Características da Orquídea medusa (Bulbophyllum medusae) - PlantaSonya - O seu blog sobre cultivo de plantas e flores
Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




bulbophyllum medusae

A Bulbophyllum Medusae é uma orquídea de belas florações. Suas flores são delicadas, possui o labelo com mácula amarela, cujas sépalas transformam-se em longos fios de cor quase branca, parecido mesmo com cabelos humanos.

Recebeu o nome de popular de orquídea medusa em alusão ao formato da cabeça de medusa a criatura da mitologia Grega. É originária da Ásia – Tailândia, Borneo e Filipinas.

Sendo epífita, deve ser cultivada em vasos abertos e direcionando seus pseudobulbos de forma que não se cruzem, evitando quando da floração o entrelaçamento dos longos e delicados fios formados pelas longas sépalas laterais com mais de 20 cm de comprimento.

Uma vez florida deve-se evitar correntes de ar que podem embaraçar esses “cabelos”. Boa luminosidade, clima tropical são fatores que influem no bom cultivar da planta. Bem cuidada floresce mais de uma vez ao ano, o que ocorre entre os meses de março e setembro.

Durante os meses de março a setembro, a espécie produz flores com formato inusitado. Muito delicadas, elas apresentam labelos com máculas amareladas, cujas sépalas transformaram-se em longos fios de cor quase brancos.

BULBOPHYLLUMMEDUSAE

Medem 20 cm de comprimento e se parecem com cabelos humanos. A haste floral chega a 15 cm de comprimento  e a planta cresce até 20 cm de altura.

Quando bem cuidada, a orquídea medusa pode florescer mais de uma vez ao ano.

Essa exótica orquídea aprecia clima tropical quente e úmido. Seu cultivo deve ser a meia sombra em ambientes ventilados.

Necessita de substrato próprio para orquídeas e adubações quinzenais com NPK 20-20-20. A cada dois meses use adubos orgânicos do tipo bokashi.

folhas no outono

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post