Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




regar
O melhor período para realizar a rega é no início da manhã, pois a temperatura ainda está amena, evitando a perda de água por evaporação. Com o solo fresco, o recurso chega de maneira eficiente às raízes, onde é realmente necessário. Dessa forma, o exemplar terá uma boa reserva para o restante do dia, quando seu metabolismo acelera, consumindo água.
É desaconselhável a irrigação nas folhas. É quase inapto, a menos que a proposta seja retirar excesso de poeira ou sujeira, já que o líquido tem como chegar às folhas por meios mais eficientes, sendo transportado internamente via raíz e vasos condutores. Se molhar a folha e não eficazmente o solo, o vegetal abre os estômatos (estruturas celulares que realizam trocas gasosas) e, na hora de absorver a água, não a encontra, podendo ser prejudicial a ele.

Os jatos d’água devem passar longe das flores. Em época de florescimento, atrapalha a polinização. Tanto que as temporadas longas e frequentes de chuvas comprometem sensivelmente a quantidade e a qualidade da produção agrícola.

O porte, bem como o estágio de evolução do vegetal, interfere nos níveis de umidade. A demanda hídrica é maior no período de desenvolvimento vegetativo, após a poda e no início da frutificação. Embora seja preciso aumentar a irrigação, deve-se mantê-la uniforme. Pos exemplo, rápidas alterações de fornecimento de água  provocam rachaduras nos frutos, que crescem aceleradamente e a casca não acompanha.

As estações do ano também influenciam nesse procedimento. No Verão, quando as temperaturas são altas e os dias são mais longos, é importante intensificar as regas, entretanto, em algumas regiões do Brasil, é uma época muito chuvosa, então, é preciso ficar atento para evitar encharcamento do solo.
Em locais de clima seco no Inverno, as plantas necessitam ser molhadas, mas moderadamente, porque a absorção e a evaporação são menores. Além disso, o acúmulo de umidade neste período propicia a incidência de cochonilha no jardim e doenças fúngicas no gramado.,

Excesso ou falta de água prejudica a planta. Na prática, para identificar o momento adequado de irrigar, tanto vasos como canteiros, basta colocar o dedo na terra, caso esteja úmida, é preciso esperar mais um pouco.
Quando a terra está molhada apresenta brilho, tem coloração mais escura e pode ser perfurada facilmente. Faça o teste usando um palito de picolé. Caso ele não penetrar, ela está muito seca e necessita de água.

cach 324

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. #1
    Henrique Machado 
    Thursday, 12. April 2012

    Parabéns, muito instrutivo fora que é muito bem feito e lindo !

Comente sobre o post