serem raízes bem mais fortes. A saúde de uma orquídea é vista pelo estado de suas raízes.

orquídea

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



4 Responses

  1. #1
    Amaro de Souza Pacheco 
    Thursday, 31. December 2009

    Maravilhosas as orquídeas……………….apenas e simplesmente, maravilhosas…..Eu tenho 85 espécies…….cultivo com muita dedicação e carinho……………..Gostaria, se possível, receber mais informes sobre vcs….agradecido…..Sou de Farroupilha, RS.

  2. #2
    Thais T. 
    Wednesday, 8. June 2011

    Olá! não sei se você pode me ajudar, espero que sim!
    Tenho por 3 anos uma Orquídea Phalaenopsis Branca que nunca me deu trabalho.
    Há aproxim. uns 2 meses atrás percebi que ela estava muito crescida “para cima” ficando totalmente pra fora do vaso (da borda pra cima, deixando suas raízes muito expostas). O único vaso que achei viável foi o de “fibra de coco” que era um pouco maior e mais fundo.
    Não sei se foi por causa disso, logo após a mudança, minha orquídea foi só piorando. As folhas murcharam e enrugaram. As folhas que tinham uma mancha escura e amarelada eu arranquei. Agora ela está com apenas 2 folhas verdes, porém moles e toda enrugadas.
    o que faço? Se eu arrancar essas 2 folhas que restam, ela pode ficar sem nenhuma folha?
    Durante o replantio, eu acresceti uma terra própria para Orquidea que compreo no Leroy Merlin. E reaproveitei toda o casco de coco e terra do vaso antigo.
    Espero que me ajude!
    Obrigada!

  3. Adoro o site mas tenho umas dúvidas: posso usar cb em minhas meninas recém plantadas todos os dias até enraizarem? Posso borrifar em orquídeas com flores?O que posso fazer com uma muda que ganhei com as folhas muitas(parece desidratadas)? Tbm gostaria de saber se alguem tem mudas pra doar sou completamente fascinada por aquelas de folhas grandes e largas! Abraços Lucilene.

  4. MUITAS IMFORMAÇOES INTERESANTES ,OBRIGADA PELA SMESMAS

Comente sobre o post