Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Angraecum-sesquipedale-01

A Angraecun é uma importante espécie de orquídea que vegeta na parte Tropical da África e Madagascar e ocorre no nível do mar até 2.000 m altitude em regiões úmidas. A maioria desse gênero é epífita, algumas rupícolas, também conhecida como orquídea-cometa, devido à semelhança das flores.

Há, no momento, 221 espécies conhecidas de Angraecun e ainda novas espécies estão sendo descobertas, principalmente nas florestas tropicais de Madagascar.

As orquídeas do gênero Angraecum não possuem pseudobulbos, mas em vez disso têm uma haste crescente monopodial ou caule. Elas são bastante variadas, tanto na parte vegetal como na parte das flores, com folhas bastante carnosas.

Sobrevivem em locais secos, habitat tropical ou florestas. Apesar de serem encontradas principalmente na África e Madagascar, algumas espécies são encontradas no Sudeste Asiático.

Das aproximadamente 221 espécies conhecidas desse gênero, a orquídea-cometa é a mais estudada pelos botânicos que pesquisam a estreita relação entre uma planta e seu agente polinizador. É que essa planta carnuda e perfumada, faz algo incomum para as orquídeas, produz néctar.

Angraecum sesquipedale(153)

Uma orquídea que produz néctar em suas flores
Para atrair o inseto certo que irá carregar seus preciosos grãos de pólen até outra flor, a orquídea-cometa coloca o líquido açucarado no fundo de um tubinho fino e comprido. Só uma mariposa que tenha uma língua longa o bastante – e bota linguaruda nisso, porque o tubinho tem quase 20 cm – será capaz de alcançar o néctar e, consequentemente polinizar a flor.

Uma das mais perfumadas orquídeas
É também para atrair esse inseto de hábitos noturnos que a orquídea-cometa só exala seu perfume à noite (o cheiro lembra o da gardênia e da dama-da-noite). E como as mariposas não costumam enxergar as cores direito, essa planta inteligente produz flores bem grandes, brancas ou creme, para ficar bem visível a seu polinizador.

O clima, as regas e o substrato ideal para a orquídea-cometa
Essa espécie de orquídea aprecia clima quente, úmido e bem ventilado na primavera e verão, e um descanso mais seco e fresco no inverno.

O vaso deve ser mantido em local de muita luminosidade, mas sem sol direto, que causa queimaduras nas folhas. O melhor tipo de substrato é uma mistura de carvão e casca-de-pinus, mas experimente também variações regionais que não retenham muita água, como semente de açaí ou babaçu.

Angraecum_sesquipedale02

Por ser uma orquídea de crescimento muito lento, o transplante deve ser evitado – e, ao fazê-lo, dê atenção especial às raízes para não parti-las, já que a orquídea-cometa demora meses para se recuperar de machucados e ressente muito as mudanças bruscas de ambiente.

Muitas espécies estão em risco de extinção na Natureza e são protegidos do comércio internacional sob a CITES. O gênero Angraecum esta listado como uma das principais prioridades de conservação por parte da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (I.U.C.N.) Orchid Specialist Group.

chuva-1

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post