Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




dendrobium

Todos sabem que orquídeas são flores especiais e desejadas por todos. Existem cerca de trinta e cinco mil espécies e o seu cultivo é um dos processos mais trabalhosos e cuidadosos no mundo da cultura de flores.
A maior dificuldade do cultivo de orquídeas reside em manter as condições atmosféricas exatas e efetuar a polinização cuidadosa dos exemplares de forma a garantir uma reprodução bem sucedida e que produza uma variedade saudável e controlada das plantas.

A polinização de orquídeas na natureza depende de inúmeras estratégias desenvolvidas para driblar a impossibilidade da difusão do pólen através do vento. Utilizando artimanhas como cores e perfumes diferenciados e (em alguns casos incrivelmente chamativos) elas seduzem insetos polinizadores como abelhas, mariposas, morcegos e outras coisas mais. Existem orquídeas que chegam a imitar fêmeas de determinados insetos e assim garantir que os machos daquela espécie venham “acasalar” com elas e difundir o seu pólen. A variedade de técnicas é quase tão incrível como a variedade de flores e podem-se considerar as orquídeas como uma espécie de flores extremamente especial.

O cultivo de orquídeas é considerado uma verdadeira arte pelos entendidos e apreciadores dessas flores únicas. A venda dessas flores é um comércio próspero e profundamente difundido em todos os países onde o cultivo é possível e a importação é a ferramenta utilizada onde não é possível cultivá-las. O fascínio e a extrema beleza dessas flores superam qualquer obstáculo quando se trata de conseguí-las.

O tipo de solo, a pureza da água, a freqüência com que serão regadas, a umidade do ar, a espécie que melhor se adapta a região em que será cultivada e o tipo de adubação a ser utilizado são apenas alguns dos fatores a serem levados em consideração e controlados com perfeição para as pessoas que desejam se dedicar ao cultivo profissional ou amador das orquídeas.

Por mais que possam parecer e os cuidados necessários para cultivá-las possam indicar, as orquídeas não são flores tão frágeis e extremamente delicadas capazes de morrerem ao menor descuido. Em geral, as orquídeas são plantas resistentes e com certo grau de rusticidade e chegam a sobreviver por muitos dias estando fora do meio em que foram cultivadas. Por isso mesmo, quando você compra uma orquídea para dar de presente; elas duram muito mais do que uma flor qualquer. Isso é a confirmação de que as orquídeas são mesmo resistentes.

Um outro mito difundido entre o público leigo, é o que diz que algumas espécies de orquídeas são parasitas e destroem as plantas hospedeiras. Isso não é verdade. Nenhuma espécie de orquídea prejudica a planta onde se apóia.

borboletas_9

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post