Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




bulbophyllum medusae

A orquídea Bulbophyllum medusae (leia-se “bulbofílum meduse”) ou Cirrhopetalum medusae sempre foi o sonho de consumo de orquidófilo colecionador!
É uma orquídea de belas florações, a flor é delicada, labelo com mácula amarela, cujas sépalas transformam-se em longos fios de cor quase branca, parecido mesmo com cabelos humanos.

É originária da Tailândia, Borneo e Filipinas; sendo epífita, deve ser cultivada em vasos abertos e direcionando seus pseudobulbos de forma que não se cruzem, evitando quando da floração o entrelaçamento dos longos e delicados fios formados pelas longas sépalas laterais com mais de 20 cm de comprimento. Uma vez florida deve-se evitar correntes de ar que podem embaraçar esses “cabelos”. Boa luminosidade, clima tropical são fatores que influem no bom cultivar da planta. Bem cuidada floresce mais de uma vez ao ano, o que ocorre entre os meses de março e setembro.

Classificação botânica:

Gênero: Bulbophyllum Thouars. Atualmente reclassificada no gênero Cirrhopetalum;
Espécie:
Bulbophyllum medusae (Lindl.) Reichb.f. – reclassificada tornou-se Cirrhopetalum medusaedessa forma são sinônimas e ambos os nomes são válidos, mas prevalece este último.
Acredita-se que o gênero Bulbophyllum abranja em torno de 1.000 a 1.200 espécies (essa B. medusae é uma delas), vegetando em florestas tropicais, do sudeste da Ásia, particularmente da Nova Guiné

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post