Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Phaius tankervilleae

O capuz-de-freira é uma orquídea terrestre, nativa de regiões tropicais da Ásia e Oceania, em locais de até 1300 metros de altitude, pantanosos e úmidos. é uma orquídea pertencente à família Orchidaceae

Também é conhecida como Freirinha. É uma orquídea pequena, com sépalas e pétalas cor de chocolate, com estrias mais claras e labelo branco com manchas em púrpura e o fundo creme.

Suas flores se apresentam em grande números, cerca de 25 em inflorescência longa, até quase 1,0 m, tipo espiga ereta. Suas folhas são grandes frisadas e de consistência mais fina que o comum das orquídeas.
Seu crescimento é do tipo monopodial e floresce na primavera.

Como cultivar
O capuz-de-freira é umas das orquídeas terrestres mais fáceis de cultivar. Ela é muito rústica, de crescimento rápido a moderado e floração abundante. Sua folhagem é decorativa também, formando touceiras que prestam-se para plantios isolados, bordaduras e maciços, valorizando jardins tropicais.

Esta orquídea também pode ser plantada em vasos, e desta forma é própria para adornar interiores bem iluminados, varandas e pátios. O vaso deverá ser grande de boca larga (não é preciso profundidade muito grande).

Phaius tankervilleae22

Em seu local de origem é encontrada nas matas, no chão, crescendo sobre composto natural de folhas mortas em locais mais úmidos, porém com grande luminosidade, até sol direto.

Deve ser cultivada em substrato humoso, composto por terra comum, terra vegetal e material fibroso, como casca de pinus ou coco, mantido úmido, mas sem encharcamento.

Não tolera o frio intenso ou geadas (manter acima de 5ºC). Aprecia adubações frequentes durante o período de crescimento vegetativo e floração.

Também pode ser cultivada no chão em canteiros, onde a cova de plantio é  feita com bastante elementos drenantes, como fibra de coco, casca de pínus, deixados de molho na água por alguns dias para limpeza dos elementos fitotóxicos que poderiam prejudicar a planta.
Coloque composto orgânico de folhas e plantar sem apertar muito no solo. A espécie tende a formar grande touceira, que pode ser assim dividida para novas mudas.

Phaius tankervilleae

Esta operação é feita após a floração com a planta ainda em desenvolvimento. Manter o substrato úmido.
A adubação deve ser feita no final do outono para preparar a planta para a nova floração.
Use adubo NPK formulação 4-14-8, 1 colher de sopa para 2 litros de água (colocar num garrafa PET de refrigerante e sacudir bem). Após a floração poderá adubar novamente.

Esta operação é feita após a floração com a planta ainda em desenvolvimento. Manter o substrato úmido.
A adubação deve ser feita no final do outono para preparar a planta para a nova floração.
Use adubo NPK formulação 4-14-8, 1 colher de sopa para 2 litros de água (colocar num garrafa PET de refrigerante e sacudir bem). Após a floração poderá adubar novamente.

Uma dica que atravessa o tempo e era usada pelos antigos cultivadores de orquídeas:
Coloque adubo curtido de galinha num balde de água, deixe por uns 3 dias, coe e regue o substrato das mudas.

Isto adiciona matéria orgânica e seus elementos micronutrientes necessários a estas plantas oriundas de lugares onde seu alimento é um adubo natural proveniente dos excrementos de animais e pássaros selvagens, aliados com as folhas mortas que caem das árvores.

Paisagismo
Cultivada em vasos ou canteiros, com sua floração exuberante é um excelente foco paisagístico para qualquer jardim. Após a floração mantém suas belas folhas frisadas então não necessita ser retirada do local.

Multiplica-se por separação dos pseudobulbos, sementes e estaquia do pendão floral (após a floração).

Paraiso_1438

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post