Como envasar Orquídeas - PlantaSonya - O seu blog sobre cultivo de plantas e flores
Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Vanda-Sanderana-Alba

Envasar orquídeas não é muito diferente de envasar qualquer planta, mas é necessário um cuidado especial na preparação do substrato e das raízes para o vaso novo.

O envasamento é necessário quando as orquídeas apresentam raízes que já estão crescendo sobre a borda do vaso original, o que normalmente ocorre após as orquídeas terem florido.

A melhor época para envasar é entre a primavera e o verão, quando novos crescimentos estão começando a aparecer.

Dica: as orquídeas a serem envasadas devem ser regadas no dia anterior a fim de  tornar as raízes da planta maleáveis e ficar muito mais fácil de trabalhar com elas!

Antes de começar o procedimento é importante que você tenha a disposição os materiais necessários. Quais são eles?

Lista de materiais necessários
Antes que você comece a manusear suas orquídeas lembre-se sempre de lavar muito bem as suas mãos.

É necessário que qualquer material que você usar para cortar (faca, tesoura, canivete) seja esterilizado por imersão em solução desinfetante. Eu muitas vezes para facilitar uso um isqueiro e com a chama esterilizo a lâmina.

Você deve se acostumar a sempre fazer isto para evitar contaminar sua orquídea. Já que estamos falando em materiais de cortes vamos passar a lista completa do que você precisa:

1- Um vaso novo que seja grande o suficiente para acomodar cerca de dois anos de crescimento.
Jamais use um vaso que seja muito grande, uma vez que ele não permitirá que a orquídea seque quando você regar, o que fará com que as raízes fiquem propensas a decomposição.

2- Um substrato especializado para orquídeas.
Geralmente uma combinação de carvão vegetal, pedaços de turfa, concha de ostra, casca de coco e outros materiais misturados em diferentes quantidades, dependendo do tipo de orquídea a ser cultivado. Para mais informações sobre substratos veja nossa aula de ontem.

3- Tesoura de poda ou faca esterilizada.
Você vai usar um material de corte para aparar as raízes que estão mortas ou cresceram muito para caber no vaso.

4- Uma estaca de bambu e um cordão para amarrar a planta.
Estes são necessários para segurar a sua orquídea recém plantada até que suas raízes cresçam e fiquem em posição por conta própria.

5- Selador de poda ou antifúngicos em pó ajudam a prevenir a deterioração por fungos.
Cuidado pois as raízes expostas podem ser alvos de vírus e por isso a limpeza no processo de replantio de orquídeas deve ser meticulosamente observada. Sempre mantenha a sua mesa de trabalho limpa!

miltônia

Mãos a obra!
Veja 8 passos simples em uma sequência do que precisa ser feito.
1. Remova a orquídea do local original. Solte as raízes dos lados e do fundo do vaso usando a sua faca.

2. Em seguida, coloque a planta em um pedaço de papel, eu sempre uso um jornal velho.

3. Com a faca, retire gentilmente o meio velho e raízes mortas ou em decomposição.

4. Se você descobrir que uma grande quantidade de raízes estão podres e precisam ser cortadas, então envase em um vaso do mesmo tamanho. Se as raízes estão saudáveis e enchem o vaso, escolha então
um vaso que é um tamanho maior.

5. Coloque algum material volumoso, como pedaços de argila quebrada, pedras, ou casca de amendoins no fundo do vaso novo, a fim de garantir a drenagem adequada para a sua orquídea.

6. Coloque a planta no vaso novo de modo que ela fique na mesma altura que estava no vaso original. Ajuste o material volumoso e adicione o substrato, conforme a necessidade, assim, quaisquer brotos novos estarão nivelados a borda.

7. Adicione a mistura para envasar a orquídea no vaso e pressione com firmeza de modo que quando o vaso estiver cheio, a planta não tenha espaço de mover-se. Tenha cuidado para não danificar as raízes.

8. Coloque uma estaca no meio do vaso e prenda os caules com laços.

A importância da limpeza
Espero ter lhe ajudado com estas dicas de hoje e lembre-se: faça da limpeza um hábito, isso será de extrema importância no combate a pragas e doenças nas orquídeas.

janel174

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post