Saiba o que fazer quando a planta não floresce - PlantaSonya - O seu blog sobre cultivo de plantas e flores
Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




azaleia-branca
Quando você cultivamos uma espécie de planta em particular, esperamos que ela dê frutos ou flores, exceto os arbustos e gramas. O problema é que nem sempre isso acontece e muitas vezes ficamos sem saber o que fazer com elas. A falta de flores ou de frutos em uma planta pode se dá pelos mais variados motivos, mas a certeza é que algo está errado com o desenvolvimento da espécie. E para corrigir o problema, precisamos  descobri primeiro qual é.

Época do florescimento
Toda planta possui uma época de florescimento. Isso pode acontecer em um mês específico ou então em determinada estação do ano. Quando você cultiva uma espécie de flor, é importante saber esse detalhe para acompanhar o crescimento da espécie e também não acabar sem flores no seu jardim.

Além de saber a época do florescimento, devemos saber também qual a melhor época para cultivar a planta. Sim, porque existem plantas que só conseguem germinar no inverno, outras somente na primavera, algumas no verão e umas determinadas espécies no outono. E

Então imaginemos ter aquela muda ou semente de uma linda flor, cultivá-la na primavera e esta ser uma espécie de inverno? A planta não germina e caso isso aconteça, já que existe o fator clima que ajuda, pode não crescer tão bonita.

Por último, existe ainda o período do ciclo de vida da planta. Existem plantas perenes, anuais e muito mais. Então saber quanto tempo vai levar para a espécie completar esse ciclo, vai com certeza nos ajudar a ter plantas com mais flores no jardim.

Uma planta deixa o ambiente muito mais bonito e até mesmo mais limpo, pois elas têm o poder de purificar o ar que respiramos.

Acontece que cultivar uma espécie sem conhecer nada sobre ela, pode ser um dos grandes motivos que leve a sua planta a não florescer. Então saiba bem de todas as suas necessidades e principalmente da sua formação.

aloé vera

agave-FLORIDA
Algumas espécies só florescem uma única vez então de repente você tem essa espécie em casa e não se atenta para esses detalhes. Outras espécies só florescem quando chegam à fase adulta, como é o caso das plantas Aloés e Agaves.

Então devemos nos informar bastante sobre cada espécie para não ser pego de surpresa quanto ao florescimento.

Adubando a planta
Mesmo tomando todos os cuidados citados mais acima sua planta não está florescendo, então só podemos concluir que o problema dela é somente um: falta de adubo. O adubo é responsável por depositar uma série de nutrientes nas plantas e por esse motivo é tão importante para todas as espécies.

Acontece que da mesma forma que ele ajuda a planta a se desenvolver, ele também pode prejudicar quando é colocado em excesso ou quando você utiliza o adubo errado.

As plantas se alimentam através da fotossíntese e o adubo é uma espécie de combustível que você coloca no solo para que ela possa retirar todas as energias para completar esse processo.

Quando a planta não encontra os minerais corretos ou suficientes no solo, o processo de fotossíntese também é prejudicado e a planta não se alimenta.

Da mesma forma que for colocado nutrientes na terra para deixar a planta mais forte, vai aumentar a resistência da espécie para pragas e doenças, que é um caso tão comum em jardins.

jasmim-manga
Adubo NPK
Com certeza já foi ouvido falar dos adubos de formulação NPK. A maioria das plantas recebe por indicação esse produto e de fato, ele leva as substâncias mais importantes para o desenvolvimento dessa espécie.

O nome vem dos três compostos do adubo, que são:
* Nitrogênio = N
* Fósforo = P
* Potássio = K

O Nitrogênio vai agir na parte verde da sua planta e com isso favorecer a brotação da mesma. É esse componente que faz nascerem as folhas.
O Fósforo é o componente responsável pelas flores e pelos frutos.
Já o Potássio, diz respeito às funções fisiológicas da sua planta.
Dessa forma, no caso da falta de florescimento, pode ocorrer a ausência dos três nutriente ou somente do potássio, responsável por essa função.

Quando a formulação, a dúvida também é grande. Um adubo NPK de formulação 10-10-10 indica que ele tem 10% de cada componente em sua fórmula. Então se a intenção é ajudar o florescimento de determinadas espécies, a porcentagem de potássio deve ser maior. Cuidado apenas para não escolher aquela formulação desproporcional, pois o excesso de um componente também pode matar ou danificar a planta.

Já que estamos falando em adubo de mais e adubo de menos, vamos entender como saber qual a quantidade certa para a sua planta. Geralmente, no pacote do produto vem especificando exatamente a quantidade por planta, mas dependendo da espécie ou da situação do seu canteiro, pode acontecer de você precisa de mais ou de menos adubo.

Quando não adubar as plantas
Toda planta possui um período de descanso. A maioria das espécies tem esse período compreendido entre maio e julho, mas por via das dúvidas, você pode consultar na internet ou na loja onde vai comprar as mudas e as sementes.

Como vimos logo no começo da postagem, as plantas também possuem uma época certa para floração e nesse caso, devemos evitar colocar qualquer quantidade de adubo próximo à essa época.

Com essa ação poderão fazer com que suas plantas perdessem todos os botões de flores e então seria necessário esperar o próximo ciclo, o que não é nada interessante para nenhum cultivo.

janelabuterflay

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post