Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




cattleya amarela

Elas são uma das mais populares orquídeas. Quando falamos em cattleya estamos fazendo referência a um gênero desse tipo de planta. A sua principal característica é ser vistosa com flores muito grandes possuindo híbridos.

Esse gênero de orquídea é facilmente encontrado no Brasil em lojas que vendem flores.

A quantidade de espécies de cattleya é bem grande, imagine que até 2008 eram 50, e esse número aumento porque aquelas que faziam parte de outro gênero foram catalogadas como orquídeas. Estamos falando das laelia e da sophronitis que agora fazem parte das espécies de cattleya também.

Para uso ornamental, as espécies de cattleya vem sendo muito usadas, principalmente, para se obter o maior número de híbridos. Aliás, vala ressaltar que de todos os gêneros de orquídeas, a cattleya não é páreo para nenhum outro em relação a quantos híbridos vistosos pode dar.

Das características que merecem destaque das espécies de Cattleya é que elas podem ser muito variáveis. Pois é, elas conseguem se “modificar” tanto que dá até para confundir com uma orquídea que pertence a uma outra espécie. Uma verdadeira joia para os amantes das orquídeas, para a orquidofilia e o seu crescimento e enriquecimento.

Para descrever uma orquídea da espécie de cattleya sem errar é preciso estar atento a cada detalhe, se são pintas, manchas, a nuances das cores. Só com uma grande observação e sendo estudioso de orquídea é que em alguns casos é possível acertar a que gênero pertence àquela espécie.

Principais espécies de Cattleya

Cattleya Aurantiaca
Aurantiaca: Suas flores chegam a 5 cm e por isso é considerada de porte médio. Precisa ter boa iluminação natural e adora calor, as suas flores aparecem no final do inverno.

Cattleya chocoensis

Chocoensis: Não suporta temperaturas abaixo de 10ºC e também precisa de uma boa iluminação natural. Demora em média um ano para florir.

Cattleya Elongata

Elongata: As suas hastes são longas durante o período da florescência e gosta de sol durante uma parte do dia e na outra prefere ficar na sombra. As suas primeiras flores aparecem somente depois de 2 a 3 anos do cultivo.

cattleya-forbesii-10

Forbesii: É  uma das mais da espécie para o cultivo. As suas flores aparecem enquanto ela ainda é jovem, logo após o cultivo. Ela prefere umidade ambiental e de meia sombra.

Cattleya Intermedia Coeruela

Intermedia Coeruela: É uma outra orquídea que é considerada de fácil cultivo. O tamanho máximo dessa orquídea é de 10 cm. O momento de florescência é no inverno.

Cattleya-intermedia-tipo-AD

Intermedia tipo AD: Outra orquídea que só floresce durante o inverno. A sementeira pode influenciar na tonalidade da cor e também na forma. Por isso é muito comum encontrar essa espécie de cattleya bem diferente uma da outra.

Labiata tipo AD

Labiata tipo AD: Essa orquídea só floresce depois de um ano, mas quando elas chegam são lindas, perfumadas e grandes. Elas preferem umidade ambiental e gostam muito da luminosidade natural.

Cattleya-lueddemanniana-semi-alba-8

Lueddemanniana tipo AD: Essa espécie gosta de boa umidade ambiental e deve ser plantada na meia sombra. A formação de touceiras é bem rápida se for cultivada corretamente. Pode ser cultivada sem problemas em clima quente.

Cattleya Máxima NBS

Máxima NBS: A florescência acontece somente 1 ano depois do cultivo. O tamanho dessa orquídea é médio, o máximo. A medida máxima é de 12 cm chegando a forma cachos com o máximo seis flores.

Percivaliana AD

Percivaliana AD: Podemos ver mais flores bonitas e vistosas durante o outono. Somente com o clima quente é que a planta pode dar o seu melhor. A sementeira faz a diferença se a planta terá uma forma ou outra.

Schofieldiana

Schofieldiana: Essa é uma das orquídeas da espécie que mais demoram a florir, pode chegar até 3 anos depois do cultivo. E podem chegar a medir 12 cm  cada uma das flores. Como é muito comum a mistura desse tipo de orquídea, algumas podem apresentar pintas e outras podem ser lisas. Adora o calor e precisa de umidade ambiental.

Se você gosta de orquídeas agora é só escolher a sua preferida do gênero da cattleya e prestar atenção em alguns detalhes, principalmente, no que diz respeito ao clima e a necessidade de luminosidade. Se a orquídea precisa ser cultivada em um lugar quente não adianta tentar plantá-la em um lugar frio.  Fique atento as particularidades de cada uma delas.

outono

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post