Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




orquidea-bambu

A Arundina é um gênero botânico pertencente à família Orchidaceae. Possui uma única espécie. Este gênero é originário da Ásia Tropical

É uma orquídea terrestre multiperene com caule juncoso, formando grandes massas que crescem até uma altura de 70 cm a 2 m.

As folhas finas, estreitas e compridas, são lanceoladas, com um comprimento de 9 a 19 cm e largura de 0,8 a 1,5 cm. A sua extremidade é aguçada.

Esta orquídea floresce no verão e outono, apresentando racemos bastante abertos de esplendorosas flores, dez no máximo. Estas florescem em sucessão na extremidade dos ramos, que têm entre 7 e 16 cm.

As flores, com 5 a 8 cm de diâmetro, têm uma tonalidade lilás rosada e um disco branco com um labelo púrpura. As brácteas são triangulares e envolvem o caule principal do ramo de flores.

A Arundina graminifolia produz flores no topo de seus altos pseudobulbos, nos quais são muito semelhantes aos pés de bambu.

arundina

Existindo apenas 200 plantas em crescimento na natureza em Singapura, a espécie está próxima da extinção neste país, provocada em grande parte pela destruição do seu habitat natural, nomeadamente a floresta tropical e os manguezais.

Hoje é comum e abundante no Brasil, principalmente no litoral paranaense, sendo muito usada em paisagismos.

Essa orquídea é a única espécie do gênero, possuindo uma altura bem grande, diferente da maioria das outras espécies de orquídeas, a altura mínima que essa orquídea cresce é de 1,3 m, podendo até passar de 2 m no seu pico mais alto.

Seus pseudobulbos são repletos de folhas e suas hastes produzem várias flores sequencialmente que brotam uma de cada vez ao longo do tempo.

As flores são brancas com um labelo de tom lilás e possui um formato semelhante às flores da Cattleya, seus tamanhos variam entre 5 a 8 cm de diâmetro e podem brotar durante uma grande parte do ano, principalmente no período de verão.

As Arundinas se propagam pelos keikis, que com frequência se desenvolvem ao longo dos pseudobulbos. Quando este keiki atingir um bom tamanho, você pode retirá-lo e plantá-lo separadamente.

Seus troncos não crescem de forma rígida para cima como uma estaca, eles costumam se envergar para o lado.

Esta característica permite que os keikis cresçam pelas proximidades, o que torna uma excelente estratégia de propagação da natureza, pois isso ajuda a planta a crescer mais rapidamente em grandes aglomerados de plantas.

Essa orquídea é bem resistente e robusta, além disso, não morrem facilmente devido a maus cuidados.

Arundina_graminifolia

Como cultivar
Pelo fato de serem orquídeas terrestres, elas preferem uma mistura de substrato mais densa do que outras orquídeas.

Não coloque apenas terra no vaso, pois o ar e a água devem fluir com certa facilidade, por isso você pode utilizar a seguinte mistura com a mesma quantidade para cada item.
* Musgo esfagno;

* Casca de pinus;

* Terra;

* Elas gostam de luminosidade alta. Na natureza elas costumam crescer sob forte impacto de luz solar direta, por isso não fique com medo de oferecer luz a elas;

* Você terá ótimos resultados se cultivá-las sob uma temperatura entre 24 a 29ºC de dia e de até 6 a 8ºC a noite.
Mas não fique paranoia com relação a isso, a temperatura pode variar um pouco para mais ou para menos, elas não são muito exigentes, desde que a temperatura esteja confortável para um ser humano, elas também irão responder bem;

arundina-1

* Regue sempre que ela estiver quase totalmente seca e evite deixar seu meio secar por completo. Se for cultivá-la ao ar livre, dependendo da região onde você mora, a chuva pode se encarregar de proporcionar a quantidade de água adequada, mas fique de olho;

* Gostam de uma umidade de aproximadamente 70%, embora isso não seja um fator crítico para elas. Mas se a umidade for muito baixa e começar a notar problemas na planta, aumente a umidade do ambiente.

folhas_1

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post