Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




orquidea-bambu

As formas de cultivo e de apresentação são características marcantes e peculiares que distinguem a bela orquídea-bambu (Arundina graminifolia ou Arundina bambusifolia) das outras espécies pertencentes à família Orchidaceae. Única representante do gênero Arundina (por isso, também é comumente chamada por este nome), é proveniente da Ásia Tropical, região que abrange desde Índia, Nepal, Tailândia, Malásia, Cingapura, China Setentrional até Indonésia e ilhas do Pacífico. Sua peculiaridade esta relacionada principalmente, ao fato de ser uma orquídea terrestre. Graças ao volume de sua folhagem e à beleza de suas flores, é utilizada em acompanhamento de muros, muretas e paredes ou em grupos, compondo conjuntos isolados. Também é possível cultivá-la em vasos, desde que receba algumas horas de sol diariamente.

A Arundina graminifolia apresenta porte alto, ereto e delgado, com caule juncoso, que forma grandes massas e pode atingir até 2m de altura. Os escarpos florais surgem no ápice dos caules e suas folhas possuem cerca de 20cm e são semelhantes às do bambu. Entre as curiosidades dessa espécie estão sua floração contínua, que acontece durante o ano todo, e a quantidade de flores ou keikis (mudas que nascem na parte terminal da planta). Quando multiplicada por semente, a floração ocorre em quatro anos. Se for por keiki, costuma ser em um ou dois anos. Produzidas em sucessão, as folhas resistem por até uma semana e possuem tonalidade lilás-rósea e um disco branco com labelo púrpuro, mas também podem ser encontradas na cor branca.

Na Indonésia encontra-se uma variedade alba. Os racemos são bastante abertos, com cerca de dez flores, que têm entre 5cm e 8cm de diâmetro. As brácteas são triangulares e envolvem o caule principal do ramo. Por ser adepta do clima tropical, necessita de solo úmido e muita luz, deve ser regada abundantemente no calor, dê preferência à noite. Embora a orquídea-bambu prefira sol pleno, também se adapta à meia-sombra, contando que a umidade seja controlada, neste caso o ideal seria usar uma tela sombrite de no máximo 50%, pois um sombreamento maior poderia impedir a floração. Neste caso precisa de água de duas a três vezes por semana. Para se manter a orquídea-bambu sempre saudável é importante plantá-la em solo rico em matéria orgânica, ou seja, preparar a terra com adubo orgânico, como terra vegetal, húmus de minhoca ou adubo caseiro. Na carência de algum nutriente importante, ela pode apresentar sinais de amarelamento e queda de folhas, no caso da falta de água o crescimento de novos bulbos fica prejudicada, por cauda da desidratação da planta.

A pouca luminosidade faz com que os bulbos cresçam finos e fracos e não consigam se manterem eretos, além de não florirem. Em locais sombreados, ela pode ser acometida por fungos, que são facilmente controlados com o uso de fungicida. Outro fator que compromete a orquídea-bambu é o ataque de cochonilhas, pulgão e percevejo. Se você não quiser fazer uso de produtos químicos então o fumo é uma boa opção, basta fazer uma calda de fumo de corda com álcool, ou ainda uma combinação de alecrim e losna. No caso de inseticidas o mais indicado é o do tipo malatiom que vai garantir uma boa eficiência. Se a haste estiver desidratada, a planta precisa ser podada para retomar um desenvolvimento vigoroso. Quando envelhece, alguns bulbos começam a secar, o corte deve ser feito a aproximadamente 1m da ponta.

Os métodos mais comuns de multiplicação da orquídea-bambu são por meio de sementes, keiki e divisão de touceiras, no entanto outra técnica não muito divulgada é o enraizamento. Esta espécie costuma soltar brotos logo após a floração, que devem ser removidos quando atingirem 15cm de comprimento. Depois de extraídos, precisam ser plantados em vasos ou saquinhos plásticos com terra bastante fértil até o enraizamento e, a seguir, transportados para um canteiro definitivo.

Nome popular: Orquídea-bambú; Arundina.
Nome científico: Arundina bambusiflora.
Origem: Burma.
Família: Orchidaceae.
Observações: Orquídea terrestre, semi-herbácea, rizomatosa, ereta, entouceirada, com 1,2 a 2,0 m de altura, de florescimento e ramagem extremamente decorativos. Folhas laminares, alongadas e lisas.

chuva

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



13 Responses

  1. #1
    Maria do Carmo 
    Sunday, 17. April 2011

    Olá , gostaria de saber se possível a realização de poda da arundina.
    Aguardo resposta.
    Abraços M. do carmo

  2. #2
    Maria Helena Vasconcelos 
    Thursday, 19. May 2011

    Amei a informação, adquirir uma orquídea bambu recentemente e não sabia com cuidar, agora tenh uma noção de quanto regar, quanto precisa de luzz…obrigada…

  3. olá.
    então eu tenho uma orquidea bambo, qdo a comprei ela estava florida e coloquei-a na sala em um vaso
    mesmo na sala ela dava flores assim foi por uns dois meses.
    porem quando a deixei umas duas semanas na area de luz que tomava sol de manha ate uma 10 horas ela parou de dar flor. e nao nasce mais flor
    voltei ela na sala, e ela esta crescendo como naomolho muito pra nao estragar ela esta verde bonita, porem ja comprei com umas pintas pretas que por sinal só estao nos galhos que ja tinham, nos que nasceram depois nasceu normal.

    esses dias a coloquei no sol da tarde e estou deixando direto fora de casa parere que as pintas pretas estao aumentando, oque faço para florir e sair essas pintas pretas?

  4. #4
    Sergio Tomio 
    Sunday, 18. March 2012

    Tenho mudas entre 30 a 60 cm… e a arundina não precisa de poda, apenas as mudas que devem brotar no seu caule devem ser retiradas assim que tiverem 3cm pois as mudas matam a planta-mãe e com o tempo seca os demais brotos….

  5. Gostaria de saber se é possível cultivar a orquidea bambu em vasos, e caso seja possível, qual a recomendação de tamanho de vaso ou tipo de vaso?
    Obrigada

  6. Oi Sonya!

    Amei o seu blog! Que sons, cores, belezas, flores… TUDO LINDO!
    Hoje adquiri 2 orquídeas bambu: uma branca e outra rosa. Obrigadoooooo pelas dicas de cultivo: APRENDI TUDO!
    Aguardo sua visita em meu Blog Cultural Imprimis: http://imprimis.arteblog.com.br

    brilhos e cores
    pra vc

    Sílvio Medeiros

    Campinas, é próxima a primavera de 2012! Salve! salve!

  7. #7
    zulmira linhares 
    Wednesday, 3. October 2012

    Exelente as explicações de cultivo da arundina, porém tenho uma dúvida de quando retiro as mudas os brotos do caule , o que devo fazer retirar esse caule ou deixo , o que vai aconteceter com ele?

  8. #8
    Noelia Souza 
    Friday, 12. October 2012

    Olá !
    Parabéns !
    O seu site sempre fazendo sucesso e nos ajudando sempre ! adorei !!!!

  9. asminhas orquideas bambu,elas não morrem ,mas tbnãofloresce e nem dá brotos,coloquei esterco de vaca e adubo e ela está nosol,que devo fazer

  10. Gostaria de saber o que faço com os brotos que aparecem na orquidea bambu como se fossem pontas duplas

  11. Sonya,

    Agradecemos pelas informações, sempre completas e numa linguagem coloquial.
    Ganhei uma Arundina, dessa que ilustra o post. É belíssima.
    Hoje comprei uma orquídea que o vendedor disse ser uma orquídea bambu, busquei na wikipédia e lá informa que existe apenas uma espécie, mas a minha tem flor branca e folhas plissadas.
    Ainda bem que você esclarece, informando que existem variedades albas.

  12. #12
    Angela D' Angelis 
    Friday, 14. June 2013

    Minha Arundina após a flor cair fica com o topo onde estava flor com cor escura seco, devo cortar este parte da planta?

  13. Olá!
    Tenho bambu orquidea na minha varanda, que pega sol a manhã toda. Ela está sempre florida, mas esta semana notei algumas folhas com as pontas secas e escuras. O que pode ser? O que devo fazer? Grata, Andrea

Comente sobre o post