Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




jardim
A beleza de um jardim florido o ano todo. Embora as temperaturas durante o inverno brasileiro não sejam tão amenas, podas, regas e controle de pragas no período do frio são determinantes para a saúde e o vigor da planta nas estações seguintes

Nas estações que antecedem o inverno, o metabolismo das plantas é mais acelerado, sendo a época fria um período para as plantas “recobrarem as forças” para depois brotarem, florescerem e frutificarem. No frio, no entanto, apesar do repouso vegetativo, a perda de seiva é intensa, o que exige cuidados para que a planta resista a pragas, doenças em geral e a maior umidade de algumas regiões, em virtude das chuvas.

A estação é ideal para podas que permitam maior aeração e entrada de luz entre os galhos das árvores e roseirais. Galhos secos ou mal formados também podem ser retirados na limpeza, sem prejuízo à espécie. Para a execução do trabalho, uma tesoura apropriada de poda, bem afiada para não mascar os galhos e prejudicar a planta, é indispensável. Segundo o gerente de marketing da Bellota, Giulliano Chinchio, a empresa conta com mais de 20 modelos diferentes de tesouras para poda e colheita, refiáveis, com dispositivo de segurança para o corte preciso, que evita o cansaço dos punhos e algumas com proteção anti-ferrugem e antimicrobiana, para evitar a contaminação cruzada, no caso de existência de pragas nas plantas”.

Outro cuidado, se refere à parte que fica exposta após a poda. Os cortes dos galhos devem ser feitos na diagonal para evitar a umidade em excesso. As plantas ficam mais susceptíveis ao contato com bactérias e fungos nesse período, principalmente se a umidade do ar for alta. Por isso, recomenda-se que os galhos sejam protegidos por algum tipo de selante, comercializado em lojas especializadas.

Quanto às regas o melhor é fazê-las na parte da manhã, até às 11h. Isso porque a rega, se feita à tarde, pode fazer com que a planta retenha muita água, favorecendo o apodrecimento das raízes ou, dependendo do frio, de seu congelamento. O sol alto, contrariamente, poderá queimar folhas e flores, o que irá requerer nova poda de limpeza. Segundo o especialista, invernos úmidos propiciam o aparecimento de fungos, bactérias e ácaros, o que pode ser combatido com inseticidas orgânicos. Por outro lado, para manter a umidade no caso de invernos secos, pode-se forrar a base da planta com cascas de árvore. A melhor maneira de medir a umidade do solo é sujar as mãos. Coloque os dedos na terra e sinta se o solo está úmido. Com a diminuição do tempo de sol diariamente, a necessidade de água nas regas diminui.

Dentre as espécies mais adaptáveis ao inverno, que renderão flores ainda no clima frio estão o Amor-perfeito, a Amarílis, a Begônia, a Orquídea, a Azaléia, a Petúnia e a Caliandra. Nesses casos, como a planta está em atividade, a poda não é recomendada. Bulbos, se plantados no inverno, florescerão na primavera, com vitalidade. Caso a intenção seja a de recolher as sementes das flores já florescidas, espere as flores murcharem para obtê-las.

O uso de fertilizantes orgânicos após a poda pode e deve ser continuado. E no caso de haver um aumento de caracóis e lesmas andando pelo jardim, uma dica é embeber pedaços de panos com cerveja e espalhá-los pelo jardim, para, o outro dia, descartá-los juntamente com os moluscos que se prenderam a eles.

bebedouros de pássaros

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. #1
    Ester lourenço 
    Wednesday, 27. July 2011

    Oi eu passo sempre por aqui amo as matérias, tenho aprendido muito,
    e fico cada vez mais apaixonada por jardinagem
    obrigada pelas dicas ….
    vou voltar sempre
    parabens!!!! vcs são 10…
    bjos

Comente sobre o post