Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




A orquídea selvagem é uma espécie que se destaca entre outras, por conta da beleza inigualável das suas flores, faz sucesso em cada canto do mundo, pois estão espalhadas.

São tantas as variadas de orquídeas, entre aproximadamente 30 mil, que variam de cor, tamanho. Algumas orquídeas podem ter a o tamanho da cabeça de um alfinete e imagina que contraste com aquelas que chegam a medir de altura 3 m! Isso mesmo, essa ampla variedade faz parte do mundo das orquídeas.

Graças à tamanha variedade, as orquídeas se adaptam aos mais variados climas, do frio intenso ao grande calor, no úmido, no seco, em altitudes altas ou baixas.

Todas as orquídeas são consideradas selvagens, mas elas foram divididas em 5 grupos diferentes, que são os seguintes:
1 – As orquídeas terrestres que são aquelas que nascem do solo diretamente.

Papilionacea heroica.
2 – As orquídeas rupícolas que nascem em cima de rochas, de pedras, não importa se o lugar receba a luz do sol ou fique na sombra.

laelia rupícola

3 – As orquídeas epífitas são aquelas que são como “parasitas”, pois vivem em cima de arbustos e de árvores.

Chloraea alpina

4 – As orquídeas saprófitas ou humícolas precisam de material orgânico que esteja em decomposição para crescerem. São comuns no meio das matas.

Rhizanthella slateri

5 – As orquídeas subterrâneas que são as mais difíceis de serem encontradas. Elas crescem no subsolo. São comuns na Austrália.

O que muita gente se pergunta é o motivo pelo qual é tão difícil cultivar as orquídeas em casa, se elas se acostumam com qualquer tipo de ambiente. É verdade, o título orquídea selvagem revela o quanto elas são fáceis de serem cuidadas. Porém, como qualquer espécie, alguns cuidados específicos devem ser observados.

Pra início de conversa é importante saber que é uma missão impossível tentar cultivar uma orquídea com a semente. O processo para transformá-la em muda exige especialização e um nível alto de tecnologia, que uma pessoa certamente não terá em casa como fazer.

O ideal é usar a divisão de plantas adultas, esse é o melhor modo para cultivar qualquer espécie de orquídea selvagem.

O que é necessário para se cultivar uma orquídea
Serão necessários:
*
Um vaso que seja adequado para o tipo de orquídea que você escolheu.
* A muda da orquídea para o plantio.
* Um material para drenagem que pode ser: brita, isopor ou argila.
* Substrato ou Adubo;
* Pode ser que você precise de uma tesoura limpa, desinfectada para dividir a planta.

Como plantar
1 – O ideal é que você prefira um vaso em barro e que ele tenha também furos nas laterais garantindo uma boa drenagem e também para que o ar circule.

2 – A orquídea deverá ser retirada do vaso original e neste momento é que você vai decidir se dividir ou não a planta. Para tal, ela precisa apresentar como mínimo, 6 caules. Cada nova muda deve ficar com 3 caules.

3 – O ideal é que se faça isso quando novos brotos estiverem surgindo, mas é uma opção a divisão.

4 – Antes de plantá-la lave em água corrente limpando com os dedos, as raízes. É importante retirar o substrato que ela tinha. Tenha atenção ao fazer esse processo para não danificar as raízes.

5 – Prepare o vaso colocando o material de drenagem no fundo do vaso que será cultiva a sua orquídea selvagem. Esse substrato deve ocupar até a metade do vaso.

6 – Escolha um dos cantos do vaso e acomode a orquídea de modo que os brotos estejam voltados para o centro do vaso. É a maneira de garantir que elas terão espaço para crescer.

7 – Coloque mais substrato para completar o vaso.

8 – Por fim, use adubo orgânico, colocando nas laterais do vaso.

Orquídea-grapete – Spathoglottis unguiculata

Substratos mais recomendados para orquídeas
No cultivo das orquídeas, independentemente de qual espécie, é importante ficar atento a escolha dos substratos.

Cada tipo oferece algo diferente do outro. Confira a seguir, um pouco mais sobre substratos.
1- Fibra de coco: é um dos substratos mais baratos e é uma ótima fonte de nutrientes para as orquídeas, além de ajudar na hora de fixá-las no vaso. Porém, atenção, exige que as regas sejam frequentes, pois segura pouca umidade.

2 – Casca de pinus: tem ótimo preço e também é bom para fixar a planta no vaso. As regas com este tipo de substrato também deve ser constante.

3 – Esfagno: entre os substratos é um dos mais caros, porém, oferece bem mais nutrientes que os outros. É conseguido com musgos importados e segura a umidade, dessa forma, o intervalo entre as regas deve ser maior.

4 – Carvão: é bom para segurar a umidade e sim, é o mesmo usado para fazer churrasco. Outra vantagem é que ajuda a fazer o ar circular, tem bom preço, porém, a quantidade de nutrientes que oferece é bem pequena.

5 – Xaxim é considerado o melhor substrato de todos para a orquídea selvagem, porém, a sua venda no Brasil está proibida. A única maneira de tê-lo é tirando de uma samambaia nativa.

Você também pode fazer uma mistura de substratos, como por exemplo, casca de pinus com fibra de coco. Lembre-se que as funções do substrato são de extrema importância para o bom desenvolvimento da planta: dão nutrientes, umidade, sustentação e aeração.

Os melhores substratos são os orgânicos, pois eles possuem os nutrientes que as plantas precisam. A duração deles vai além daquela oferecida pelos adubos minerais. Aqueles que são mais utilizados são: bokashi, que é uma mistura; farinha de osso e torta de mamona.

Importante também observar com que frequência se deve adubar. É importante seguir as instruções da embalagem do produto adquirido.

orqselvagem

Dicas para se ter uma orquídea selvagem em casa com saúde
1 – Os vasos devem ficar em lugares que tenha sol de manhã.

2 – A planta precisa de mais água quando o substrato ficar seco, faça isso de manhã cedo ou no fim de tarde.

3 – Se as raízes ocuparem o vaso toda faça a divisão da planta.

4 – A luz é importante para que a orquídea se desenvolva bem. As folhas escuras aparecem se elas não estão recebendo luz suficiente. Se tiverem amareladas, é luz demais. A cor das folhas deve ser verde alface.

Lago-com-chuva5

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post